Notícias / Saúde, Beleza e Bem-Estar / Como o Grupo Boticário chegou ao topo da lista das franquias

Como o Grupo Boticário chegou ao topo da lista das franquias

Compartilhe:   

Os números do Grupo Boticário comprovam porque a marca se tornou uma das mais amadas pelo consumidor. Hoje, com mais de 900 franqueados e 3.260 lojas em 1.650 cidades brasileiras, o presidente da maior rede de franquias de perfumaria e cosméticos do mundo, Artur Grynbaum, palestrou sobre “Como criar uma marca desejada, compartilhada e amada” aos participantes do 3º Fórum de Empreendedores. O evento é promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais e acontece até 11 de novembro em Águas de São Pedro.
 
O Boticário abre, em média, 200 novas lojas por ano e faturou R$ 5,5 bilhões em 2011, número que o coloca em primeiro no ranking das maiores redes de franquias em faturamento no Brasil. No exterior, a marca está presente em Portugal, Estados Unidos, Japão, Angola, Moçambique, Arábia Saudita, Venezuela e Paraguai. Além de O Boticário, o Grupo também possui as marcas Eudora, Quem disse, Berenice?, Skingen Inteligência Genética e a recém-lançada The Beauty Box.
 
Artur Grynbaum contou como a marca atingiu esses expressivos resultados e como se tornou uma das mais desejadas e influentes do mundo. “Todas as partes envolvidas são fundamentais para que possamos conquistar um bom posicionamento no mercado. Para empreender, é preciso manter um relacionamento próximo entre fornecedores, parceiros de negócios, colaboradores, franqueados e atendentes”, declarou.
 
O executivo também ressaltou os diferenciais do Grupo Boticário. “A beleza sintetiza o poder da transformação. Temos prazer em conhecer novas pessoas e histórias. Não queremos vender apenas um produto, mas sim um modelo de operações, que se baseia na paixão pelo trabalho e no empreendedorismo diário. E nunca pensamos em parar. Podemos dizer que somos eternos insatisfeitos, mas no bom sentido da palavra, pois essa insatisfação nos leva a empreender.”
 
No fim da palestra, Grynbaum mostrou as sete lições aprendidas pelo Grupo Boticário e que ele acredita serem fundamentais para tornar uma marca amada e deseja por seus consumidores. Confira abaixo:
 
1 - Coerência com as suas crenças;
2 - Engajar profundamente seus stakeholders no que a marca acredita;
3 - Conhecer os consumidores como ninguém;
4 - Estar próxima e presente nos momentos relevantes da vida deles;
5 - Entender que comunicação é troca e não uma via de mão única;
6 - Evoluir e se transformar junto com seus consumidores;
7 - Fidelizar e ter comprometimento inegável de encantar e surpreender sempre.

>> Leia mais: Conheça a história do O Boticário

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?