Notícias / Alimentação e Food Service / Rede de franquias de açaí chega aos Estados Unidos

Rede de franquias de açaí chega aos Estados Unidos

Compartilhe:   

A rede de alimentação saudável, Fast Açaí, uma das que mais cresce no Brasil, chega aos Estados Unidos. Até o final de junho, será inaugurada a primeira unidade da franquia goiana fora do País, no Flórida Mall, na cidade de Orlando, Estado da Flórida. A previsão é de que o primeiro carregamento com 16 toneladas de açaí chegue ao porto da Jacksonville, na Flórida, no dia 10 junho. No final de agosto, a segunda unidade na terra do Tio Sam será aberta, também na cidade de Orlando.  No Brasil, a rede já possui 103 unidades em funcionamento.

A conquista da empresa goiana, com sede em Aparecida de Goiânia, está alinhada a uma importante e positiva tendência de expansão internacional das franquias nacionais que tiveram em 2015 o melhor desempenho fora do país em toda a história do franchising no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), são 134 redes nacionais com operações em 53 países e o total de 1.080 lojas. De acordo a organização, a perspectiva de crescimento das franquias brasileiras no exterior para este ano é de 15%.

Os Estados Unidos são o maior alvo da internacionalização, com 37 marcas brasileiras presentes naquele País. A alta do dólar nos últimos meses foi um bom estímulo para que as franquias nacionais buscassem o mercado externo, mas esse fator não pode ser o pilar para um processo de expansão. Pelo menos é o que salienta o diretor de inteligência de mercado da ABF, Cláudio Tieghi. “Incentivamos a internacionalização pelo planejamento, e não pela oportunidade apenas”, diz.

No ranking dos países que mais recebem franquias brasileiras, depois dos EUA, vêm Paraguai (25) e Portugal (21), de acordo com a ABF. O ramo da alimentação reúne 18% das franquias com atuação fora do Brasil, seguido do setor de saúde e beleza, com 17%.

Para auxiliar no processo de internacionalização das franquias brasileiras, a ABF possui agendas de treinamento e missões realizadas em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e com a International Franchising Association (IFA). Um dos projetos é o Franchising Operation, um escritório administrativo para grupos de franquias que desejam iniciar o processo de expansão nos EUA.

A super fruta

O processo de internacionalização da franquia goiana começou há dois anos, com a contratação de uma consultoria internacional para montar um plano de negócios e avaliar o mercado dos Estados Unidos, país que é o segundo maior consumidor de açaí no mundo, ficando atrás apenas do Brasil. Considerada como uma super fruta, graças a suas propriedades nutricionais e energéticas, o estudo mostrou também o crescimento da preocupação do norte-americano com aquisição de hábitos alimentares saudáveis, especialmente entre a população mais jovem.

Depois desse estudo, a etapa de planejamento incluiu buscar informações sobre a legislação local, requisitos técnicos, hábitos de consumo e de vida da população.  “Depois de dois anos, conseguimos desenvolver um modelo de negócio fora do país que independe de se ter o dólar alto ou não. Nesse sentido já estamos buscando e firmando parcerias com fornecedores locais para definir que produtos serão importados e quais serão produzidos lá”, esclarece o gerente de operações internacionais da franquia, Odilon Moura.

“A gente acabou adquirindo, nesse processo, uma grande experiência de gestão e que vamos implantar aqui para aprimorarmos nossa rede nacional”, destaca Frederico Junqueira, um dos sócios-fundadores da Fast Açaí. Segundo ele, os próximos passos da franquia envolvem a busca do selo orgânico em seu processo de fabricação e divulgar os benefícios sócio-sustentáveis da cadeia produtiva do açaí, cujo o cultivo não resulta em desmatamento de árvores, como acontece por exemplo com o palmito, e ainda gera oportunidade de emprego e renda para milhares de famílias ribeirinhas no norte do País, em especial no Pará, principal produtor de açaí no Brasil. De acordo com Frederico esses são valores de mercado importantes para uma maior aceitação do produto fora do país.

Fast Açaí

A Fast Açaí foi fundada em 2014 e, em menos de dois anos, chegou a mais de 100 unidades em operação. No Brasil, ela já está presente em 103 lojas abertas, em 13 Estados e Distrito Federal. Nos próximos 90 dias, outras 30 lojas serão inauguradas no País.

O resultado fez com que a marca entrasse para um seleto grupo: segundo a Associação Brasileira de Franquias (ABF), apenas 6% das franqueadoras possuem mais uma centena de unidades abertas. O faturamento da rede foi estimado em R$ 20 milhões em 2015. A estimativa é de, quem 2016, alcance R$ 30 milhões.

O carro-chefe é o açaí expresso, mas o menu já oferece outros 11 itens de alimentação natural, entre sanduíches e wraps de sabores diversos. A indústria está instalada em Aparecida de Goiânia produz atualmente 360 toneladas de açaí ao ano.

CONFIRA OUTRAS OPORTUNIDADES: FRANQUIAS DE ALIMENTAÇÃO

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?