Início / Notícias / Alimentação e Food Service / Keeta inicia operação-piloto na Baixada Santista

Keeta inicia operação-piloto na Baixada Santista

Líder global de delivery começa testes em Santos e São Vicente em 30 de outubro

Keeta inicia operação-piloto na Baixada Santista
Redação Publicado em 09 de Outubro de 2025 às, 14h30. Atualizado em 09 de Outubro de 2025 às, 14h30.

Compartilhe:   

A Keeta, aplicativo de delivery chinês da Meituan, inicia a operação-piloto da marca em Santos e São Vicente, na Baixada Santista, em 30 de outubro. Este é o primeiro passo operacional do investimento de R$5,6 bilhões destinado a estabelecer e expandir as operações da empresa em todo o País nos próximos cinco anos.

A decisão de realizar o piloto em cidades costeiras de médio porte como Santos e São Vicente reflete o duplo objetivo da Keeta: acelerar sua entrada na capital paulista até o final de 2025 e aproveitar sua tecnologia de ponta para beneficiar o ecossistema brasileiro de delivery de comida, trazendo mais eficiência para consumidores, restaurantes e entregadores parceiros, que compõem a indústria local.

A dinâmica do negócio inclui reduzir perdas em todo o processo de delivery, uma vez que a tecnologia ajuda a reduzir o tempo de espera dos motoristas nos restaurantes ou o tempo que levam para chegar aos clientes por meio de rotas mais inteligentes, por exemplo. Além disso, visa fomentar o crescimento de restaurantes locais, incluindo pequenas e médias empresas, e aumentar a segurança e a eficiência dos entregadores parceiros por meio da introdução de um protótipo de capacete inteligente. Os entregadores que utilizam bicicletas serão os primeiros a receberem o equipamento, e, futuramente, serão os mooboys.

Cidades-piloto  

Santos tem um papel de liderança na relevância das PMEs no setor de delivery de comida, com 82% do total de pedidos originados de restaurantes de pequeno e médio porte. Essa média é consideravelmente superior aos 69% de São Paulo, proporcionando uma oportunidade única para entender profundamente as necessidades concretas desses negócios e desenvolver as soluções mais eficazes.

“A assistência de alta qualidade para restaurantes parceiros de todos os portes, incluindo as PMEs, oferecida por meio de tecnologia avançada e suporte humano dedicado, com um time de mais de 1.000 gerentes de contas no Brasil, é um ponto forte da Keeta", afirma Tony Qiu, presidente de operações internacionais. Segundo ele, a abordagem permitiu a construção de um ecossistema robusto e mutuamente benéfico na China ao longo dos últimos 14 anos. "Agora, vamos localizar essa abordagem para atender o Brasil da melhor maneira”, complementa o executivo. A Meituan atende 770 milhões de pessoas por ano e tem uma média de 80 milhões de pedidos diários.

Foram cadastradas, até agora, mais de 700 marcas de restaurantes de todos os portes em Santos e São Vicente, cobertas pelas operações-piloto. Entre elas, grandes redes como Sodiê, The Coffee, Seven Kings e Mania de Churrasco, bem como estabelecimentos locais populares, como Hey Burger, Chef Rangel, Dona Nice Steakhouse e Bardega Pizzaria.

A Keeta também está treinando, nesta semana, em Santos, mais de 2 mil entregadores parceiros locais. Além disso, também vai apresentar o protótipo de capacete inteligente, feito com tecnologia proprietária, e totalmente alinhado com a regulamentação local. O equipamento será oferecido àqueles que utilizam bicicletas para fazer entregas de refeições, com implementação prevista antes do fim do ano. Esta solução foi projetada para melhorar significativamente a segurança dos entregadores parceiros, simplificando sua rotina diária. Os entregadores chineses já têm acesso à tecnologia

A Keeta disponibilizará mais informações quando o produto final estiver disponível. 

Imagem: Divulgação/Breno da Mata

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?