A Boulangerie Carioca acaba de dar um passo estratégico em sua expansão com a abertura da primeira unidade 24 horas no Hotel Mercure Pamplona, em São Paulo. Inspirada no estilo francês e especializada em pães artesanais, a rede acredita na hotelaria como um novo caminho de crescimento e diversificação de formatos.
Segundo o CEO Antônio Augusto Ribeiro de Souza, a presença em um hotel reforça o posicionamento da marca no franchising. “A instalação num hotel desse porte tem tudo a ver com a nossa estratégia, porque o público do lugar precisa de produtos práticos e saborosos, como os nossos salgados, sanduíches, doces e cafés”, afirma. Ele ressalta ainda que a operação contínua amplia a proposta de atendimento: “Estamos à disposição a qualquer horário que os clientes precisarem com o nosso cardápio all-day-long”.
A iniciativa, realizada em conjunto com o Grupo Bonjardim, que opera a loja, também representa a possibilidade de estreitar laços com a rede Accor e expandir em outros estados. “Levar a Boulangerie Carioca para o Mercure em São Paulo é interessante porque além de marcar presença no local, também iniciamos uma nova vertente de negócios e potenciais novas parcerias com o Grupo Accor em outros estados do Brasil”, explica o executivo.
A experiência em ambientes não convencionais reforça a versatilidade do modelo de negócios. “Uma das principais características da nossa marca é que ela é extremamente adaptável a diferentes tamanhos de loja, então, seja uma grande unidade de rua ou um café mais enxuto, conseguimos levar a essência da Boulangerie Carioca”, destaca Souza. O CEO também cita aprendizados vindos da holding Antaris Foods Brands Franchising, que já administra unidades do Johnny Rockets em hotéis no País.
Franqueado aposta no potencial hoteleiro
À frente da operação, o jovem franqueado José Neif de Andrade Miguel, 23 anos, reforça a vocação do grupo familiar para o setor. “Nossa família, à frente do Grupo Bonjardim, já possui experiência em gastronomia para hotéis”, afirma.
A motivação para escolher o ambiente hoteleiro vai além da venda direta. “Seja para os hóspedes, com café da manhã, almoço e jantar, quanto para quem estiver caminhando pela rua e quiser conhecer os nossos produtos. Outro serviço atraente é de catering para eventos nas salas corporativas do hotel e até de abastecimento dos frigobares. São inúmeras possibilidades”, afirma.
Mesmo recém-inaugurada, a unidade já apresenta bons resultados. “O movimento está superando as expectativas. Meu conselho a outros franqueados é serem ousados e se jogarem neste mercado, que tem uma estabilidade bacana e muito a explorar, então venham sem medo”, recomenda Miguel.
Desafios e diferenciais da operação
A nova unidade exige uma gestão diferenciada para manter a qualidade e o frescor dos produtos. “Operar ininterruptamente demanda maiores estratégias, alternância de equipes e estratégias logísticas de reposição de produtos. Nosso zelo pela qualidade é o que conduz o ritmo de expansão, porque só damos um passo quando estamos preparados para ele”, reforça o CEO da rede.
Entre os destaques do cardápio estão os sanduíches feitos com pães de fermentação natural, como baguette e ciabatta, com recheios de salmão, presunto cru, queijo, rúcula e tomate seco. A casa ainda oferece saladas, massas, sopas, doces e cafés especiais. “O objetivo de incorporar ao Mercure Pamplona uma cafeteria com produtos artesanais é justamente oferecer uma experiência aconchegante, que se aproxime do lar daquela pessoa, mesmo em meio à grande metrópole que é São Paulo”, completa Souza.
Expansão nacional
Criada no Rio de Janeiro, a Boulangerie Carioca chega à sua oitava operação, com unidades já consolidadas na Barra da Tijuca e Barra Olímpica no Rio, além de pontos estratégicos em São Paulo, como os shoppings JK Iguatemi e Tietê Plaza.
Em Guarulhos, a marca opera no Parque Shopping Maia e inaugurou este ano um modelo ecológico feito com contêineres. Fora do Sudeste, está presente em Fortaleza, capital cearense, e Santa Rosa, no Rio Grande do Sul.
Fotos: Divulgação