Início / Notícias / Alimentação e Food Service / Shelf, de Joinville, projeta mil unidades até 2027

Shelf, de Joinville, projeta mil unidades até 2027

Criada por dois amigos, a rede de minimercados aposta em conveniência e tecnologia

Shelf, de Joinville, projeta mil unidades até 2027
Redação Publicado em 02 de Agosto de 2025 às, 08h00. Atualizado em 02 de Agosto de 2025 às, 08h00.

Compartilhe:   

A Shelf Minimercado 24h nasceu em Joinville, em Santa Catarina, em 2022, sem a pretensão de se tornar uma rede franquias. Mas o modelo fez sucesso no estado, alcançou novos mercados e, agora, a meta é de atingir mil unidades nos próximos 2 anos.

As franquias de minimercados são negócios de grande aceitação, uma vez que atende a uma demanda crescente por conveniência em ambientes residenciais e corporativos. Unindo tecnologia, experiência do consumidor e gestão automatizada, a rede aposta em um modelo enxuto e escalável que permite operação 24 horas por dia, sem necessidade de funcionários fixos.

Inspirados por modelos de autosserviço vistos em viagens para outros países, os dois fundadores, Henrique Ferreira e Gustavo Jacomini, passaram cerca de um ano pesquisando e desenvolvendo a primeira unidade do que viria a se tornar a Shelf Minimercado 24h. A alta demanda e o interesse de moradores e administradores de condomínios fizeram o plano decolar. Na metade de 2024, a empresa formalizou a entrada no franchising com a franqueadora Shelf Franquias e iniciou a expansão da marca com 300 unidades no início de 2025, e projeta outras 700 operações até 2027.

Ecossistema de conveniência

A proposta da Shelf vai além do simples autosserviço. A empresa quer criar um ecossistema de conveniência dentro dos condomínios e empresas, oferecendo mercados autônomos que unem praticidade, design e tecnologia.

A experiência do consumidor é prioridade: todas as unidades seguem um padrão de acabamento premium, com móveis em MDF, iluminação em led e pagamento via totem ou aplicativo próprio. Pelo app, o morador consegue conferir o estoque em tempo real e pagar remotamente.

“Criar uma empresa com propósito, acessível e que realmente ajudasse pessoas no dia a dia virou nosso objetivo. A Shelf representa exatamente isso: praticidade com humanidade”, afirma Ferreira.

Além de facilitar a rotina dos moradores, a Shelf mira um impacto mais amplo. As soluções autônomas têm se mostrado especialmente úteis para diferentes públicos que se beneficiam de ter acesso a produtos e serviços sem sair do condomínio. Os pontos de instalação são adaptáveis, podendo ocupar halls de entrada, portarias, corredores, salas de zeladoria ou até garagens. Em empresas, as unidades funcionam bem em refeitórios, escritórios ou espaços de descanso.

De Joinville para o Brasil

Com sede em Joinville e presença nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Paraíba, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e no Distrito Federal, a franqueadora aposta na Grande São Paulo como região prioritária para crescimento. Uma das estratégias-chave é o relacionamento direto com construtoras, permitindo que os serviços da Shelf sejam entregues junto com os empreendimentos.

Hoje, a rede contabiliza mais de 120 unidades entre operações abertas e em implantação em diferentes regiões do País. A expectativa é alcançar mais de mil unidades até 2027, consolidando a presença nacional e expandindo o número de franquias comercializadas.

Até o final deste ano, a empresa projeta faturar cerca de R$ 6 milhões, impulsionada pela combinação entre tecnologia própria, padronização da experiência e um modelo pensado para escalar com agilidade e baixo custo operacional.

Minimercados em alta

O balanço da ABF Expo Franchising 2025, principal evento de franchising no Brasil, realizado no Expo Center Norte, em São Paulo, entre 25 e 28 de junho, foi positivo sobre o setor, com destaque para as redes de minimercados autônomos.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), realizadora da feira, em termos de formatos, a percepção é de que as microfranquias avançam com modelos mais enxutos, quiosques, formatos móveis, digitais e autônomos, incluindo vending machines.

No panorama geral, o mercado de franquias continua aquecido, com alta de 8,9% no primeiro trimestre deste ano, alcançando mercados e nichos diversos, além de ampliar formatos e valores de investimento.

Imagem: Divulgação

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?