Cleusa Maria da Silva foi mais uma das milhares de brasileiras que trabalhavam até 12 horas por dia para sobreviver. Foi cortadora de cana e empregada doméstica em Salto, no interior paulista. Talvez, não seja reconhecida de imediato pelo nome, mas Cleusa construiu a maior rede de franquias de bolos artesanais do Brasil: a Sodiê Doces.
Na noite da entrega dos prêmios do Selo de Excelência do Franchising 2025 (SEF) pela Associação Brasileira do Franchising (ABF), na última sexta-feira, 9 de maio, a empresária foi condecorada com o prêmio de Franqueador do Ano. Segundo a associação, a conquista é baseada, entre outros fatores, à sua pontuação na Pesquisa do SEF.
No passado, Cleusa recebeu o prêmio de Empreendedora do Ano.
Fundada em um espaço de 20m², em 1997, em Salto, interior de São Paulo, a Sodiê Doces ganhou esse nome pela junção das primeiras sílabas de Sofia e Diego, o casal de filhos de Cleusa. Mas a história da empresária começou quando era empregada de uma empresa em que a mulher do dono fazia bolos por encomenda. A boleira teve um problema de saúde e pediu ajuda à Cleusa. Com o tempo, saiu do negócio e deixou que seguisse sozinha com as demandas.
Leia Mais: Mãe de quatro filhos foi de vendedora à dona de franquia
Conheça 8 franqueadas que conciliaram maternidade e empreendedorismo
Mudança e expansão para o franchising
Com a ajuda da mãe, a nova empresária aprimorou as receitas. "Comecei montando bolo das 7 da manhã às 11 da noite em cima de um freezer", disse, durante a premiação.
Quatro anos depois, a loja mudou para um espaço de 80 m². Ao longo do tempo, tendo como sócios irmãos e ex-funcionários, abriu unidades em outras cidades do interior paulista e, em 2007, a Sodiê Doces passou a atuar no sistema de franchising.
A rede fechou o ano de 2024 com faturamento de R$ 740 milhões, percentual 15% maior que em 2023. O número de unidades também cresceu, passando de 343 para 396 unidades.
“Para mim, é mais do que um troféu. É a validação de uma jornada que começou lá atrás, com muita dificuldade, vendendo bolo e entregando a pé, trabalhando de sol a sol. Para a marca, é a certeza de que estamos no caminho certo, porque estamos levando amor, qualidade e oportunidade de empreendedorismo para o Brasil inteiro. Que venham muitos mais sonhos pela frente, porque ainda temos muito a construir”.
A empresária ainda faz questão de reconhecer a importância dos franqueados para o sucesso da marca. “A nossa relação com os franqueados é de família. Sempre foi. A gente construiu uma rede baseada na confiança, no respeito e na parceria de verdade. Eu faço questão de estar próxima, de ouvir cada um, porque cada loja é como uma extensão da minha própria história. Os franqueados sentem que são parte fundamental desse sucesso. Nós oferecemos suporte, damos as mãos nos momentos difíceis e comemoramos juntos as conquistas. Eu sempre digo, o sucesso da marca é o sucesso de cada franqueado. Ninguém cresce sozinho. E na Sodiê Doces, crescer junto é a nossa maior força", diz Cleusa.
Selo de Excelência do Franchising
Há 33 anos, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) premia as franqueadores com o Selo de Excelência em Franchising (SEF). Neste ano, 237 franqueadoras entre 355 inscritas.
A entrega dos prêmios ocorreu na noite desta sexta-feira, 9, no World Trade Center Golden Hall, na região sul da capital paulista. O evento contou com a abertura do coral do Instituto Baccarelli, apoiado pela ABF, e shows das bandas Blitz e Leo Jaime no encerramento.
O número de franquias que buscam a chancela da entidade vem crescendo a cada ano. O total de inscritos bateu recorde este ano, mas apenas 67% obtiveram o Selo. Dessas 237, 33 são marcas estreantes. Pelo segundo ano consecutivo, a entidade concedeu o Selo Adicional ESG, que reconhece o empenho das empresas em Sustentabilidade, Social e Governança.
Acompanhe a cobertura especial do Portal Sua Franquia do Selo de Excelência do Franchising 2025.