Início / Notícias / Alimentação e Food Service / "Comecei montando bolo em cima de um freezer", diz dona da Sodiê

"Comecei montando bolo em cima de um freezer", diz dona da Sodiê

A maior franqueadora de bolos artesanais do país foi destaque do franchising em 2025

"Comecei montando bolo em cima de um freezer", diz dona da Sodiê
Isis Brum Publicado em 11 de Maio de 2025 às, 09h02. Atualizado em 11 de Maio de 2025 às, 09h02.

Compartilhe:   

Cleusa Maria da Silva foi mais uma das milhares de brasileiras que trabalhavam até 12 horas por dia para sobreviver. Foi cortadora de cana e empregada doméstica em Salto, no interior paulista. Talvez, não seja reconhecida de imediato pelo nome, mas Cleusa construiu a maior rede de franquias de bolos artesanais do Brasil: a Sodiê Doces.

Na noite da entrega dos prêmios do Selo de Excelência do Franchising 2025 (SEF) pela Associação Brasileira do Franchising (ABF), na última sexta-feira, 9 de maio, a empresária foi condecorada com o prêmio de Franqueador do Ano. Segundo a associação, a conquista é baseada, entre outros fatores, à sua pontuação na Pesquisa do SEF.

No passado, Cleusa recebeu o prêmio de Empreendedora do Ano.

Fundada em um espaço de 20m², em 1997, em Salto, interior de São Paulo, a Sodiê Doces ganhou esse nome pela junção das primeiras sílabas de Sofia e Diego, o casal de filhos de Cleusa. Mas a história da empresária começou quando era empregada de uma empresa em que a mulher do dono fazia bolos por encomenda. A boleira teve um problema de saúde e pediu ajuda à Cleusa. Com o tempo, saiu do negócio e deixou que seguisse sozinha com as demandas.

Leia Mais: Mãe de quatro filhos foi de vendedora à dona de franquia
                  Conheça 8 franqueadas que conciliaram maternidade e empreendedorismo

Mudança e expansão para o franchising

Com a ajuda da mãe, a nova empresária aprimorou as receitas. "Comecei montando bolo das 7 da manhã às 11 da noite em cima de um freezer", disse, durante a premiação.

Quatro anos depois, a loja mudou para um espaço de 80 m². Ao longo do tempo, tendo como sócios irmãos e ex-funcionários, abriu unidades em outras cidades do interior paulista e, em 2007, a Sodiê Doces passou a atuar no sistema de franchising.

A rede fechou o ano de 2024 com faturamento de R$ 740 milhões, percentual 15% maior que em 2023. O número de unidades também cresceu, passando de 343 para 396 unidades.

“Para mim, é mais do que um troféu. É a validação de uma jornada que começou lá atrás, com muita dificuldade, vendendo bolo e entregando a pé, trabalhando de sol a sol. Para a marca, é a certeza de que estamos no caminho certo, porque estamos levando amor, qualidade e oportunidade de empreendedorismo para o Brasil inteiro. Que venham muitos mais sonhos pela frente, porque ainda temos muito a construir”.

A empresária ainda faz questão de reconhecer a importância dos franqueados para o sucesso da marca. “A nossa relação com os franqueados é de família. Sempre foi. A gente construiu uma rede baseada na confiança, no respeito e na parceria de verdade. Eu faço questão de estar próxima, de ouvir cada um, porque cada loja é como uma extensão da minha própria história. Os franqueados sentem que são parte fundamental desse sucesso. Nós oferecemos suporte, damos as mãos nos momentos difíceis e comemoramos juntos as conquistas. Eu sempre digo, o sucesso da marca é o sucesso de cada franqueado. Ninguém cresce sozinho. E na Sodiê Doces, crescer junto é a nossa maior força", diz Cleusa.

Selo de Excelência do Franchising

Há 33 anos, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) premia as franqueadores com o Selo de Excelência em Franchising (SEF). Neste ano, 237 franqueadoras entre 355 inscritas.

A entrega dos prêmios ocorreu na noite desta sexta-feira, 9, no World Trade Center Golden Hall, na região sul da capital paulista. O evento contou com a abertura do coral do Instituto Baccarelli, apoiado pela ABF, e shows das bandas Blitz e Leo Jaime no encerramento.

O número de franquias que buscam a chancela da entidade vem crescendo a cada ano. O total de inscritos bateu recorde este ano, mas apenas 67% obtiveram o Selo. Dessas 237, 33 são marcas estreantes. Pelo segundo ano consecutivo, a entidade concedeu o Selo Adicional ESG, que reconhece o empenho das empresas em Sustentabilidade, Social e Governança.

Acompanhe a cobertura especial do Portal Sua Franquia do Selo de Excelência do Franchising 2025.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?