A paixão pelo café, tão presente no dia a dia do brasileiro, encontrou no Fran’s Café um espaço que une tradição, acolhimento e sofisticação. Fundada em 1972, em Bauru, no interior paulista, a marca nasceu da visão empreendedora dos irmãos Francisco Antônio e José Roberto Conte, que queriam oferecer uma experiência diferenciada de cafeteria: mais do que ir a um local para consumir a bebida, os irmãos Conte queriam criar um local para viver um momento. De uma única loja, a rede ganhou espaço em várias cidades, trazendo consigo o conceito de ambientes aconchegantes, cardápios variados e um atendimento que valoriza cada detalhe.
Com mais de 50 anos de história, o Fran’s Café transformou-se em uma das redes mais respeitadas do segmento, acompanhando as mudanças no comportamento do consumidor e se posicionando como referência em cafés especiais e cultura barista.
Ambiente diferenciado e sofisticado
Em 1972, Francisco Conte, o Fran, decidiu aliar sua paixão pelo café à oportunidade de um bom negócio. A idéia era criar uma cafeteria onde homens e mulheres pudessem tomar um bom café em ambiente diferenciado, elegante e descontraído. Então, o Fran e seu irmão, José Roberto, escolheram um ponto no centro de Bauru, interior de São Paulo, e realizaram seu sonho. Nasceu, assim, a primeira loja Fran's Café.
“No Brasil da década de 70, em especial em São Paulo, os cafés ainda não tinham seu espaço. Percebi que faltava um ambiente direcionado para o consumo de café, que oferecesse um cardápio voltado exclusivamente para a bebida. Aí tive a idéia de montar o primeiro Fran's Café", lembra Fran.
Com ajuda de seus pais, o jovem Fran inaugurou, em 1972, sua primeira loja "numa das ruas mais movimentadas de Bauru", lembra. "Na época as mulheres não tinham um local apropriado para conversar, tomar um café. Um local seguro, onde pudessem ficar tranquilas. Assim que inaugurei o Fran's Café, foi um sucesso para o público feminino. As mulheres representavam 90% de todos nossos clientes", conta Fran. A idéia começou a ganhar forma após a visita, na época com apenas 18 anos, ao cais do porto de Santos, onde visitou uma casa destinada ao café. Ficou interessado na proposta, e resolveu aplicá-la em sua cidade.
E como previa, o sucesso foi garantido em Bauru. Depois da primeira loja, Fran inaugura a segunda na cidade. Mas a vontade de levar a cafeteria para capital era presente. "Sempre tive vontade de abrir um café em São Paulo, na capital. E tinha a mesma certeza sobre o sucesso. Porém creio que demorei para chegar em São Paulo".
Chegada a São Paulo
Em 1988, Fran juntamente com um sócio decide abrir o primeiro Fran's Café na capital paulista, num dos pontos mais cobiçados da época: o edifício Itália. "Um amigo meu indicou o local, onde funcionava uma farmácia. Fiquei encantado com a possibilidade, mesmo sem ter planejado me instalar em São Paulo naquele ano", diz Fran, que recorda também que na época foi grande o assédio comercial dos empresários locais. "Recebi muitas ofertas tentadoras para vender o Fran's Café".
E por conseqüência do frequente assédio, em 1992, foi lançado o sistema de franquias. "Foi muito importante a chegada do Fran's Café em São Paulo. Na época não existiam muitos cafés, na verdade quase nenhum. Então, após a chegada do Fran's e do início das franquias, a paixão e o hábito do paulistano de tomar seu cafezinho foi crescendo", conta.
Questionado se a abertura de novas cafeterias em São Paulo atrapalhou o faturamento do Fran's Café, Fran diz sem hesitar "Nós ganhamos muito com o boom de cafés. Porque criou-se um hábito de frequentar esses ambientes. E no mercado existe lugar para todos. Até porque, quem toma um café na minha loja, também toma na do vizinho" diz Fran.
O café high tech
A expansão seguiu pelas capitais brasileiras, com as primeiras unidades abertas em São Luis, no Maranhão, Campo Grande (MS), Porto Alegre (RS) e Belo Horizonte (MG) . A expansão foi feita de forma criteriosa, segundo Vanessa Queiroz, gerente de Franchising. Para ela, levar o Fran's Café a Salvador, na Bahia, primeira capital realmente distante de São Paulo, foi uma conquista.
Em 2009, o Fran's alcançou a marca de 1 milhão de xícaras de café vendidas no Brasil por mês.
Para acompanhar a modernização tecnológica, toda rede Fran’s Café oferece aos seus clientes o serviço Wi-Fi (rede sem fio). Enquanto toma seu café, o cliente acessa a internet em seu notebook. Outro ponto de destaque, que não é novidade para ninguém, é o serviço 24 horas. Em qualquer hora do dia ou da noite, o café estará lá pronto para atender o cliente.
Para Fran, toda essa evolução é importante e necessária, e ressalta que, "nós, do Fran's Café, sempre estivemos ligados às novidades, mas sem descuidar do café, que é uma tradição de séculos, e não é apenas uma moda passageira". As xícaras de porcelana, os petit-four, a água gaseificada para limpar as papilas gustativas, o ambiente elaborado especialmente para o bem-estar, o ice coffee. As inovações foram tantas que fica difícil contabilizar.
A primeira loja em Salvador abriu em janeiro de 2007. As lojas de Manaus, Belém e São Luis são prova de que o projeto de expansão deu certo.
Loja-conceito
No dia em que a cidade de São Paulo comemorou 469 anos, em 25 de janeiro de 2023, o Fran’s Café presenteou a capital do estado com a sua primeira loja-conceito, o Fran's Café Origem, localizada na icônica Praça Benedito Calixto, no bairro de Pinheiros.
Com um investimento de R$ 3,5 milhões, a abertura da nova unidade foi o símbolo das celebrações de 50 anos de história da marca. A loja foi projetada para ser uma vitrine de inovações e experiências sensoriais, servindo como referência para toda a rede de franquias.
O espaço destaca-se pela fachada artística, assinada pelo grafiteiro Bieto, e pelo projeto arquitetônico assinado por Fran Pavan, que incorpora elementos modernos e ambientes exclusivos.
A flagship oferece uma experiência imersiva no universo do café, permitindo aos clientes acompanhar a torra dos grãos em tempo real e explorar diversos métodos de preparo, como Prensa Francesa, Espresso e os exclusivos FC01 e FC02.
Em parceria com a 3 Corações, os visitantes têm a oportunidade de desenvolver blends personalizados. O cardápio foi ampliado com novidades como a pinsa romana e um brownie com castanha de caju. Além disso, a unidade conta com o espaço "RoofCoffee" na cobertura, destinado a eventos culturais e encontros particulares, reforçando o compromisso da marca com a cultura e a inovação.
Nova fase de expansão
Atualmente, o Fran's Café vivencia uma nova fase de expansão de suas unidades. Nos últimos 18 meses, foram inauguradas 13 novas lojas e outras quatro, revitalizadas, totalizando 65 unidades em operação.
Para 2025, estão previstas pelo menos mais 15 inaugurações, com foco em estados como Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraná e Santa Catarina.