Início / Notícias / Alimentação e Food Service / Habib's opta por postos de gasolina e Bob's mira exterior

Habib's opta por postos de gasolina e Bob's mira exterior

Para sair à frente dos concorrentes gigantes franqueadoras de alimentação inovam

Habib's opta por postos de gasolina e Bob's mira exterior
Sua Franquia Publicado em 07 de Maio de 2009 às, 10h38. Atualizado em 10 de Julho de 2023 às, 23h59.

Compartilhe:   

No anseio de sair à frente da concorrência e diversificar os investimentos, algumas gigantes franqueadoras do segmento de alimentação passarão a explorar negócios cada vez mais distantes daqueles que as alavancaram. Referência constante na inclusão de multiformatos, o Grupo Habib's finaliza a estratégia para, nos próximos meses, abrir seus primeiros dois postos de gasolina, começando pelas capitais paulista e carioca, mas com a meta de possuir uma rede de 100 unidades em alguns anos em todas as praças em que atua.

A ideia partiu do fundador e presidente da companhia, Alberto Saraiva, que, ao parar para abastecer o carro em um posto, reparou que o estabelecimento não oferecia muitos serviços nem um ambiente agradável. Ao seguir um movimento já trilhado pelos segmentos supermercadista e atacadista, o empresário quer transferir também para a venda de combustível os demais negócios do grupo, como restaurante, sorveteria, padaria e até a nova agência de viagens - a Bib's Tur. "Vamos transferir para os postos o que consagrou o Habib's: visual, atendimento, preço, rapidez, limpeza, confiabilidade, funcionários motivados, tudo focado no cliente. Será um posto com amor aos clientes", destaca Saraiva, que administra 350 lojas.

O diretor de Expansão, João Augusto Ribeiro Penna, detalha também que essas unidades funcionarão com as bandeiras do Habib's e de uma distribuidora, e que não haverá um contrato fixo com só uma empresa, fato que permitirá oferecer um preço competitivo. Para atingir os objetivos, o executivo afirma que "não é descartada a hipótese de se adquirirem redes especializadas neste segmento", pois a oferta de terrenos em algumas capitais ainda é muito pequena.

Ao ingressar no ramo de postos de gasolina, a companhia pretenderá economizar até 40% dos gastos com reembolso de combustível aos funcionários e parceiros, uma vez que os tanques das motos e dos automóveis responsáveis pelos serviços de entrega da rede serão abastecidos em estabelecimentos próprios.

Soma-se a estes planos a estratégia de abrir restaurantes de tamanho menor, com capacidade para 50 pessoas, em bairros e cidades que não justificam uma loja de tamanho convencional. "Eles serão montados na capital paulista e em cidades do interior com menos de 250 mil habitantes, e custam até 40% a menos quando comparados a um tradicional", diz Penna. Os projetos em andamento contemplam uma loja em Maringá (PR) e outras três em São Paulo, nos bairros de Tatuapé, Penha e Jardins.

Delivery

A Vivenda do Camarão é outra rede que investirá na inauguração de lojas menores este ano, só que focadas apenas no serviço de entrega. De acordo com o diretor Fernando Leite Perri, o novo formato já possui um projeto piloto e deverá ser expandido para todo o País. "Esta loja comportará poucas mesas na parte interna e ocorrerá nas cidades com menos de 250 mil habitantes. Fora este sistema, abriremos pelo menos 15 unidades", destaca o diretor.

Perri, que faz parte da diretoria executiva da Associação Brasileira de Franchising (ABF), avalia que a crise econômica não afetou a procura por franquias, tanto que o número de investidores interessados no setor é até 25% superior comparado ao do ano passado. A previsão de crescimento de pontos-de-venda este ano chega a 6%, meta já alcançada no primeiro trimestre. E o crescimento das vendas brutas poderá atingir 13% frente a 2008.

No exterior

Para a Brazil Fast Food Corporation (BFFC), detentora da marca Bob's, este ano será oportuno para a expansão da marca de hambúrgueres no exterior. Depois de estabelecer parceria com o Grupo de Empresas Doggis (GED), a companhia planeja abrir quatro unidades da rede no Chile este ano. "Esta aliança com a GED possibilitará nosso crescimento na América Latina. Faremos apenas algumas adaptações para posicionar melhor a marca", comenta Marcelo Farrel da Silva, diretor da marca Bob's.

Em breve a BFFC iniciará as operações de duas lojas da marca Doggis como sócia controladora da máster desta rede de franquias de hot-dog. Além disso, a empresa abrirá sua quarta loja em Angola, onde já está presente há cinco anos. De acordo com Ricardo Bomeny, presidente da cadeia de fast-food, este ano serão abertas até 90 lojas, a maioria em São Paulo, com aporte de R$ 37 milhões.

De olho na diversificação, o Grupo Habib's abrirá, nos próximos meses, dois postos de gasolina, começando pelas capitais paulista e carioca. Já o Bob's irá ao Chile este ano.
 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?