Notícias / Consumo / Conheça 3 dicas para potencializar as vendas pelo WhatsApp

Conheça 3 dicas para potencializar as vendas pelo WhatsApp

Final de ano é um bom momento para melhorar as técnicas de vendas e usar a plataforma de mensagem para ampliar os ganhos. Confira!

Compartilhe:   

Pesquisa realizada pela Buen Fin 2023 da Meta identificou que, 65% dos consumidores preferem receber promoções e interagir com as marcas de seu interesse por intermédio do WhatsApp do que por e-mail, SMS ou ligação. Para 75% dos respondentes, a comunicação com essas empresas ocorre de forma similar a amigos e familiares quando ocorre pelo WhatsApp.

Participe da comunidade da plataforma Sua Franquia no WhatsApp 

Outro dado interessante dessa mesma pesquisa é que cerca de três em cada quatro pessoas acreditam que interagir com uma empresa por meio de aplicativos de mensagens contribui para a construção de relacionamento, e uma em cada três pessoas descobre novas marcas ou produtos por meio do WhatsApp.

Com base nesses dados, Rafael Jakubowski, especialista em gestão comercial pela Business School São Paulo, e especialista em vendas pelo WhatsApp, ter a equipe de venda treinada para usar o canal de comunicação é indispensável em uma comunicação assertiva. “Ele é uma das mais potentes ferramentas de relacionamento e conversão de vendas, se utilizado com estratégia e segmentação pelas empresas”, acrescenta o executivo.

Jakubowski explica que o WhatsApp pode potencializar o faturamento das empresas, especialmente em datas especiais para a economia, como o final do ano, se for utilizado apropriadamente. “Atua com mentoria, treinamentos e palestras para pequenas, médias e grandes companhias de diferentes segmentos e, somente nos últimos 12 meses, com adequações nos processos de abordagem, geramos mais de R$ 50 milhões em faturamento para os clientes através de estratégias pelo WhatsApp”, enfatiza o especialista em gestão comercial.

Diante desse cenário, Jakubowski elenca três dicas infalíveis para começarem a ser aplicadas ainda neste final de ano, visando potencializar as vendas. São elas:

1- O produto certo para as pessoas certa

Não adianta enviar aquela mesma imagem de oferta para todos os clientes no WhatsApp! Divida os clientes por grupos, por exemplo: quem gostam de roupas da cor verde, aqueles que compraram bermudas, e assim por diante. Com isso, é possível oferecer um produto que se encaixe melhor nas necessidades daquele grupo de clientes, o que faz a conversão em vendas aumentar.

2- Foque na recompra

Conquistar um cliente é um desafio e muitas vezes o atendente acaba não dando atenção para a recompra desse cliente! Portanto, sempre que um cliente comprar, é estratégico criar uma rotina para abordá-lo com novidades e ofertas que combinem com o perfil dele. Crie um cupom de desconto mais agressivo para atrair clientes antigos que não compraram mais

3- Estabeleça uma base de clientes, isso vale ouro

Quanto mais se aprende a vender para essa base, mais lucrativo o negócio fica. É importante criar um cupom de desconto com uma vantagem que realmente faça os clientes que não compraram mais sentirem vontade de consumir, aproveitar a oportunidade. Isso vai reaquecer a chama das vendas com esses perfis. Além disso, mantenha a comunicação com ele depois dessa venda, o atendimento pós-venda é fidelizador.

Jakubowski acrescenta que, apesar da inteligência artificial e de tantas outras ferramentas facilitadoras, os clientes querem ser atendidos por pessoas quando se trata de WhatsApp, querem falar com alguém, obter opiniões. Esse é o perfil do consumidor que prefere atendimento humanizado pelo aplicativo e que efetivamente compra, se fideliza. “É o que chamo Concierge Commerce”, explica o especialista.

Fonte

Divulgação

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?