Franquia Burger King

História do Burger King

Resultado de imagem para burger king first restaurant

O Burger King é uma rede de restaurantes especializada em fast-food, fundada nos Estados Unidos por James McLamore e David Edgerton, que abriram a primeira unidade em Miami, Flórida.

Tudo começou em 28 de julho de 1953 quando Keith J. Kramer se uniu a Matthew Burns para inaugurar o chamado Insta-Burger King, um local onde as pessoas poderiam se alimentar rapidamente. Esta sede ficava em Jacksonville, Florida. Esta era uma época de grande dificuldade financeira e os sócios Kramer e Burns precisavam vender o restaurante para James W. McLamore e David Edgerton que acreditaram no potencial do negócio. Após a compra, o restaurante foi batizado de Burger King. O segundo passo foi inaugurar mais um restaurante, desta vez no subúrbio de Miami, Florida, o endereço era 3090 N.W. 36th Street. Lá eram vendidos hambúrgueres e milkshakes por 18 centavos de dólar e haviam dois tamanhos de refrigerante. Após três anos, em 1957, surgiu o famoso sanduíche Whopper que é vendido até hoje. 

Em 1961 iniciou-se os direitos de franquia nacional e internacional. Após dois anos a primeira sede internacional em Porto Rico foi inaugurada. Para ter ideia, em 1967 a marca Burguer King já possuía 275 restaurantes quando foi vendido para a Pillsbury Company, uma organização do ramo da panificação. Então, em 1974 iniciaram a famosa série de comerciais onde víamos os funcionários cantarem “Hold the pickles, hold the lettuce. Special orders don’t upset us. All we ask is that you let us serve it your way!” (em tradução livre: Segure os picles, segure a alface. Encomendas especiais não nos incomodam. Tudo o que pedimos é que nos deixe servir do seu jeito). A ideia era mostrar como o Burger King era flexível frente ao rígido McDonald’s. Então, em 1975 foi inaugurada a primeira sede no continente europeu, mais especificamente em Madri.

Em 1983 o Burger King começou a investir em faculdades, assim abrindo o primeiro restaurante no campus da conhecida Northeastern Universty localizada em Boston, Massachusetts. Já na década de 90 foi iniciado o Burger King Kids Club que em menos de dois meses conquistou mais de um milhão de inscrições. No ano de 1993 foi inaugurada a primeira sede na Arábia Saudita e o milésimo restaurante que ficava em Sydney, Austrália. Então, foram inauguradas no ano seguinte sedes em Israel, República Dominicana, Omã, Peru, Nova Zelândia e El Salvador que contribuíram com os 7.600 restaurantes em 56 países.

 

Burger King no Franchising

Resultado de imagem para burger king

No final do ano de 2013, o setor administrativo do Burger King informou que havia mais de 13 mil  restaurantes em 79 países; destes, 66% estão nos Estados Unidos. O BK privado tem usado historicamente diversas variações de franqueamento para expandir suas operações. A maneira pela qual a empresa licencia seus franqueados varia dependendo da região; algumas franquias são regionais, conhecidos como master-franquias, responsáveis ​​pela venda de franquia sublicenciadas em nome da empresa. 

Aproximadamente 90% dos restaurantes Burger King  pertencem e são operados por franquias independentes, muitas delas administradas por empresas familiares que estão no ramo há décadas.

Conceito

Resultado de imagem para burger king lanche

O menu do Burger King desde 1954 tem sofrido várias alterações oferecendo sempre uma oferta diferente de hambúrgueres, batatas fritas, refrigerantes e sorvetes. Em 1957, o Whopper foi a primeira grande adição ao menu e desde então se tornou o produto original da marca e um dos mais vendidos do Burger King. 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias de Alimentação
Saiba mais: Como abrir uma franquia

Compartilhar:

Leia Mais Histórias do Franchising