Franquias de Artesanato

Vale a pena investir em franquia de artesanato?

Pelas mãos dos artistas espalhados pelo Brasil, a cultura do país é difundida e encontra no turismo uma forma importante de comercialização. Anualmente, o artesanato movimenta R$ 50 bilhões na economia brasileira.

A arte de usar as mãos para transformar matéria-prima em objetos de uso pessoal e decoração, fazem do artesanato uma atividade capaz de emocionar e contar histórias. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 10 milhões de brasileiros vivem do artesanato.

E o que não falta no país é material para inspirar as mais variadas criações dos artistas. O artesanato também é uma excelente lembrança para levar de volta para casa após uma viagem. Para muitos turistas, ele pode ser o presente perfeito para amigos e parentes que não embarcaram na aventura. Tanto que a estimativa é que o artesanato movimenta mais de R$ 50 bilhões por ano.

Os números impressionam, mas são um retrato da atividade econômica que já está presente em 78,6% dos municípios brasileiros de acordo com IBGE. A atividade também permite a valorização e preservação de elementos típicos das culturas locais.

Graças a Lei do Artesão (Lei n° 13.180), a profissão de artesão está formalmente regulamentada e tem diretrizes para as políticas públicas dirigidas à categoria e define parâmetros para o exercício da atividade.

 

As melhores franquias de artesanato

Para ter uma franquia, o candidato precisa estar disposto a comandar o negócio como operador, e ter o capital disponível conforme o investimento total que a rede de franquia disponibilizar.

O Portal Sua Franquia acompanha as novidades das melhores franquias do segmento e tem notado que as redes de franquias têm se adaptado para atrair os mais variados perfis de empreendedores.

 

Franquias de artesanato com baixo custo

Conforme o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), as matérias-primas são de baixo custo ou encontrada em abundância, o que pode representar um importante diferencial competitivo em relação a outros segmentos.

Há diversas redes de franquias operantes no Brasil. Algumas com baixo custo de investimentos, e outras nem tanto.

Os modelos de baixo investimento das redes de franquias oferecerem vantagens perante outros modelos de negócios como, por exemplo, menor custo operacional e implantação em menor prazo (pois costumam ser pré-fabricados).

Por outro lado, quando o investimento é baixo a concorrência é maior, tornando o mercado mais competitivo e a dependência no empenho das táticas de marketing como ações promocionais e na fidelização de clientes.

Para facilitar, o Portal Sua Franquia disponibiliza busca por faixa de investimento, segmento e ramos, assim empreendedores podem encontrar com facilidade os melhores negócios com baixo custo.

 

Perfil do franqueado de franquia de artesanato

Para ter uma franquia de artesanato não é obrigatório que o investidor tenha experiência no segmento. Porém, é imprescindível passar por consultorias oferecidas pelas redes de franquias.

Para expandir, as redes de franquias do segmento de artesanato geralmente dão preferência a franqueados que tenham conhecimentos sobre artesanatos regionais e contato fortemente com artesãos locais.

É importante também pesquisar sobre o ponto a ser instalado a nova franquia. Este é um fator que contribui para o sucesso de um empreendimento ligado ao artesanato: Pontos com grande fluxo de pessoas são muito convenientes para a venda artesanatos.

 

Conheça todos os segmento de franquias em: Franquias por ramos e segmentos

 

Ver Mais

Encontre a melhor franquia para você