Como abrir uma academia?


Como abrir uma academia: O Brasil é o segundo maior mercado em número de academias – perdendo apenas para os Estados Unidos, concentrando cerca de 32.000 unidades, apontam dados do setor. O setor também já representa 8% das franquias do país. Se você deseja ser empreendedor nessa área, vale a pena observar algumas dicas: 

 

Escolha um modelo de negócio

Segundo especialistas, existem basicamente três formas de entrar nesse mercado: começar um negócio próprio, abrir uma franquia ou licenciar uma marca já consolidada. Se o modelo escolhido for o de franquia, é preciso seguir à risca as diretrizes da detentora da marca em termos de design de loja, fornecedores e produtos e serviços oferecidos. No licenciamento, há a opção de adaptar o negócio ao gosto dos clientes, como fazer uma promoção ou negociar com outros fornecedores. 

 

Modelo compacto

A tendência atual é investir em academias mais compactas, com aulas intensas que misturam exercícios aeróbicos e anaeróbicos. Já existem academias que se concentram em apenas um tipo de aula, como pilates musculação ou spinning ou atendem públicos específicos. Ter isso em mente é uma forma de dimensionar melhor o negócio e escolher o formato mais adequado. Com uma estrutura mais enxuta, o retorno costuma ser mais rápido.  

 

Estabeleça um diferencial 

É importante encontrar um diferencial para se destacar da concorrência. Promover eventos especiais, competições entre os alunos, aulas que misturam duas modalidades ou aquelas mais intensas é uma forma de garantir a retenção dos clientes. Agregar outros serviços como serviço de personal trainer, loja de roupas ou de suplementos, salão de beleza ou espaço kids também costumam atrair clientes. 

 

Conheça bem seu público 

O público de academia costuma ser diversificado. Vai desde executivos e empresários, trabalhadores e estudantes. Pessoas mais jovens e da terceira idade, homens e mulheres de diferentes classes sociais. Atualmente, quem procura uma academia tem por objetivo cuidar da saúde, melhorar a qualidade de vida, investir na beleza ou fazer novas amizades. Importa muito conhecer as necessidades de cada cliente e elaborar treinamentos adequados às várias faixas etárias. Vale a pena conferir se a região em que a franquia será aberta consegue atingir o público-alvo da marca. 

 

Invista em bons profissionais

Tenha em vista profissionais habilitados e qualificados e abra espaço para que se mantenham atualizados com as últimas tendências do mundo fitness. 

 

Ofereça várias formas de pagamento

Pode-se trabalhar com planos pré-pagos e também planos mensais, para quem não quer correr o risco de contratar um plano longo e quase não frequentar as aulas. Outra dica são os pacotes com descontos para quem deseja fazer mais de uma modalidade ou trabalhar com os planos mais básicos, que atendem apenas uma modalidade. 

 

 

No Portal Sua Franquia, você pode pesquisar pelo segmento de Beleza e Saúde: Franquias de Beleza e Saúde

Últimas Notícias

Mídias Sociais

104K

Follow