Como abrir um estúdio de tatuagem: Mercado cresce cerca de 20% ao ano no Brasil e torna-se cada vez mais profissional


O mercado de piercings e tatuagens está em alta no Brasil. Em 2012, foram criados 1618 CNPJs para essa atividade. A taxa média de crescimento foi de 413%. Ao ano, a média de crescimento do segmento gira em torno dos 20%.

Os ganhos de uma loja de tatuagem dependem muito do grau de experiência dos tatuadores e profissionais envolvidos na operação, bem como da sua reputação diante do mercado, afinal, tatuagem tem tudo a ver com saúde.

O primeiro passo é familiarizar-se com o negócio e adquirir a formação adequada. Você não necessariamente tem que ser um tatuador para possuir uma loja de tatuagem. No entanto, você deve ter uma sólida compreensão de todos os aspectos do negócio. Se você é um tatuador novato, aperfeiçoe-se para garantir que você está devidamente treinado. Como um dono de loja não-praticante, faça uma pesquisa abrangente sobre a profissão ou associe-se a um tatuador experiente.

Se você é um tatuador e procura empreender, invista em qualificação para o mundo dos negócios. Pesquise, informe-se, estude e faça cursos que possibilitem que, além de um artista de sucesso, sua gestão seja bem-sucedida e seus negócios prosperem.

 

Plano de negócios

Crie um plano de negócios. Toda empresa, pequena, média ou grande, precisa de um plano de negócios abrangente e estúdios de tatuagem não são exceção a essa regra. Seu plano de negócios é uma ferramenta essencial para delinear exatamente quanto capital é necessário para iniciar a sua loja de tatuagem, bem como o cálculo de projeções futuras e lucro. É preciso estimar lucros, perda, clientes, artistas, inventário, folha de pagamento e todos os outros aspectos da loja.

 

Licenças

Você precisa buscar junto à sua prefeitura as licenças de abertura da empresa, bem como as permissões por parte do governo do estado e, no caso dos estúdios de tatuagem, as permissões fornecidas pela Anvisa para o funcionamento do seu estúdio.

 

Vigilância sanitária

É preciso ter em mente que um estúdio de tatuagem pode ser um ambiente de contaminação. Por isso a regulação sobre esse tipo de estabelecimento costuma ser mais rigorosa e precisa ser. A resolução RDC nº 55/08 da Anvisa estabelece normas para a comercialização tintas para tatuagem no Brasil para a pigmentação artificial da pele. Certifique-se de usar apenas tintas para tatuagem que possuam registro válido na Anvisa.

É preciso adequar também o espaço às normas de higiene e segurança estabelecidas pela Anvisa, bem como todo o maquinário e equipamentos utilizados no estúdio de tatuagem. Os gabinetes de tatuagem e de piercing deverão ser dotados de piso revestido de material liso, impermeável e lavável; ambiente para a realização de procedimentos inerentes à prática de tatuagem e de piercing, com dimensão mínima de 6 metros quadrados e largura mínima de 2,5 metros lineares, segundo determinação da Anvisa.

É estritamente proibido fazer funcionar estúdios ou apenas gabinetes de tatuagem e de piercing em sótãos e porões de edificações, assim como em locações insalubres. O material deve ser descartável e seu descarte também precisa ser feito de maneira adequada, com recolhimento especial de material infectante que jamais deve ser jogado no lixo comum.

 

Marketing

Desenvolva uma campanha publicitária para vender a imagem da sua loja de tatuagem. Para garantir um fluxo constante de clientes, você deve ter um plano de marketing estratégico já em ação antes da abertura da loja. Isso pode incluir a distribuição de folhetos, mídias sociais e marketing de rede e até o bom e velho boca a boca. Planeje o início da sua campanha de marketing, pelo menos, 30 a 60 dias antes da abertura da loja de tatuagem ou assim que você definir a data de abertura.

 

Localização

Procurar um local com alto tráfego de pessoas pode ser uma boa pedida para um estúdio de tatuagem. Dependendo do tipo de edifício que você escolher, você pode ter que fazer algumas melhorias ou alterações para acomodar seus artistas e equipar adequadamente as instalações. Isso pode significar adicionar partições, sumidouros, encanamento ou tomadas elétricas. Se você está alugando espaço, obtenha permissão por escrito do proprietário antes de qualquer reforma, além, de, é claro, todas as licenças necessárias.

 

Contrate os profissionais certos

Se você é ou não um tatuador profissional, mesmo assim precisará contratar pessoas que deem suporte na loja, sejam eles os próprios profissionais de tatuagem ou body piercing ou atendentes e pessoas que possam dar suporte aos clientes enquanto o profissional tatua.

Encontre pessoas que estejam alinhadas à proposta do seu negócio e ao seu estilo de gestão, isso facilitará a convivência e, consequentemente, evitará o turnover do seu novo empreendimento, além de causar uma impressão muito melhor para os clientes, que costumam passar horas nesses espaços.

 

Ofereça algo a mais

Muitos estúdios de tatuagem investem em lojas dentro do próprio estúdio, com produtos como joias para body piercing, hidratantes e filtros solares para as tatuagens, acessórios e camisetas. Se o local em que o seu estúdio estiver estabelecido tiver um grande fluxo de pessoas, isso pode valer a pena. Mas, é claro, em um espaço separado do local onde são feitas as tatuagens e piercings.  





Serviço de Atendimento ao Cliente: