Início / Notícias / Negócios / A importância de se investir na economia prateada

A importância de se investir na economia prateada

Até 2030, o Brasil terá mais idosos que crianças, destaca Christian Zamprogna, CEO da franquia Estúdio Fly

A importância de se investir na economia prateada
Redação Publicado em 24 de Julho de 2025 às, 07h58. Atualizado em 24 de Julho de 2025 às, 10h47.

Compartilhe:   

O mercado 50+ representa uma das maiores e mais promissoras oportunidades econômicas da atualidade. Com o envelhecimento da população e o aumento da expectativa de vida, cresce também o poder de consumo e a demanda por produtos e serviços voltados para pessoas com mais de 50 anos. Em contrapartida, existe pouca oferta de produtos e, ignorar esse público é ignorar um dos segmentos que mais movimentam a economia e que têm perfis diversos, ativos e dispostos a investir em bem-estar, saúde, lazer, educação e novos projetos de vida.

Essa geração concentra uma grande parcela da renda nacional. Muitos já estabilizaram sua vida financeira, menos dependentes financeiros e desejam consumir com mais qualidade e propósito.

No Brasil e no mundo, o número de pessoas acima dos 50 anos está crescendo de forma acelerada. Segundo o IBGE, até 2030, o Brasil terá mais idosos do que crianças. Isso significa uma base sólida e crescente de consumidores, e como sabemos, conquistar saúde significará viver mais e com qualidade para este público.

Diferente de consumidores mais jovens, os 50+ valorizam o atendimento, a confiança, o conforto e a experiência. Quando satisfeitos, tornam-se clientes fiéis e defensores da marca.

Alguns nichos com alto potencial no mercado 50+ incluem  empreendimentos voltados à saúde e bem-estar como clínicas, academias com foco em longevidade, pilates, fisioterapia, estética; além de negócios que possam oferecer alimentação saudável em cardápios balanceados, orgânicos ou adaptados às necessidades nutricionais da idade.

As academias tradicionais são ambientes escuros, com música alta e pouco acolhedoras ao público 50+. O público mais maduro requer tratamentos específicos para se exercitar, como um ambiente seguro e acolhedor, onde se sentirá bem para recuperar de sua saúde e dar asas a sua saúde física e mental.

A maioria dos clientes que procuram novas alternativas de mercado dizem não se sentir bem (atendidos) em academias comuns. Deste modo, urge uma proposta estudada e direcionada a este público. 

É preciso também ofertar facilidades a este nicho como serviços domiciliares e de conveniência que facilitam a rotina e promovem autonomia.

Investir no mercado 50+ é também promover inclusão, uma vez que, ao enxergarmos essa geração como ativa, produtiva e relevante, dá-se um passo fundamental para uma economia mais justa e diversa. Além disso, muitas pessoas dessa faixa etária buscam empreender ou investir, tornando-se franqueados, consultores ou até mentores de novas iniciativas.

É hora de mudar o olhar e ver a economia prateada como um dos pilares para o futuro.

Christian Zamprogna

Christian Zamprogna é economista, consultor e CEO da franquia Estúdio Fly

*O artigo publicado não reflete, necessariamente, a visão do Portal Sua Franquia, sendo de expressa responsabilidade do autor.
Imagem de capa: Canva
Imagem interna: Divulgação

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?