Quando falamos sobre investimentos, é comum associarmos esse conceito ao mercado financeiro, à valorização de ativos ou à expansão de negócios. No entanto, um dos investimentos mais poderosos e transformadores que podemos fazer é aquele direcionado à educação. E, mais do que isso: quando a educação é acessível, humanizada e conectada à realidade social, ela se torna um verdadeiro motor de mudança.
É justamente nesse ponto que as franquias educacionais desempenham um papel estratégico. Além de gerar empregos, promover o empreendedorismo e movimentar a economia local, elas têm o potencial de transformar comunidades por meio do conhecimento. Um bom exemplo disso é o trabalho desenvolvido pelo Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos) com o programa Eco Cebrac, que ilustra com maestria o lado social de uma rede de franquias voltada à educação profissionalizante.
O Eco Cebrac é um programa socioambiental que une educação, sustentabilidade e responsabilidade social. Longe de ser apenas uma campanha pontual, trata-se de uma jornada de transformação contínua. Alunos, colaboradores e a comunidade local são mobilizados para participar de projetos como oficinas, ações solidárias, plantio de árvores, campanhas de arrecadação e reciclagem, entre outras atividades de impacto positivo.
O mais interessante é que esses projetos não apenas promovem a conscientização ambiental e social, mas também desenvolvem competências comportamentais, as chamadas soft skills, fundamentais para o mundo do trabalho, como empatia, liderança, senso de cidadania e trabalho em equipe.
Iniciativas como essa mostram que a sala de aula pode (e deve) ultrapassar as barreiras físicas da instituição de ensino e se estender para a comunidade. Essa atuação integrada reforça o compromisso das franquias educacionais com um futuro mais justo e sustentável, especialmente para os jovens em situação de vulnerabilidade.
De acordo com a pesquisa Juventudes e o Futuro do Brasil, realizada pela Fundação Roberto Marinho, Itaú Educação e Trabalho e OIT, 73% dos jovens brasileiros acreditam que a educação é o principal fator para melhorar suas vidas e a realidade do País. O dado não apenas confirma a urgência de se investir mais em políticas educacionais, mas também evidencia o quanto projetos sociais integrados à educação formal podem ampliar horizontes e gerar novas oportunidades.
Como empreendedora e investidora, sempre acreditei que o retorno mais valioso é aquele que impacta vidas. E o ecossistema de franquias educacionais, quando bem conduzido, permite exatamente isso: transformar realidades por meio do conhecimento, da inclusão e da construção coletiva de um mundo melhor. Programas como o Eco Cebrac são faróis nesse caminho, iluminam possibilidades, despertam potenciais e plantam as sementes da mudança.
Se queremos um futuro mais sustentável, inclusivo e promissor, precisamos continuar investindo no que realmente importa: as pessoas. E a educação, sem dúvida, é o ponto de partida mais poderoso que temos.
Imagem: Canva
Carol Paiffer, sócia da Atom S/A e Cebrac
*O artigo publicado não reflete, necessariamente, a visão o Portal Sua Frnaquia, sendo de expressa responsabilidade da autora