Início / Notícias / Colunistas / Promoções em franquias: menos achismo, mais inteligência

Promoções em franquias: menos achismo, mais inteligência

Em seu artigo, Elóis Assis, da Totvs, defende que as campanhas promocionais mais eficazes nascem de conhecimento

Promoções em franquias: menos achismo, mais inteligência
Elói Assis Publicado em 02 de Fevereiro de 2026 às, 16h00. Atualizado em 02 de Fevereiro de 2026 às, 16h00.

Compartilhe:   

No dinâmico universo das franquias, o sucesso de uma rede depende do equilíbrio entre a visão estratégica da franqueadora e a autonomia de execução do franqueado. Muitas vezes, as campanhas definidas pela central são recebidas com ceticismo nas lojas, como se restringissem a liberdade local. E se mudarmos essa perspectiva e, ao invés de obrigação, enxergássemos essas ações obrigatórias como uma oportunidade de a franquia ter acesso a uma inteligência de mercado e a uma força de marca que, isoladamente, dificilmente alcançaria? 

As campanhas promocionais mais eficazes nascem de conhecimento. Quando uma franqueadora desenvolve uma ação para toda a rede, ela se apoia em dados. Falamos de análises consolidadas de sell-out, tendências de consumo regionais, performance de produtos e comportamento do consumidor coletados de centenas de pontos de venda. É a aplicação de Business Intelligence em larga escala, transformando um oceano de informações em uma única e poderosa alavanca de vendas. Para o franqueado, isso não é perda de controle, pelo contrário, é ganhar acesso a um cérebro estratégico que trabalha a seu favor

Nesse contexto, pensemos na jornada do cliente. Ele é impactado por uma campanha no Instagram da franqueadora e vai até a loja, mas a promoção não está ativa naquele PDV. A frustração gerada nesse momento não é um mero detalhe, ela quebra a confiança na marca como um todo. E essa percepção é decisiva: um levantamento realizado pela Foundever revelou que 80% dos clientes consideram a experiência de compra mais importante do que os próprios produtos e serviços oferecidos pela marca. Ou seja, uma experiência ruim pode realmente colocar um fim no relacionamento de um cliente com a marca. 

É aqui que a tecnologia assume um papel transformador. A capacidade de parametrizar uma promoção como obrigatória no ponto de venda não é uma ferramenta de controle, mas sim de eficiência: ela elimina o atrito. Em vez de o franqueado precisar cadastrar manualmente uma oferta, correr o risco de erros ou simplesmente esquecer de ativá-la, o sistema faz isso por ele. De forma automática e transparente, a estratégia da rede é ativada no caixa. 

Essa automação libera o franqueado do trabalho operacional para que ele seja protagonista onde é insubstituível: na gestão da sua equipe, no atendimento encantador ao cliente e na execução brilhante da campanha na loja. A mensagem da franqueadora se transforma. Ela deixa de ser "faça isso" para se tornar "nós analisamos o mercado e lhe entregamos a melhor estratégia. Agora, use seu talento local para encantar o cliente e maximizar os resultados". 

Portanto, a próxima vez que uma campanha centralizada for apresentada, o convite é para olhá-la sob esta nova ótica. Não como uma regra de cima para baixo, mas como o resultado de uma poderosa inteligência de rede, desenhada para fortalecer a marca, otimizar a operação e, no fim do dia, colocar mais resultado no bolso de quem está na ponta. É a verdadeira parceria em ação, na qual a visão macro e a execução local se unem para criar algo muito maior do que a soma de suas partes.

Elói Assis é diretor-executivo de Produtos para Varejo da TOTVS

*O artigo publicado não reflete, necessariamente, a visão do Portal Sua Franquia, sendo de expressa responsabilidade do autor.
Imagem: Freepik

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?