O setor de turismo voltou a ocupar lugar de destaque no franchising brasileiro. Impulsionado pela retomada das viagens, pela valorização do turismo nacional e pelo avanço das plataformas digitais, o segmento encerrou o primeiro trimestre de 2025 com crescimento de 14,7%, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Com isso, ocupa a terceira posição entre os mercados que mais cresceram no setor de franquias neste ano.
Mais do que uma recuperação, estamos vivenciando uma transformação. O perfil do consumidor mudou — ele deseja experiências personalizadas, agilidade no atendimento e, principalmente, segurança e praticidade na hora de planejar. Para atender a esse novo viajante, as redes de franquia têm desempenhado um papel essencial: estruturam modelos de negócio prontos para escalar com qualidade, entregam suporte completo e conectam os franqueados às melhores condições comerciais do mercado.
Esse novo ciclo do turismo no franchising também é marcado por um olhar mais estratégico sobre o consumidor. As redes que crescem são aquelas que investem em treinamento, tecnologia e curadoria — e não apenas em volume de vendas. Além disso, o crescimento das viagens corporativas, dos intercâmbios e do turismo de experiência tem aberto espaço para a diversificação do portfólio e o fortalecimento das marcas no interior e em cidades médias, com alto potencial de consumo.
O turismo voltou a ser prioridade na vida das pessoas — e as redes de franquia têm se mostrado um caminho seguro e promissor para quem quer empreender nesse setor. Mais do que acompanhar esse movimento, a TZ Viagens tem acompanhado esse movimento e buscado conectar empreendedores às novas oportunidades que surgem em um mercado em plena expansão.
Paulo Manuel é fundador e CEO da TZ Viagens
Imagem: Canva
*O artigo publicado não reflete, necessariamente, a visão o Portal Sua Franquia, sendo de expressa responsabilidade do autor.