Notícias / Eventos / AFRAS promove iniciativas em prol da sustentabilidade durante a ABF Franchising Expo 2013

AFRAS promove iniciativas em prol da sustentabilidade durante a ABF Franchising Expo 2013

Compartilhe:   

Sempre preocupada em incentivar práticas sustentáveis e ações de responsabilidade social empresarial entre as pequenas e médias empresas (franquias), a Associação Franquia Sustentável – AFRAS – promoverá diversas iniciativas durante a  22ª edição da ABF Franchising Expo, com o intuito de conscientizar os empresários do setor.

A AFRAS programa ações em várias frentes. Além da coleta seletiva do lixo, que será recolhido corretamente e destinado para cooperativas da região do entorno do evento, esse ano haverá novamente a compensação das emissões de gases de efeito estufa e também atividades sociais em prol de diversas organizações sem fins lucrativos.

“O volume de lixo gerado por um evento dessa amplitude é muito grande. Nossa intenção é orientar o expositor na escolha dos materiais e fazer com que o descarte do lixo seja realizada de forma correta”, ressalta Claudio Tieghi, presidente da AFRAS.

Para minimizar o impacto ambiental causado pela realização do evento, a AFRAS contabilizará a produção de gás carbônico (CO2)  durante a montagem e desmontagem dos estandes e pela visita do público oriundo do Estado de São Paulo. A compensação será feita  por meio da plantação de árvores na região do Xingu, em Mato Grosso, e na Bacia Hidrográfica de Jacareguaçu, interior de São Paulo, que abrange 11 afluentes do Rio Tietê. 

A plantação na região da Bacia Hidrográfica de Jacareguaçu irá impactar diretamente na vida dos moradores da região, que muitas vezes sofrem por conta de enchentes decorrentes das chuvas.

“Esse movimento realizado com o apoio da ABF e AFRAS é uma tendência. Estamos sempre preocupados em dar o exemplo, incentivando ações deste porte”, diz a gerente de sustentabilidade, Fernanda Esposito.

De acordo com Tieghi, alinhar a maior feira de franchising do mundo com o tema sustentabilidade é muito importante. Isso faz com que as marcas se engajem ainda mais com as ações que propomos e se preparem para as novas exigências do mercado. “Atualmente, a atitude da empresa perante a sociedade e o meio ambiente é cobrada tanto pelos parceiros comerciais como pelos investidores e clientes das marcas. Essa cobrança será cada vez mais forte”, afirma.

Espaço Social
A AFRAS será responsável também pelo Espaço Social, que reunirá empresas de franquia que comercializarão produtos durante o evento cuja renda será destinada a projetos com foco na educação de crianças e adolescentes. O espaço terá como madrinha a apresentadora Xuxa Meneghel, que fará pessoalmente sua inauguração no dia 12 de junho. As entidades que receberão recursos dessa iniciativa são ACORDE, Amparo Maternal, Associação de Amigos do Autista, Associação de Amigos Excepcionais do Brooklin (AAEB) e Fundação Xuxa Meneghel.

Para a gerente de sustentabilidade da AFRAS, Fernanda Esposito, quando as marcas participam de ações como o Espaço Social fortalecem ainda mais a parceria em prol do bem comum e da responsabilidade social. “Iniciativa como essa é um caminho positivo para que as empresas possam auxiliar crianças e adolescentes com foco da educação”.

Prêmio Estande Sustentável
O Prêmio Estande Sustentável está na sua terceira edição e é um incentivo para que os expositores adotem os princípios da sustentabilidade na produção e montagem de seus estandes.

A premiação será dividida em cinco categorias, de acordo com o tamanho do estande: básico, pequeno, médio, grande e mega.

A novidade desta edição é que, além da marca expositora, a empresa montadora de cada estande vencedor também ganhará o prêmio.

“Para engajar todos os elos dessa cadeia nós oferecemos um guia de como escolher materiais e montar um estande mais sustentável para as empresas  responsáveis pela  montagem. Com isso, multiplicamos esse know how e em pouco tempo extrapolará a feira de franchising e certamente será adotado por outros eventos também. As montadoras adoraram a ideia”, explica o presidente da AFRAS.

A avaliação dos estandes será realizada por auditores credenciados durante a montagem e a realização da feira. O troféu será entregue na sexta-feira, dia 14 de junho.

:: Leia mais:  ABF anuncia os Destaques do Franchising em 2012

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?