8 tendências que estão na mira das maiores redes de franquias

8 tendências que estão na mira das maiores redes de franquias

Quais são os elementos de sucesso do franchising? Este assunto foi apresentado em um dos Summits Internacionais, na manhã do segundo dia da Convenção Anual da IFA - International Franchise Association, que ocorre nesta semana em Las Vegas. O evento reúne os melhores especialistas do franchising, entre eles o time do Grupo BITTENCOURT.

A palestra "Elementos do franchising de sucesso – Trabalhando em tempos de dificuldade econômica" apresentou a evolução do franchising, fatores de sucesso no desenvolvimento das franquias e os desafios atuais do setor. A apresentação foi marcada por uma listada de 8 tendências que estão na mira das maiores redes de franquias norte-americanas. Confira:

1) Price/Value:
forte foco na redução de custos e em melhoria de preços;
2) Envelhecimento da população: empresas precisam oferecer novos produtos e serviços para esse segmento de público;
3) Força de trabalho feminina: alta representatividade da mulher no mercado de trabalho e nos negócios;
4) Estilo de vida: negócios ligados a fitness, dietas e alimentação saudável tem boas perspectivas de crescimento. Exemplo disso foi a adequação dos menus de grandes redes de alimentação como 7 Eleven, Mc Donald’s e Subway, que oferecem variedades de saladas e vegetais em seus cardápios.
5) Foco nas minorias: a importância das comunidades locais, das diferentes raças e culturas de outros países demandam inovação na forma de se relacionar, desde o atendimento até a divulgação dos seus produtos e serviços para esse contingente populacional.
6) Private Equity: a participação de capital privado vem acontecendo muito nas franquias. Por ser um modelo já testado, a franquia acaba se tornando atraente para o capital privado. Porém, para atrair a atenção dos fundos, a franqueadora deve estar organizada.
7) Social Media: os franqueadores precisam de políticas bem definidas para entrar nesse universo. É importante acompanhar o que tem sido dito sobre sua marca, e a forma de se relacionar na rede reflete diretamente na imagem da empresa.
8) Governo: o mercado de franquias é um importante segmento da economia e, hoje, o franchising é reconhecido pelo Governo, pelo legislativo e pela sociedade em geral.  O impacto desses poderes no mercado de franquias é cada vez maior – tanto para o franqueador quanto para os franqueados – uma vez que pode exigir adaptações em seus produtos e serviço. Por exemplo, a legislação que obriga a redução do sódio nos alimentos e consumo de refrigerantes. No que tange ao sistema financeiro, a elevação das taxas de juros e de crédito afetam também os negócios.

A lista foi definida pelos executivos Jim Amos Jr., CFE da Tasti D-Lite, Philip Zeidman e Dennis Wieczoreck, ambos da Piper  LLP, John  Hamburger, do Franchise Times, e Jack Earle, da Earle Enterprises LP, franqueado de multi unidades do McDonald’s.

:: Assista: Dicas de Private Equity com Pam Hendrickson
:: Assista: A importância do compliance nas redes de franquia com Victoria Blackwell
:: Acompanhe a cobertura em tempo real da Convenção Anual da IFA 2013 pelo Facebook