Notícias / Eventos / Brasil participou como convidado de honra da Franchise Expo Paris

Brasil participou como convidado de honra da Franchise Expo Paris

Feira é reconhecida como a maior do mundo voltada para o setor de franquia

Compartilhe:   

Terminou nesta segunda-feira (16/03), a participação brasileira na Franchise Expo Paris. As oito marcas nacionais presentes - Arezzo, Bob`s, Hering, Igui Piscinas, Mar Rio, Morana, O Boticário e Via Uno - apresentaram seus conceitos e produtos para um público qualificado e interessado nas novidades nacionais.

Reconhecida como maior feira do mundo voltada para o setor de franquia, o evento contou com mais de 450 marcas de negócios de franquia, sendo a maioria de origem francesa, e também com a participação de pavilhões vindos da Espanha e Estados Unidos.

Com estandes bem elaborados, a Franchise Expo Paris é segmentada por setor de atividade, onde se destacam os negócios ligados a panificação, chocolateria, floricultura e cosmética e perfumaria. Segundo o presidente da Federação Francesa de Franquias, Guy Grass, a crise econômica afetou menos o mercado francês se comparado a outros países europeus, como Espanha e Alemanha, e tem favorecido o crescimento da franquia, assim como verificamos no Brasil.

Por ser o país convidado de honra, o Pavilhão Brasil ocupou local de destaque na feira, numa área de mais de 100m², posicionado junto à entrada principal do evento, onde os empresários brasileiros atenderam pessoas interessadas de diferentes localidades da França, Espanha, Marrocos, Argélia e países árabes.

O Brasil também teve destaque nos principais eventos promovidos pela feira. O Presidente da ABF, Ricardo Bomeny, foi convidado para participar da cerimônia de abertura e fez questão de afirmar que o nosso país é uma potência mundial do franchising, que conta hoje com marcas de classe internacional. `Nosso mercado vem num ritmo de crescimento contínuo nos últimos anos, sempre acima do crescimento do PIB e está aberto para receber conceitos internacionais`, declarou.

Na cerimônia do Franchise Award 2009, Bomeny subiu novamente ao palco para entregar ao representante da Via Uno, Fábio Conrado (gerente internacional de franquias), o troféu de melhor franquia internacional, concedido pela Federação Francesa de Franquias (FFF).
A comitiva brasileira recebeu a visita do Presidente da Comissão de Turismo da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, o Deputado João Pedro Figueira e do presidente e vice-presidente da ABF Rio, Beto Filho e Alain Guetta respectivamente, que prestigiaram o Pavilhão Brasileiro e as empresas participantes. O Pavilhão Brasileiro também contou com a presença e o apoio de Bruno Amado, gestor da APEX-Brasil para o projeto de franquias.

No último dia da feira, a ABF promoveu um seminário na Embaixada do Brasil em Paris, para uma platéia formada por empresários e jornalistas franceses interessados em conhecer mais sobre o mercado brasileiro de franquias e as marcas presentes ao evento. O encontro foi organizado pela Câmara de Comércio do Brasil na França.

Estiveram presentes 35 pessoas no seminário, que foi conduzido por José Schwartz e contou com a participação do diretor executivo da ABF, Ricardo Camargo e do Presidente do Conselho de Administração da Câmara de Comércio do Brasil na França e ex-Embaixador da França no Brasil, Philippe Lecourtier.

O objetivo do encontro foi promover uma maior integração entre os dois países, que oferecem sistemas de franchising maduros e conceitos inovadores. As franquias francesas interessadas em prospectar o mercado brasileiro contarão como apoio da ABF e as franquias brasileiras que fizerem o caminho inverso contarão com a colaboração da Federação Francesa de Franquias (FFF). A próxima etapa será promover a participação de empresas francesas na ABF Franchising Expo 2009, que acontece de 17 a 20/06/09, em São Paulo.

O Pavilhão Brasileiro foi uma realização da ABF em parceria com a Agência Brasileira de Promoção a Exportações e Investimentos (APEX-Brasil). Já estão em andamento os estudos para o lançamento da 3ª etapa do projeto, que terá início em meados de 2009 e previsão de duração de dois anos. Em breve a ABF divulgará novas informações.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?