Notícias / Gurus / Entenda o fator multiplicador que gerou o franchising

Entenda o fator multiplicador que gerou o franchising

Por Ricardo Branco*

Compartilhe:   

 

Seguindo a ideologia de que o franchising nasceu através da Igreja Católica e que os fundamentos deixados por Jesus na própria bíblia foram onde instauraram o processo do franchising através das práticas realizadas no início da idade média, conseguimos entender de modo simples que até mesmo o empreendedorismo está totalmente ligado as mensagens deixadas por ele. Vejamos:

 

     • Pessoas carismáticas e habilidosas atraem pessoas; seguia-a numerosa multidão porque tinham visto os sinais que ele fazia na cura dos enfermos.

 

     • Estar preparado para quando surgem oportunidades; então, Jesus, erguendo os olhos e vendo que grande multidão vinha ter com ele, disse a Felipe: Onde compraremos pães para lhe dar a comer? E aí multiplicou os pães, dando a todos o que comer.

 

     • Como aumentar a capacidade; então disse ele: vai, pede emprestadas vasilhas a todos os teus vizinhos; vasilhas vazias, não poucas.

 

Esses fundamentos e muitos outros que podemos verificar ao ler a bíblia, maior manual não só para a vida, mas para tudo que quisermos fazer, sempre foi Norte que regiu a Igreja [Católica] , fazendo que cada fiel, padre ou membro dela os respeitassem.

 

No nascimento do franchising, nada acontece de forma diferente, o termo francês franchise usado na idade média para conceder licenças, era a forma de autorizar os senhores de terras a coletar taxas em nome da Igreja [Católica], o famoso royalties conhecido hoje no mundo atual.

 

Imaginem que em números aproximados da Igreja [Católica] contam com uma rede de mais de 250 mil igrejas, paróquias, entre outras espalhadas pelo mundo inteiro. O que tem maior que isso?

 

Conheça os nossos gurus/colunistas

 

 O franchise depois seguiu com essa estrutura, porque?

 

Vantagens:

 

     • Maior controle organizacional;

     • Uniformidade nas decisões;

     • Comunicação vertical;

     • Maior facilidade de avaliar determinadas decisões;

     • Evitar alguns prejuízos e desperdícios;

     • Evitar duplicação de processos e tarefas.

 

Padronização

     • Manual;

     • Royalties;

     • Layout;

     • Expansão;

     • Força da marca.

 

Imaginem controlar todo esse patrimônio, só mesmo tendo uma administração centralizada, ai vem a força do Vaticano, regido tudo de forma verticalizada, onde todos partem de um só lugar.

 

Um caminho sem volta que hoje tem um crescimento de multiplicação muito grande e faz com que muitos realizem o sonho de empreender!!

 

*SOBRE RICARDO BRANCO

Piloto comercial com formação em Economia pela Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Porém seguiu no segmento de alimentação tendo atuado como Diretor de Marketing na época na maior rede de lojas franquias de música do país, onde se especializou e se formou no Franchise pela Franchising University. Seguiu atuando nesta área até em 2018 assumir a Diretoria Executiva e Operacional de uma Feira de Franquias presencial de baixo custo e diferenciada onde acabou levando diversas marcas a expandir pelo Brasil e realizando o sonho de muitos a empreender. Na chegada da pandemia assumiu a Diretoria executiva da Feira Virtual de Franquia (FVF) e ao lado do Henrique Mol, vem levando diversas empresas a continuarem a divulgar seus modelos de negócios através do franchise com diversas estratégias inovadoras neste mercado tecnológico e desafiador.

 


CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ

 

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?