Notícias / Saúde, Beleza e Bem-Estar / Rede de franquia Sorridents há 23 anos democratiza a saúde bucal no Brasil

Rede de franquia Sorridents há 23 anos democratiza a saúde bucal no Brasil

Para expandir, a marca aposta em máster franqueados e assim se mantém como uma das redes mais premiadas do segmento de beleza e saúde

Compartilhe:   

A rede de franquias Sorridents é uma das marcas líderes e pioneiras do ramo de clínicas odontológicas. No mercado há 23 anos, a empresa disponibiliza para novos franqueados dois modelos de negócios a partir de R$200 mil de investimento inicial. Com isso, o objetivo da rede é estar em todos os pontos do Brasil, a fim de democratizar a saúde bucal no país.

Em relação à posição da Sorridents no setor, ela está entre as redes mais premiadas do segmento de saúde e bem-estar e é a única marca de franquias de clínicas odontológicas que virou case de estudo na americana Harvard Business School, a mais importante escola de negócios do mundo. Em seu histórico está o prêmio de Selo de Excelência da ABF e o da Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Para expandir a rede de franquia aposta em máster franqueados como, por exemplo, Moyses Benetti, de 53 anos, que atualmente possui 4 unidades da marca, todas na zona leste de São Paulo.

Segundo Moyses, entre os desafios de gerenciar mais de uma unidade franqueada está a logística para se fazer presente em todas. “Tenho que me organizar e me dividir com outro sócio para fazer o acompanhamento presencial das unidades. Não funciona dar uma passadinha nas franquias. Temos que escolher um dia e nos dedicar, durante todo esse dia, para fazer o acompanhamento daquela unidade”, comenta.

E esse aspecto traz um segundo desafio: manter a equipe motivada, uma vez que ele não está presente em todos os momentos da clínica. Por essa razão, considera necessário promover e manter a alta gestão, ou seja, a equipe deve estar disciplinada mesmo que ele não esteja presente. “Para isto, é necessário fazer da comunicação uma coisa constante em todos os aspectos e criar artifícios para potencializar cada vez mais o perfil de alto gestor. Acompanho o dia a dia das unidades e faço o treinamento, mas deixo claro que no dia a dia a decisão é da equipe que confiei, por isto, contrato os melhores profissionais para me dedicar as questões mais estratégicas”, conta Moyses.

Para atingir esse objetivo, o empresário sempre busca tirar da equipe tarefas que possam atrapalhar os resultados. Segundo o máster franqueado, a equipe tem que estar focada na função que foi confiada. Tarefas administrativas podem interferir no foco da equipe e consequentemente na performance da franquia.

Por outro lado, ser máster franqueado traz a vantagem de ter um departamento financeiro e administrativo centralizado e equilibrado, com metas diárias claras cada unidade. Com isso, há também redução de mão de obra, ou seja, para atividades indiretas, uma equipe consegue cuidar de todas as unidades. Há sinergia também em relação a materiais, equipamentos e profissionais. “Quebrou o equipamento em uma unidade eu pego de outra e consigo conduzir até que este seja reparado, compartilho materiais e mão de obra quando necessário entre elas. Também temos um poder de negociação melhor junto aos fornecedores.  Quando eu fecho com um fornecedor eu já fecho para todas, isto me dá um poder maior poder de barganha” ”, complementa.

A dica de Moyses para quem quer ser um máster franqueado é ter ciência que há momentos de trabalho redobrado. O foco tem que ser sempre na unidade mais nova e a que tem desempenho inferior. Olhar para a gestão de uma forma macro e não só para faturamento, por exemplo, se há um problema de equipe isto a longo prazo pode refletir no desempenho de toda a rede. O empresário visa abrir mais duas unidades Sorridents em 2019.

Clique aqui e confira mais opções de franquias de Beleza e Saúde

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?