Notícias / Eventos / Produção e venda de açaí geram cerca de 25 mil empregos diretos no Brasil

Produção e venda de açaí geram cerca de 25 mil empregos diretos no Brasil

Com a popularização da fruta, o consumo vem aumentando ano após ano.

Compartilhe:   

 

Antes de chegar até a mesa do consumidor, o açaí passa pelas mãos de muitas pessoas. Desde o ribeirinho, que atua diretamente no cultivo do fruto, até os funcionários das fábricas responsáveis por extrair a polpa e colocar à venda. Com o produto já pronto para consumo, acontece o transporte até mercados e lojas de franquias e, por fim, à mesa do consumidor. Segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), as atividades que envolvem o açaí geram cerca de 25 mil empregos diretos e movimentam R$40 milhões.

 

Com a popularização da fruta, o consumo vem aumentando ano após ano. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o volume e o valor da exportação do açaí em janeiro de 2020 foi aproximadamente o dobro do exportado na mesma época em 2019. Apesar de a pandemia de Covid-19 ter diminuído um pouco os números, a fruta do açaizeiro segue sendo uma das principais fontes de renda na região norte do Brasil. Ainda segundo a Conab, a produção do açaí significa 70% da fonte de renda da população ribeirinha no Pará.

 

Só no estado paraense são aproximadamente 70 indústrias que trabalham exclusivamente com o açaí, segundo a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas). No período de safra, são comercializados cerca de 150 mil litros de açaí, gerando mais de 150 mil empregos.

 

Essa é uma das razões pelas quais é importante escolher por uma franquia de açaí. Além da alta lucratividade o ano inteiro, ao se tornar um franqueado, você estará contribuindo para a subsistência de milhares de famílias numa região que precisa garantir sua preservação ambiental.

 

Conheça os modelos de franquia da Maria Açaí através do link: https://materiais.mariaacai.com.br/seja-um-franqueado

  

Saiba mais sobre a franquia Maria Açaí!

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?