Sua Franquia responde:  saiba tudo sobre franquias

Como funciona o sistema de franquia?

O sistema de franquia funciona por meio de uma negociação onde o investidor adquire o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador.

O franqueador por sua vez avalia o perfil do investidor e faz uma oferta para que ele se torne parte da sua rede de franqueados por meio da circular de oferta de franquia, em 10 dias o investidor pode aceitar ou não seguir adiante com o negócio e assinar o contrato de franquia.

A partir dessa etapa, o investidor torna-se um franqueado e parte do sistema de gestão da franqueadora, tendo subsídio para evoluir o negócio. Há ainda a possibilidade de tornar-se um máster franqueado adquirindo direitos pela franqueadora de subfranquear novas unidades.

O que é ter uma franquia?

É abrir um negócio próprio utilizando-se da expertise e know how de uma empresa consolidada e replicar seu modelo de negócio sob suas orientações. 

Qual a diferença entre franqueador e franqueado?

Franqueadora é a empresa que deseja conceder a outrem os direitos de uso de sua empresa por meio do sistema de franqueamento de unidades.

O franqueado é o investidor que realizou a compra de uma franquia e vai operá-la com a cessão de direitos pelo franqueador. Mas "ser um franqueado" não se resume apenas a isso, o franqueado além de empreendedor é também um investidor e pode expandir seu negócio por meio da compra de novas franquias e em alguns casos tornar-se um master franqueado da marca com a autorização de encontrar novos investidores e vender franquias.

O que é o sistema de franquia ou de franchising?

É o formato de modelo de negócio em que o franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marcas e patentes, com a distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos e serviços. 

Como funciona a taxa de franquia?

Segundo Claudia Bittencourt da consultoria BITTENCOURT, a taxa de franquia é o valor cobrado pela franqueadora que corresponde à concessão do uso da marca pelo franqueado. Ela é paga pelo franqueado no momento da assinatura do contrato e é um valor fixo e único cobrado neste momento.

Essa taxa remunera a franqueadora em licença de direito de uso da marca, capacitação inicial do franqueado e de sua equipe antes da inauguração e transferência de know-how.

Antes da abertura, o franqueado deve recebert orientação quanto ao sistema de gestão, os fornecedores da rede, a reforma e as instalações da unidade, identidade visual e todos os outros aspectos e informações que o franqueado precisa saber para colocar o negócio em funcionamento.

Os franqueadores no momento da assinatura do contrato de franquia ou durante o programa de capacitação inicial entregam os manuais de operação da unidade, o que também faz parte do material de apoio e transferência de know how. A taxa de franquia faz parte do investimento inicial que o franqueado deve realizar e deve vir explícita na planilha de investimento divulgada pela franqueadora.

A rede pode optar por não cobrar esse valor, mas isso não significa que ela está livre de fornecer o que foi citado. Esta decisão pode fazer parte de um plano estratégico para o início da expansão como forma de atrair mais candidatos em um menor espaço de tempo ou porque já está embutida no estoque inicial ou outro item da franquia.

O importante é a responsabilidade dela com o franqueado por se tratar de um sistema de franquia, que sem a transferência de um modelo já consolidado não funciona. 

Qual a diferença entre taxa de franquias e royalties?

A taxa de franquia é o valor cobrado pelo franqueador pela cessão de direitos de uso da empresa em uma única parcela na assinatura do contrato enquanto os royalties tratam de um percentual em cima do valor de compras ou faturamento recolhido regularmente pelo franqueador, este percentual permite uma remuneração variável ao franqueador de acordo com o desempenho do franqueado.

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Saiba mais: Como abrir uma franquia

 

Últimas Notícias

Mídias Sociais

104K

Follow