Retorno de Investimento: mitos e verdades

Enviado em 31/12/2008 às 21:00:12

Você sabe como é feito o cálculo do retorno de investimento? Mais do que isso, você sabe qual é o papel do franqueado e do franqueador para que o retorno ocorra no prazo estimado?

Motivo de muitas dúvidas e preocupação entre aqueles que estão buscando a primeira franquia, o retorno de investimento é o espaço de tempo aproximado para obter de volta o capital investido na implantação do negócio, incluindo valores com a reforma, mobiliário, equipamentos, estoque inicial etc.

Para nos ajudar a esclarecer as dúvidas em torno do tema, conversamos com Janete Nagasawa, Consultora do Grupo BITTENCOURT. Confira a entrevista e também veja a lista que ela montou para nós, com mitos e verdades sobre o retorno de investimento.

Sua Franquia: Como é calculado o retorno de investimento?
Janete Nagasawa: Existem variações, mas em geral divide-se o montante investido pelo lucro líquido mensal da operação. Cálculos mais criteriosos também consideram uma taxa de desconto, que inclui o custo de alternativas de investimento, bem como a taxa de risco inerente ao negócio em questão.

SF: Por que os prazos de retorno de investimento são tão parecidos entre as redes franqueadoras?
JN: O mercado possui alguns parâmetros em relação a prazos desejados, de acordo com o montante investido e o segmento do negócio.  Como este retorno depende de diversos fatores, como cenário econômico, aquecimento do segmento, e principalmente do empenho do franqueado, torna-se complexo afirmar um prazo de forma taxativa, motivo pelo qual as franqueadoras, de uma maneira geral, se utilizam de sua experiência com os negócios da rede, para indicar um período mínimo e máximo para o retorno ocorrer.  Por experiência na avaliação de diversos negócios, observa-se que, para os segmentos mais comuns como, por exemplo, alimentação e acessórios pessoais, os investimentos para montar o negócio acabam sendo muito próximos, e por, consequência, os prazos de retorno também. Mas esta situação não é uma regra, pois depende muito da especificidade de cada negócio.

SF: Qual o papel do franqueado para que o retorno de investimento aconteça no prazo estimado?
JN: O franqueado precisa ter um planejamento claro de metas, acompanhando resultados e atuando ativamente na captação, retenção e otimização de suas vendas, por meio de uma equipe altamente capacitada.  O planejamento permite que, em casos de resultado abaixo do esperado, possa se estruturar um plano de ação para reversão da situação, para não comprometer o prazo de retorno estimado.

SF: E qual é o papel da franqueadora?
JN: Acompanhar de perto o desempenho de cada unidade, com uma consultoria de campo capacitada para apoiar de forma efetiva o franqueado.  A franqueadora deve ter o foco em estratégias – de marketing, de produtos, de ponto de venda, gerando fluxo e consumo da marca. O objetivo final é a satisfação do franqueado, seja com a marca, seja com seus ganhos.

MITO OU VERDADE?


O retorno rápido do investimento pode ocorrer.
VERDADE
O retorno rápido ocorre quando a franquia é implantada em condições melhores do que as estabelecidas no plano de negócio. Principalmente no que se refere à otimização de custos, condições favoráveis do mercado, bem como a dedicação do franqueado, trazendo um aumento expressivo nas vendas previstas, com consequente aumento de lucro liquido e diminuição do tempo de retorno do investimento.

Terei retorno fácil ao optar por uma franquia.
MITO
Como qualquer outro negócio, uma franquia também envolve risco, já que o sucesso do negócio não depende apenas de uma marca conhecida, mas principalmente do empenho do franqueado na região, para que o negócio prospere. Porém, a opção pela franquia facilita o retorno e minimiza os riscos face aos negócios independentes.

A franqueadora tem papel fundamental no retorno do investimento do franqueado.
VERDADE
A franqueadora tem o papel fundamental de desenhar um modelo de franquia viável ao mercado, baseado em premissas reais, dentro dos princípios do ganha-ganha, essencial para a manutenção de qualquer rede de franquias. Um negócio bem estruturado, validado, com uma equipe competente de suporte à rede pode, sim, fazer muita diferença, facilitando o retorno do investimento, conforme previsto.

Vender muito significa retorno rápido do investimento.
MITO
O retorno depende não somente das vendas, mas da equação Vendas x Custos.  Um lucro líquido alto significa, sim, retorno mais rápido do investimento.

Últimas Notícias

Mídias Sociais

104K

Follow