ABF anuncia os Destaques do Franchising em 2012

Enviado em 22/04/2013 às 12:15:30

A Associação Brasileira de Franchising, ABF, anuncia os vencedores da 19ª edição do Prêmio ABF Santander Destaque do Franchising. O prêmio é conferido anualmente aos profissionais e redes que mais se destacaram ou contribuíram para o desenvolvimento do sistema de franchising brasileiro.

O prêmio é composto por cinco categorias: Franqueador do Ano, Franqueado, Jornalismo (Jornal, Revista e Mídia Digital), Trabalho Acadêmico e Personalidade do Franchising (Setor Público e Privado).

Uma das categorias mais concorridas do prêmio, Franqueador do Ano, foi entregue para a Água Doce Sabores do Brasil. Comandada pelo empresário Delfino Golfeto, a marca que nasceu na cidade de Tupã, no interior de São Paulo, oferece pratos e bebidas de diversas regiões do Brasil.

A marca Havaianas foi a vencedora na categoria Franqueado, com o case “Proposta de otimização de estoque”. Os franqueados Enzo Roberto de Moraes e Ângela de Moraes criaram uma forma de armazenar as sandálias no estoque do quiosque de modo que otimizassem cada espaço disponível, garantindo a ocupação máxima sem qualquer prejuízo ao produto. Os quiosques estão localizados no Super Shopping Osasco e no Shopping Tamboré, na grande São Paulo.

Já na categoria Trabalho Acadêmico, o premiado foi Pedro Lucas de Resende Melo, da Universidade de São Paulo. Ele levou o prêmio por seu estudo sobre “Internacionalização das Redes de Franquias Brasileiras: Uma Análise Organizacional e Institucional”

Além de premiar as marcas que mais se destacaram no setor, a ABF também agracia as Personalidades do Franchising nos setores público e privado.

O homenageado do Setor Público foi Luiz Barretto, presidente do Sebrae Nacional, pelo desenvolvimento das pequenas e médias empresas, além do apoio aos futuros empreendedores que desejam ingressar no setor de franchising. 

O prêmio Personalidade do Setor Privado foi entregue a Alberto Saraiva, fundador do Habib´s. O empresário foi reconhecido pelo sucesso da marca, que assegura o segundo lugar no ranking de faturamento do setor de alimentação, por conta do grande volume de venda de seus produtos e baixo preço.

Na categoria Jornalismo (Jornal, Revista e Mídia Digital) os vencedores foram: Jane Soares, do Jornal Valor Econômico, com a matéria “O difícil aprendizado do mercado externo”; Rafael Farias Teixeira, da Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, pela reportagem “Como usar as mídias sociais dentro das franquias?”; e Larissa Coldibelli, do Portal UOL, com a matéria “Lojas comuns podem virar franquias; veja marcas que fazem a conversão”.

:: Leia mais: Grupo BITTENCOURT apresenta os TOP 25 do Franchising Brasileiro

Últimas Notícias

Mídias Sociais

104K

Follow