Franquias Home Office: como ter o próprio negócio sem sair de casa - Perfil - Portal Sua Franquia - O Portal dos Bons Negócios

Franquias Home Office: como ter o próprio negócio sem sair de casa

Enviado em 05/06/2013 às 11:07:47
franquia, franquias, franquia serviços, doutor resolve, home office

Já pensou em abrir o próprio negócio dentro do conforto de casa? Pois esta é a forma que muitos empreendedores vêm adotando para cuidarem de seus negócios. Eles resolveram abrir as chamadas franquias Home Office, unidades franqueadas que não precisam de ponto comercial para funcionar e podem ser abertas dentro da residência.

David Pinto, presidente e fundador da rede de franquias Doutor Resolve – Soluções em Serviços, que possui mais de 500 unidades pelo Brasil, também trabalha com franquias em modelo Home Office. Em 2012, a rede, que até então oferecia apenas serviços de reparos e reformas, inaugurou uma nova marca pioneira em oferecer manutenção de eletrodomésticos, a qual também permite que os franqueados possam ter a franquia dentro de casa: a Doutor Resolve - Ar Condicionado e Eletro. “Grande parte dos orçamentos da empresa acontece na residência do cliente, ou seja, ele raramente se desloca até uma unidade para solicitar serviços, já que estes são solicitados por telefone ou internet. Por isso, disponibilizarmos também franquias Home Office”, afirma David, quem completa que ter um ponto comercial para oferecer os serviços de reparo de eletros ficará por conta do franqueado que, obviamente, arcará com maiores custos do que se trabalhasse em seu próprio lar.

Para o presidente da Doutor Resolve esta é, certamente, a primeira vantagem de uma franquia dentro da residência: o custo de implantação. “Um franqueado que atua no sistema Home Office precisa de menor investimento para implantação, uma vez que nessa modalidade não há investimentos altos com colocação de fachadas e outras adequações da infra-estrutura”. Ele também destaca que, com um investimento inicial menor, no futuro o franqueado poderá ter uma reserva de caixa maior proveniente da economia com a instalação da franquia.

Mas há que se ter alguns cuidados essenciais no momento de abrir uma franquia Home Office. De acordo com David, um dos maiores riscos que o empreendedor pode cometer trabalhando em casa é misturar a rotina do trabalho com as rotinas do lar. Ele ressalta que muitos franqueados, por exemplo, acabam pedindo auxílio para seus familiares em relação a algumas rotinas da franquia. “Um caso clássico é quando o franqueado solicita aos seus parentes que atendam ao telefone da franquia, e aqui temos outro erro comum: o empresário utiliza o mesmo número telefônico de sua residência para falar com os clientes, e nem sempre os familiares compreendem que o atendimento é padronizado, que segue um roteiro e ainda, que precisa ser registrado em um sistema de gestão”, diz o empresário.
David alerta que esses erros podem ser facilmente evitados quando o franqueado encara seu Home Office como escritório, ou seja, que estar junto ao seu lar é uma conveniência, mas a empresa deve ser separada da rotina da residência (e dos recursos do lar, como o telefone).

Outro ponto de atenção destacado pelo diretor da Doutor Resolve diz respeito ao zoneamento da cidade pois, segundo ele, quando o franqueado opta por essa modalidade de franquia precisa estar certo que sua residência, na qual o escritório será implementado, permite esse tipo de adequação de acordo com o zoneamento da cidade.

Ele ressalta que, no caso da Doutor Resolve – Ar Condicionado e Eletro, é importante que o franqueado disponha de um local que comporte uma pequena oficina de reparos de eletros e que tenha as instalações de acordo com as normas de segurança e proteção contra descargas elétricas.
No que tange aos trâmites burocráticos para se abrir uma franquia Home Office, David ressalta que as exigências de abertura são as mesmas em relação a uma unidade com ponto comercial e o que o franqueado tem direito ao mesmo nível de suporte. “A mecânica do negócio é simples e soma-se aos cuidados de abrir uma empresa padrão. A operação segue os padrões de uma franquia com ponto, com a ressalva de que, dependendo da implantação que o franqueado opta, poderá ou não receber clientes”, afirma David.

O empresário ainda destaca que são muitos os franqueados que começam trabalhando em casa e, posteriormente, optam por ter um espaço comercial para administrar o negócio. “Essa evolução é importante, pois traz mais visibilidade à franquia e consequentemente à marca. Somado a isso, com a evolução do negócio, há a demanda de adequação de espaço  e estrutura de forma a comportar a operação sem perder a qualidade”.

Enfim, se lançar no mundo do empreendimento sem sair de casa e sem correr o risco de não deslanchar o negócio é perfeitamente possível, basta tomar as precauções necessárias. Jamais misturar a rotina do lar com a profissional, como apontou David, é uma delas.

:: Conheça franquias de serviços


As + lidas

24 horas 7 dias 30 dias
Único Asfaltos
Copyright © 2016 SuaFranquia. Todos os direitos reservados.