Franqueadoras ajudam no desenvolvimento do negócio?

Enviado em 29/05/2012 às 12:06:15

Abrir uma franquia parece mesmo o negócio ideal. Marca reconhecida, testada e aprovada por outros empreendedores, padronização de produtos, serviços e identidade. Enfim, tudo formatado e pronto para ser comercializado. Entretanto, com a falta de conhecimento, muitos franqueados recém chegados ao sistema e ainda inexperientes no setor ou na região, precisarão do acompanhamento e know-how do franqueador.

Em alguns momentos, desde a abertura da franquia até a evolução do negócio, o franqueado pode se sentir desorientado pela quantidade de informações, dados, orientações e conselhos que são repassados durante os treinamentos. Margem de lucro, diversidade de produtos e/ ou serviços, determinação do capital de giro necessário, divulgação do negócio e contato pós-venda são apenas algumas das tarefas que podem confundir os planos do empreendedor.

Com a proposta de estimular nas pessoas o hábito de consumo saudável e transmitir uma educação sustentável, a franquia Nação Verde, que possui linhas próprias de cosméticos e suplementos naturais, tem o desafio de mostrar aos franqueados da marca o conceito e objetivo da empresa com os consumidores. “Como os produtos da franquia são 100% naturais e orgânicos, e muitos consumidores acreditam que toda linha natural é cara ou possui sabor ruim, passamos ao novo franqueado todo o know-how para o sucesso da nova unidade, ajudando-o a pensar desde o ambiente das lojas até a apresentação e degustação dos produtos que oferecemos. Esta ação fortalece nossa marca e ajuda o empreendedor a superar esse paradigma. Além disso, estimulamos o franqueado e o orientamos a desenvolver parcerias locais com fornecedores que garantirão o vínculo com a cultura e comunidade local”, reforça Ricardo Cruz, sócio-fundador da rede.

A Sunbelt Business Brokers, líder mundial na intermediação de compra e venda de empresas, e que atua no Brasil há quase dois anos, oferece a todo novo franqueado um intenso treinamento, para que conheça as técnicas de como atuar nesse jovem e promissor mercado, inclusive ensinando como utilizar as 13 metodologias para avaliar e determinar o preço de uma empresa. Batista Gigliotti, master franqueado da Sunbelt para o Brasil, explica que “é vital que o franqueador compartilhe com seus franqueados as novas descobertas, técnicas e segredos que fazem o sucesso de uma marca. Essa troca de conhecimento é o primeiro dos muitos passos para uma franquia ter sucesso”.

Como forma de se diferenciar da concorrência, a Seven Idiomas, que em 2012 completou 25 anos de experiência no ensino de inglês e espanhol, oferece ao franqueado, além do suporte necessário para lidar com processos e novos alunos, a possibilidade de o mesmo atuar em quatro áreas de negócios (In House – unidade; Colégios – soluções em idiomas para colégios; In Company – soluções em idiomas para empresas; e Centro aplicador de exames internacionais – como Cambridge e D.E.L.E.). “Essa alternativa permite ao empreendedor aumentar sua lucratividade sem a necessidade de comprar e estruturar uma nova franquia. Com a maturidade da unidade, vamos estimulando o desenvolvimento de outras áreas como o In Company, Colégios, entre outras”, destaca Steven Beggs, CEO da rede.

A rede, para se diferenciar no acirrado mercado de idiomas, também disponibiliza ao franqueado uma equipe de assistência, que conta com especialistas em áreas distintas como comercial, operações, marketing, pedagógico e negócios, que tanto assessoram remotamente como visitam as unidades. Beggs ressalta que “como o sistema de gestão é online, conseguimos monitorar e auxiliar os franqueados com muita facilidade, muitas vezes até antes do mesmo perceber o problema”.

Últimas Notícias

Mídias Sociais

102k

Follow

16K

Follow

10K

Follow