Notícias / Vestuários e Acessórios / Marca detentora da Zara abrirá centenas de novas lojas

Marca detentora da Zara abrirá centenas de novas lojas

Crescimento é impulsionado pelo investimento em lojas ecoeficientes, sustentabilidade, pesquisa e desenvolvimento de novos materiais

Compartilhe:   

Marca detentora da Zara abrirá centenas de novas lojas: Crescimento é impulsionado pelo investimento em lojas ecoeficientes, sustentabilidade, pesquisa e desenvolvimento de novos materiais


A Inditex SA, proprietária da polêmica rede de moda Zara, divulgou na quarta-feira o lucro líquido de 952 milhões de euros (cerca de 1,01 bilhões de dólares) em vendas de 6,91 bilhões de euros, em comparação com estimativas de analistas de 961 milhões de euros e 6,94 bilhões.

O lucro líquido da Inditex em 2016 subiu 10% e as vendas para o ano apresentaram um recorde de 12% atendendo às expectativas. As vendas das mesmas lojas em todo o ano aumentaram 10%, ante 8,5% no ano fiscal de 2015, com um crescimento positivo em todas as áreas geográficas e em todas as marcas.

Durante o ano, a Inditex abriu 279 lojas em 56 mercados, incluindo cinco novos mercados. Com isso, a rede cresceu para 7.292 lojas em 93 mercados. A empresa planeja abrir entre 450 e 500 novas lojas em 2017, absorvendo 150 a 200 locais menores e acelerará suas operações de comércio eletrônico: a loja on-line da Zara entrará em operação na Tailândia e no Vietnã na segunda metade do ano.

A empresa afirmou que as despesas de capital ordinário este ano atingirão cerca de 1,5 mil milhões de euros, impulsionadas principalmente por investimentos em tecnologias para o cliente e projetos de pesquisa e desenvolvimento, ampliando a sua base de lojas ecoeficientes, atualizando suas operações logísticas e reforçando a coleção de vestuário em segunda mão e programas de reciclagem de fibras e pesquisa. 

O CEO da Inditex, Pablo Isla, apresentou o desempenho da empresa em 2016, em um cenário de forte desempenho no ano anterior e seus esforços contínuos para tornar as lojas mais sustentáveis, com mais programas de reciclagem e uso de tecidos alternativos. Durante os últimos cinco anos, a Inditex investiu mais de 7 bilhões de euros em sustentabilidade.

Ao todo, o número de lojas ecoeficientes da Inditex em todo o mundo subiu de 741 em 2016 para 4.519, correspondendo a 62% de sua base total de lojas.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?