Notícias / Hotelaria e Turismo / Segmento de hotelaria e turismo cresce 14,6% no 1º semestre de 2018

Segmento de hotelaria e turismo cresce 14,6% no 1º semestre de 2018

Fatores como alta do desemprego e modelos de negócios enxutos para novos franqueados tem movimentado o segmento.

Compartilhe:   

O segmento de hotelaria e turismo apresentou, dentro do setor de franching, o segundo maior crescimento no primeiro semestre de 2108. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising – ABF que apontou uma alta de 14,6%, em virtude do aumento nas vendas dos pacotes comerciais e das remodelações dos modelos de negócios das redes de franquias, que tanto atraem novos franqueados como fidelizam a clientela.

Para Cláudia Del Valle, diretora executiva da Ahoba Viagens, esse crescimento se deve ao fato de que as pessoas estão preferindo viajar a adquirir bens materiais, visto que só neste ano, a marca teve uma expansão de 4,9%. E, para isso, entre os maiores diferenciais da rede, está a capacitação de pessoas sem experiência anterior no segmento, que se tornam consultores de viagens. Vale observar que este benefício já vem incluso no valor de investimento inicial para novos franqueados.

“Nosso objetivo é incentivar o empreendedorismo, ajudando pessoas que estejam fora do mercado, ou que desejem recomeçar profissionalmente independente de sua faixa etária, a se tornarem consultores aptos a venderem sonhos”, comenta. A empresa conta com modelo de negócio que pode ser operado home based, com um investimento inicial de R$ 3.770, o qual pode ter seu pagamento parcelado em até 10 vezes no cartão de crédito.

Acompanhando o crescimento do segmento, a Encontre Sua Viagem (franquia especializada em serviços de turismo) também se manteve estabilizada, tendo inclusive conquistado um crescimento de 15% no segundo trimestre deste ano. Segundo Henrique Mol, diretor executivo marca, medidas como promoção e parcelamento deram uma alavancada na venda dos serviços. “Estamos adotando essa medida desde o ano passado. Por conta da economia, essas estratégias foram essenciais para motivar o brasileiro a viajar”, explica.

O empresário conta ainda que as viagens não deixaram de acontecer, ou seja, o que ocorreu é uma adaptação do mercado como um todo. De acordo com dados apurados pela marca, hoje os destinos mais procurados são nacionais ou em países vizinhos - principalmente a Argentina e Chile - e os períodos de viagens diminuíram, além das viagens estarem sendo planejadas com maior antecedência.

“Vemos que as pessoas estão se programando para viajar e analisando prováveis lugares que geram menos custos, porém que ofereça uma experiência extremante prazerosa. Claro que com esse comportamento, nós tivemos que nos adaptar. E por conta disso, passamos a oferecer pacotes mais enxutos e que se adaptasse à necessidade do turista”, relata Mol.

Emprego no segmento 

Ainda de acordo com o levantamento da ABF, as redes de franquias também foram responsáveis pela criação de 1,2 milhão de empregos no primeiro semestre de 2018. Com isso, as redes de franquias começaram a enxergar nesse público um grande potencial de expansão, como é o caso da Ahoba Viagens. No mercado desde 2013 e no franchising desde 2015, a rede já possui mais de 200 franqueados e milhares de pacotes turísticos comercializados.

A rede de franquia Encontre Sua Viagem também tem notado como o desemprego tem movimentado o segmento. O empresário Mol explica que diariamente acompanha interessados que buscam por franquias baratas e lucrativas para alcançarem uma renda mensal ao fim do mês. “A alta do desemprego vem impulsionando a abertura de negócios. O mercado está difícil, poucos conseguem vaga de emprego e, com isso, o brasileiro visualiza nas franquias uma oportunidade de renda. Assim, o turismo, por ser um segmento que está sempre em alta, acaba sendo uma das principais escolhas. Esse ‘sucesso’ dá mais segurança para o investidor”, explica, informando que nessa questão o crescimento se manteve por volta dos 20%.

Clique aqui e confira opções de franquias de Hotelaria e Turismo

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?