Notícias / Hotelaria e Turismo / Após queda, setor de franquias de turismo cresce mais de 30% e a expectativa de faturamento para o mês de julho é alta

Após queda, setor de franquias de turismo cresce mais de 30% e a expectativa de faturamento para o mês de julho é alta

A expectativa é que as férias escolares em julho gerem até 20% de alta no faturamento

Compartilhe:   

Após queda, setor de franquias de turismo cresce mais de 30% e a expectativa de faturamento para o mês de julho é alta: A expectativa é que as férias escolares em julho gerem até 20% de alta no faturamento


O setor de hotelaria e turismo, que sofreu uma queda 15% no primeiro trimestre ano passado, começa a tomar fôlego. Segundo dados divulgados recentemente pela ABF (Associação Brasileira deFranchising), no mesmo período deste ano, o setor teve um faturamento superior em 31% na comparação com o mesmo período de 2016 - ou seja, recuperou a queda e ainda apresentou melhoria. A maior estabilidade do dólar e a redução do endividamento das famílias podem estar entre as explicações do resultado favorável. Com isso, a expectativa das redes de franquias de turismo é alta para as férias para este segundo trimestre que engloba o período de férias, estimada em até 20% de alta.

Henrique Mol, diretor executivo da rede de franquias Encontre Sua Viagem comemora a boa notícia. “Acreditamos na perspectiva de crescimento na economia por parte do consumidor. No ano passado, vimos uma incerteza na economia sem sinais de melhora e isto refletiu diretamente no consumidor, onde buscava poupar ao máximo, cortando alguns gastos, como viagens”, diz.

“O ano de 2017 para a Encontre Sua Viagem tem sido realmente muito melhor que 2016. Voltamos a ter crescimentos na casa de dois dígitos, menor rotatividade de franqueados e novas lojas inaugurando”, comemora Henrique Mol, que registrou um crescimento do faturamento de 8% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período analisado em 2016.

Com isso, a expectativa referente às férias escolares de julho é alta. É um período em que muitas famílias tentam conciliar também com as férias no trabalho e, assim, é comum que planejem esse período de férias com até 90 dias de antecedência para garantir uma viagem segura e evitar imprevistos de última hora.

As férias em julho são uma grande oportunidade para aumentar as vendas nas agências de viagens e fornecedores de turismo. Em linhas gerais, espera-se que o mês proporcione um aumento de 10% em vendas em comparação aos outros meses do ano. “Sem dúvidas teremos um período melhor em comparação ao ano passado, visto a realidade da economia estar melhor”, avalia Mol, que acrescenta ainda que a estimativa da marca é faturar 15% a mais do que ocorreu em julho de 2016.

Já para a rede de franquias Clube Turismo, considerando as vendas já fechadas com antecedência, o faturamento referente ao mês das férias também apresentou uma variação de 15% positiva, quando comparado com o valor do mesmo período em ano anterior. “Isto se deve a alguns fatores, como a estabilidade econômica vivenciada nos primeiros meses do ano e as estratégias das empresas do turismo, que desde do início de 2016 estão praticando reduções nas tarifas, buscando melhorias nas condições de pagamento, aumentando o número de parcelas e a frequência das promoções. Estas estratégias que aumentam a competitividade interna do setor beneficiam o cliente, que percebe a mudança nos valores. Entre os fatores atípicos, especialmente para o segundo trimestre do ano, o saque do FGTS Inativo, autorizado pelo Governo Federal em 2017, pode ter contribuído para mudar as intenções de muitas famílias que não planejavam viajar neste ano”, relata Jaciara Soares, gerente de contas e relacionamento da rede, que possui 463 unidades, apenas 4 próprias.

A Clube Turismo é uma franquia multimarcas e multisserviços que trabalha em parceria com alguns dos principais fornecedores do trade turístico, atuando no agenciamento de viagens, comercializando produtos e serviços para o público viajante, oferecendo consultoria completa sobre viagens nacionais e internacionais, para todos os perfis de consumidor, tendo como principal público-alvo os brasileiros ou estrangeiros que vivem no Brasil.  Segundo a marca, os destinos internacionais mais procurados pelos brasileiros neste período estão nas Américas do Sul e do Norte, em países como Argentina, Chile, Estados Unidos e Canadá. As cidades de Santiago, no Chile, Buenos Aires, na Argentina são bastante requisitadas por sua estabilidade política e a moeda, que aumenta o poder do consumo do brasileiro. Já os Estados Unidos, principalmente Orlando, permanece como principal destino internacional dos viajantes do país. O Canadá é destaque para quem busca crescimento profissional, além do país não exigir visto específico para brasileiros, o dólar canadense é mais barato, quando comparado ao dólar americano", completa Jaciara Soares;

Clique aqui e saiba como ser um franqueado Clube Turismo

Por outro lado, a expectativa da rede de franquias FlyWorld, o impacto das férias escolares sobre o faturamento neste ano será um pouco maior, de aproximadamente 20%. A marca conta com 47 unidades e, entre os fatores, desse índice está que os franqueados da rede atuam em home-based que, de acordo com Paulo Atencia, CEO e fundador da marca, é uma adaptação à realidade econômica na qual vivemos nos últimos anos. “Além disso, é ideal para quem quer realizar o sonho de ter o próprio negócio. Com apenas um computador com acesso à Internet e um telefone é possível administrar o negócio de qualquer lugar e ter uma boa rentabilidade”, conclui.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?