Notícias / Móveis, Decoração e Presentes / Rede Rainha das Noivas investe em Universidade Corporativa para diminuir turn over e promover expansão

Rede Rainha das Noivas investe em Universidade Corporativa para diminuir turn over e promover expansão

Marca atribui sucesso aos produtos de marca própria, à tradição no mercado e à forte treinamento dos funcionários das franquias

Compartilhe:   

Rede Rainha das Noivas investe em Universidade Corporativa para diminuir turn over e promover expansão: Marca atribui sucesso aos produtos de marca própria, à tradição no mercado e à forte treinamento dos funcionários das franquias


A Rainha das Noivas é a maior rede de franquias especializada no varejo de artigos para lar no Rio Grande do Sul e visa em expandir suas atividades para os estados vizinhos Santa Catarina e Paraná. Segundo Rafael Wainberg, diretor da WFM Adm. de Franquias e Marcas, que administra a Rainha das Noivas, o sucesso da rede deve-se à tradição de quase 70 anos de mercado, aos produtos competitivos de marca própria e ao treinamento aos franqueados oferecido por meio da universidade corporativa da empresa.

A universidade corporativa é uma ferramenta online com todos os treinamentos em EAD - Ensino à Distância, implantada pela marca no ano passado. Dessa forma, a rede dá todo o suporte ao franqueado com treinamento operacional e de gestão de loja, com foco em atendimento ao cliente, além de forte consultoria de campo nas áreas de merchandising, exposição, compra e mix de produtos. “Com o EAD conseguimos diminuir o turn over de algumas lojas menores, que conseguiram reter funcionários com a oferta de conhecimento”, aponta Wainberg. A rede possui também comitês de franqueados com reuniões periódicas que promovem o encontro e troca de informações.

Franchising

Com uma marca forte e muito know how em sua área de atuação, a empresa começou a operar como franchising somente nos anos 2000, graças à 2ª geração da família fundadora da empresa - o pai de Rafael, presidente da empresa na época e que sempre se inspirou nas tendências do varejo americano para tomar suas decisões do negócio.  

A rede possui atualmente 30 unidades, sendo 5 próprias e 25 unidades franqueadas. A grande maioria dos franqueados da marca tem mais de uma unidade, sendo a média é de 2,4 lojas por franqueado. Entre os investidores da rede, há um franqueado que exerce um papel diferenciado na rede, visto que fatura aproximadamente 19 milhões por ano com suas 6 unidades.

É Pedro Collar, que não tinha experiência em comércio de rua quando adquiriu junto com a esposa a primeira unidade da Rainha das Noivas em 2006, mas contava com uma trajetória de 31 anos como bancário - sendo 17 em banco de varejo qualificado.  Após um ano da primeira unidade, abriu a segunda e assim por diante até completar 7 unidades da rede. Mas nem sempre as coisas saíram como planejado. “No ano passado fechamos a unidade da cidade de Passo Fundo que ficava muito longe das demais, o que tornava a gestão um pouco complicada e os negócios não prosperam como esperado”, explica o empresário.

Além das 6 operações da rede Rainha das Noivas, Collar também possui 6 unidades da rede de franquias Hering, que era uma marca pela qual tinha paixão desde a infância e sendo hoje inclusive um dos conselheiros dos franqueados da rede na região sul.

Para gerenciar todas as lojas, a família de Collar tem uma divisão muito clara das tarefas. Pedro faz a gestão financeira das lojas. A esposa é responsável pela área de recursos humanos das lojas das duas marcas e pelas compras das unidades da Rainha das Noivas. Em paralelo, uma filha é responsável pela gestão das compras e operação das lojas da Hering, enquanto outra cuida da operação das unidades Rainha das Noivas.

Segundo Wainberg, da Rainha das Noivas, Pedro é um franqueado consolidado, que vive o negócio no dia a dia e contribui muito para o amadurecimento da rede. 

Expansão

A rede Rainha das Noivas tem 3 modelos de franquia, basicamente padronizadas para serem lojas de rua – a exceção vale para apenas uma unidade da rede que está situada em um shopping. Os modelos são diferenciados pelo tamanho do ponto de venda, do faturamento e do tamanho de equipe.

As lojas de tamanho pequeno são, por exemplo, a de Bagé e de Lajeado, que faturam entre 60 e 80 mil mensais, então tem um custo operacional baixo. Já, nas lojas de tamanho médio, o faturamento varia entre 80 e 180 mil. Com isso, as de tamanho grande são na maioria lojas próprias como a de Novo Hamburgo, que tem acima de 500m2 de área de venda e faturamento superior a 250 mil.

A Rainha das Noivas tem um plano de expansão de nível nacional, com 340 cidades já mapeadas com potencial para receberem uma nova unidade. “Há alguns interessados em abrir novas unidades no Rio Grande do Sul, mas a região está muito saturada. É por essa razão que a rede está em busca de novos franqueados para os estados vizinhos Paraná e Santa Catarina o quantos antes”, aponta Wainberg.

O lucro médio dos franqueados varia em cerca de 11%, dependendo do modelo de negócio e o retorno do investimento ocorre em aproximadamente três anos. Segundo Wainberg, o retorno é demorado por duas razões: o custo operacional alto e o grande mix de produtos, que inclui tanto marca própria como multimarcas.

“Buscamos franqueados que possam estar presentes na operação da loja, pois a franquia exige muita dedicação devido ao grande mix de produtos nas lojas. São necessários muitos cuidados com detalhes! Além disso, os franqueados devem ter capacidade financeira para gerir o negócio, liderança e capacidade de seguir padrões”, conclui Wainberg.

Clique aqui e saiba como ser um franqueado Rainha das Noivas

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?