Notícias / Negócio Próprio / Sebrae define política de crédito como prioridade para 2024

Sebrae define política de crédito como prioridade para 2024

Programa em parceria com o governo federal vai disponibilizar R$ 30 bilhões em recursos para os pequenos negócios do país

Compartilhe:   

O acesso ao crédito por parte dos pequenos negócios foi um dos temas principais do 1º Encontro de Dirigentes do Sistema Sebrae de 2024, ocorrido em Brasília (DF). Já está em processo de formulação e deve ser lançado nos próximos meses um programa, desenvolvido em parceria com o governo federal, que dará condições de garantia para alavancar R$ 30 bilhões em crédito para os empresários – o maior valor nos últimos 28 anos.

“Temos um cadastro de seis milhões de micro e pequenas empresas que estão sem crédito. Vamos resolver esse problema com o Desenrola Brasil e promover um programa com a garantia desses recursos, com uma linha de crédito e juros diferenciados e possibilitar uma assistência para que os recursos sejam bem utilizados”, afirmou Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional.

O Fundo garantidor do Sebrae vai atuar como avalista das operações de crédito para os pequenos negócios – pesquisa da instituição revelou que apenas 12% dos empreendedores conseguiram obter financiamento.

MP do Desenrola PJ

O governo federal enviará ao Congresso Nacional uma Medida Provisória (MP) para lançar o Programa Desenrola Brasil, voltado para os pequenos negócios, anunciou o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), Márcio França, durante o Encontro dos Dirigentes. Até sexta-feira (8), o Ministério da Fazenda deve enviar minuta da MP para o Ministério do Empreendedorismo. Após as considerações do MEMP, o texto volta para a Fazenda, que encaminhará a medida provisória à Casa Civil.

“Estamos fazendo a proposta em conciliação com o Congresso Nacional para darmos maior celeridade. A medida provisória pode absorver parte do texto do projeto de lei que já está na Câmara dos Deputados”, disse Márcio França. “Não queremos nada a mais do que outros grupos da economia já conseguiram. O que queremos é fortalecer esse setor, que é grande para a geração de emprego no nosso país”, completou.

União entre os estados

O 1º Encontro de Dirigentes do Sistema Sebrae de 2024 está sendo realizado nesta quarta (6) e quinta-feira (7), em Brasília, e reúne os representantes do Sebrae de todos os estados. O evento tem o objetivo de avaliar as ações realizadas e discutir os planos para a promoção da inclusão, sustentabilidade e inovação. “Esse encontro é para nos aproximar, trocarmos experiências e para os estados trazerem suas dificuldades, aquilo que precisamos melhorar”, disse Décio Lima.

A diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Margarete Coelho, avaliou que muito foi realizado no ano passado e que 2024 deve ser um ano de entregas com qualidade. “Estamos comprometidos com o futuro do país. As MPE têm cada vez mais importância para a economia e queremos colocá-las em maior destaque”, frisou. Já o diretor-técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, destacou a necessidade de convergência entre os estados. “Nesse simbolismo de nos unirmos, compartilhar o que sentimos e construirmos um caminho, o resultado só pode ser o sucesso. Precisamos entender que somos um instrumento de política pública”, explicou.

Desafios

Na manhã desta quarta-feira (6), o encontro também contou com um painel que discutiu os desafios e as perspectivas do Brasil para 2024 e os impactos na vida do empreendedor. Participaram do debate o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Márcio Pochman, e o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello.

Fonte

Agência Sebrae 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?