Notícias / Gurus / Franquia de uma marca conhecida ou de uma estreante no mercado: qual é a melhor opção para o investidor?

Franquia de uma marca conhecida ou de uma estreante no mercado: qual é a melhor opção para o investidor?

Por Caio Simon Rosa*

Compartilhe:   

 

Existe uma dúvida muito comum entre os interessados em investir numa franquia: é melhor aderir a uma rede já reconhecida ou vale apostar numa estreante no mercado?

 

Na verdade, não existe uma franquia melhor. O mais importante é o candidato a franqueado avaliar o que cada uma oferece e ver a que mais se encaixa em suas expectativas. Para auxiliar nessa reflexão, levantamos alguns tópicos importantes.

 

Uma franquia que está no mercado há mais tempo tem como vantagem ser mais conhecida do público consumidor, o que pode favorecer as vendas. O franqueador certamente já viveu muito mais cenários e dificuldades que um franqueador de uma marca nova e, com isso, em tese, conseguirá auxiliar de maneira muito mais célere todos os seus franqueados, principalmente nos momentos de crise.

 

Um desafio nas redes já consagradas pode ser conseguir um território para implantar uma nova loja e os custos - taxa de franquia e royalties, entre outros - podem ser mais caros.

 

Neste quesito, numa rede jovem escolher um território para abrir uma franquia é bem mais fácil. Também costumam ter custos mais atrativos - muitas vezes, um chamariz para atrair investidores e fazer com que a rede cresça.

 

Para muitas pessoas, um dos maiores desafios de abrir uma franquia numa rede nova é que, por falta de vivência, o franqueado vai aprender junto com o franqueador como gerir o negócio e driblar as dificuldades. Alguns vão adorar a oportunidade de colaborar com a consolidação e definição dos rumos da rede. Outros, porém, podem não se sentir seguros com a situação.

 

Conheça os nossos gurus/colunistas do franchising

 

O mais importante: seja uma franquia com anos de mercado ou uma estreante, todas, sem exceção, devem ter todos os documentos jurídicos em ordem. Verifique, especialmente, a Circular de Oferta de Franquia pois, neste documento, devem conter todas as informações essenciais para que você amadureça sua escolha.

 

E mais: faça uma auto avaliação para saber se você tem o perfil de franqueado que a franqueadora está buscando. Gostar do que se faz é requisito importante em todas as atividades profissionais - seja ou não uma franquia.

 

*SOBRE - CAIO SIMON ROSA

Caio Simon Rosa é especialista em Direito Empresarial, Contratos, Civil e Família e Sucessões é formado em Direito pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas (Direito Empresarial - Contratos). É sócio do NB Advogados, escritório especializado na área de franquias (empresarial), que atende principalmente empresas franqueadoras, além de atuar também na área cível, família e sucessões. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil, de São Paulo; da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP); e da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

 

CONHEÇA A FRANQUIA POR FAIXA DE INVESTIMENTO IDEAL PARA VOCÊ

 

Encontre a melhor franquia para você: franquias por segmentos e ramos

Confira mais artigos em: gurus do franchising

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?