Notícias / Gurus / Busca incessante por segurança nos negócios pode levar ao fracasso

Busca incessante por segurança nos negócios pode levar ao fracasso

*Por Oseias Gomes

Compartilhe:   

Quando alguém pensa em empreender uma das ideias que logo vem à cabeça é investir em franquias, pois muitos empreendedores acabam por optar pelo negócio com a impressão de que o retorno do sucesso é garantido. Porém, na maioria das vezes não é isso que acontece. Em muitos dos casos o conceito de ser um negócio fácil e rentável é levado por estereótipos de empreendedorismo que, em via de regra, não funcionam.

 

A busca por segurança em qualquer âmbito, principalmente nos negócios, é cultural. Essa é a forma que o brasileiro tende a encarar todos os desafios da vida. É só lembrarmos de uma superstição que ouvimos desde criança baseada em uma impressão sólida que as pessoas têm, da sola dos chinelos virada para cima. Todos nós acreditamos ou acreditávamos que os pais ou algum membro da família morreriam se não fossem virados para o direito. Obviamente que isso não é verdade, mas quando você vê o chinelo virado, o que você faz? Deixa como está ou desvira? Muita gente que está lendo esse artigo agora com certeza desviraria, mesmo sabendo que isso é uma crença e que nada ocorrerá com nossos familiares por causa da sola para cima ou para baixo. No mundo dos negócios, o “chinelo virado” é uma busca irracional por segurança.

 

Buscar e acreditar piamente em segurança é como desvirar insistentemente o chinelo mesmo sabendo racionalmente que isso não irá impactar na sua vida. Uma coisa é certa: buscar segurança o tempo todo é irracional! Afinal, tudo muda, principalmente nos negócios: o mercado, os clientes, os fornecedores, a equipe e, obviamente, a sua empresa. A segurança em um ambiente que não para de se desenvolver é uma ilusão, principalmente em franquias bem-sucedidas. Todo empresário sempre busca estar em segurança na condução dos negócios, ele costuma pensar que “sempre funcionou assim” e quase nada faz para mudar, porque não quer ou por ter medo de perder a tal segurança.

 

Procurar mudar todos os dias, todos os anos é mais que necessário, os gestores precisam compreender que é por meio do conhecimento que as soluções para os problemas da empresa serão sanadas. No momento em que isso for colocado em prática a sensação de estar sempre em segurança não levará mais ao fracasso. Ficar preso ao tradicionalismo pode levar a frustação. A questão central é: o que fizemos há cinco anos, dez, quinze anos, não vai funcionar agora. Buscar segurança faz com que você fique parado quando seu papel é se movimentar. A vida é movimento. 

 

O papel de um gestor é sempre se movimentar e somente desta forma é possível chegar à frente das necessidades de clientes e funcionários. A maioria dos empresários buscam confirmações de suas ideias e isso é muito comum, já que faz bem ouvir opiniões de pessoas que falam algo bom dos negócios. Porém, é sempre bom prestar atenção naquele colaborador que aponta falhas. A falta de comunicação em uma empresa é tão prejudicial quanto a falta de capital. Por isso, é muito importante sempre buscar um sistema de comunicação que seja seguro e aponte as falhas em todas as pontas.

 

Sair da zona de conforto é sempre a melhor opção. Hoje contamos com inúmeros livros de negócios, gestão, marketing, contabilidade, e por meio deles, já é possível ter ideia de como os negócios andam. Fique atento às oportunidades, e faça treinamentos constantes com seus funcionários e franqueados, em muitas das vezes eles precisam de ajuda na gestão. Uma palavra que parece simples, mas que traz conceitos e formas de agir que vão determinar o sucesso ou o insucesso de qualquer empreendedor ou profissional. Pense nisso! Pense em gestão!

 

 

 

CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ

  

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?