Notícias / Gurus / Inovação: motor de crescimento para franquias

Inovação: motor de crescimento para franquias

Em um mundo hiperconectado, a concorrência entre marcas se torna cada vez mais acirrada, especialmente para empresas que oferecem produtos com alta demanda - como acontece no setor de alimentos.

Compartilhe:   

Em muitos casos, a quantidade e a variedade dos produtos ofertados funcionam como um incentivo, pois as marcas precisam procurar maneiras de se manter diariamente na mente de seus clientes. Porém, o que as empresas estão descobrindo é que existe um fator que pode fazer diferença na corrida pela atenção dos consumidores: inovação.

Falar sobre inovação envolve três etapas: diagnóstico, desenvolvimento técnico e disseminação. Dar prosseguimento no processo é um desafio, pois é necessário combinar as necessidades dos clientes, com os valores de marca da empresa e também adaptar-se às tendências de mercado. Atualmente, 50% da população global tem menos de 30 anos de idade e é particularmente essa geração que dita os parâmetros e as tendências de compra. Portanto, parte da prioridade deve ser focar nesse segmento.

O Índice de Competitividade Global do Fórum Econômico Mundial faz uma análise que mostra os fatores que determinam a produtividade e, de fato, a área em que há um atraso maior é a capacidade de inovar e impactar o dinamismo dos negócios. Todos que trabalham no setor de alimentos, e em particular no setor de franquias, enfrentam um cenário muito desafiador, porque a competição em grande parte gira em torno da luta pelo preço, sem deixar de se preocupar com a qualidade dos produtos, a origem do suprimento e a capacidade de transformar produtos em experiências.

Maximizar a experiência de clientes é um dos grandes mecanismos de identificação com os consumidores. Ou seja, a regra a ser seguida é: personalize o serviço para cada um de seus consumidores. A tecnologia é um dos fatores que podem melhorar a experiência das pessoas e um dos grandes motores da inovação desta geração. Sem dúvida, é uma ferramenta que permite a empresas se aproximar dos clientes. Porém, a inovação por meio da tecnologia não deve ser apenas uma ideia, mas precisa também ser tangível.

Sem dúvida, o ato de inovar impulsiona o crescimento da indústria e as empresas devem sempre se sentir motivadas a continuar trabalhando para comunicar uma ampla variedade de mensagens que fazem cada um dos clientes se sentir identificado com o produto que ele está consumindo. Afinal, tanto na vida como nas refeições, não devemos nos contentar com o que nos é dado, mas devemos ser capazes de escolher o que quisermos.

* Michel Machado, Country Head da Subway Brasil

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos

 

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?