Notícias / Gurus / Nunca os líderes foram tão desafiados!

Nunca os líderes foram tão desafiados!

As exigências impostas pela nova sociedade demandam mudanças na cultura organizacional das empresas e na forma de pensar e agir dos líderes, a grande questão é como passar por estas transformações preservando a essência e os valores da marca

Compartilhe:   

A necessidade de migrar de organização moderna para pós-moderna, ou organização exponencial  é o grande desafio para os empresários e franqueadores, o que  significa uma ruptura  com o tradicional e a preservação do passado.

Segundo Jorge Forbes, no mundo pós-moderno o ambiente empresarial para ter êxito deve incorporar um conjunto de atributos envolvendo o trabalho, as relações e o mundo digital, e que o principal vetor dessa mudança é a liderança, porém, afirma o psicanalista, que a maioria dos líderes formados em padrões da modernidade enfrenta dificuldades para mudar.

Além da dificuldade para a mudança, um outro fator que considero crítico nesse processo é que muitos executivos, líderes nas mais diversas  organizações,  não  estão  percebendo  a necessidade dessa mudança na velocidade que deveria acontecer.

Os líderes da nova sociedade (pós-moderna), horizontalizada, em rede e sem padrão, devem dar mais autonomia a suas equipes e um espaço maior para a criatividade, o que  invariavelmente vai gerar  nas  pessoas  um senso de maior responsabilidade. Para os líderes do franchising  isso se  torna um  desafio ainda maior, cada vez mais teremos franqueados mais criativos e menos disciplinados e que estão na ponta atuando diretamente com os clientes da marca.

Para gerar uma reflexão maior sobre esses desafios e onde atuar para uma eventual mudança, abaixo algumas características que diferenciam o líder da era moderna do líder da era pós-moderna, segundo o psicanalista Jorge Forbes:

Líder moderno                                         Líder pós-moderno
Estimula a eficiência                                 Estimula a criação da diversidade
Atribui notas                                            Atribui responsabilidade
É moralista                                              É ético
Comunica                                                Envolve
Projeta o futuro                                        Inventa o futuro
Avisa os perigos, é precavido                     Incentiva a inovação responsável
Controla e dirige                                       Inspira e entusiasma
Busca o lucro no mundo                            Associa o lucro com a construção do mundo

Boa reflexão!

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?