Notícias / Gurus / Business Synergy e o Franchising do Bem

Business Synergy e o Franchising do Bem

A união entre os empresários do sistema de franquias, para construírem efetivamente um setor mais forte e consolidado, com boas práticas implantadas e profissionalização, evitando a proliferação de aventureiros que denigrem o setor e o modelo de negócios

Compartilhe:   

Junho é um mês bastante movimentado para o mercado de franquias. É nesse período que acontece a maior feira do setor, a ABF Franchising Expo, que, ao longo dos anos, tem agregado cada vez mais conteúdo e oportunidades de relacionamento entre os franqueadores, fornecedores, candidatos e empresários do setor em geral.

Esse ano em especial, fico feliz ao ver que um movimento que sempre observava no mercado de franquias americano ganha corpo no franchising nacional. Franqueadores experientes estão abrindo as portas de suas sedes para receberem outros empresários do setor para compartilharem experiências e o know how que agregaram ao longo dos anos na gestão de suas redes de franquias.

Essa satisfação pessoal vem do fato de que sempre que visitamos a Convenção da IFA (International Franchise Association) nos Estados Unidos ou outro evento internacional, vemos franqueadores compartilhando desafios e experiências reais com outros empresários do setor, sendo que, muitas vezes, isso ocorre de maneira bastante fluida mesmo entre concorrentes. Aqui no Brasil, esse movimento sempre foi muito sutil, havia sempre o receio de compartilhar demais, dizer demais, e com isso perder algum espaço no mercado. Afinal, em boca fechada não entra mosquito, não é mesmo? Não, não é!

No mundo conectado e na chamada era do acesso em que vivemos hoje, já não cabe achar que alguém detém com exclusividade alguma informação, ou conteúdo. Desde que as plataformas open source para cocriação e colaboração ganharam força, ficou mais evidente que se manter isolado e levantar muros para se proteger não traz benefício algum. Quem consegue transpor essa barreira ganha, e muito. Ganha em colaboração, construção conjunta, cocriação, inovação e – por que não – velocidade.

E é isso que tem acontecido no franchising nos últimos anos. Uma sinergia maior entre os negócios para a construção do que muitos tem chamado de “franchising do bem”. A união entre os empresários do sistema de franquias, para construírem efetivamente um setor mais forte e consolidado, com boas práticas implantadas e profissionalização, evitando a proliferação de aventureiros que denigrem o setor e o modelo de negócios de franquias.

Ao longo dos anos como consultores, sempre estimulamos esse processo de colaboração. Clientes recém-ingressos no franchising desejavam trocar experiências com quem já havia trilhado seu caminho de sucesso no setor. E sempre fomentamos esses encontros entre redes consolidadas e novatas. O resultado sempre foi engrandecedor. Quem ensina acaba com a sensação de que o bem e satisfação pessoal que recebeu foram muito maiores do que a contribuição dada. Quem teve a oportunidade de aprender, sai mais seguro e confiante dos passos que deve dar e nós, como consultores, saímos certos de estarmos fazendo valer o nosso papel nesse ecossistema. Sinergia pura!

Então fica aqui o convite para você empresário do setor de franquias ou qualquer outro setor, para ampliar a consciência e ser mais participativo. Muitas vezes dividir acaba sendo a melhor maneira de multiplicar.

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?