Notícias / Gurus / Como saber se a franquia que pretendo comprar é segura?

Como saber se a franquia que pretendo comprar é segura?

Investir ou não em uma franquia e, o mais importante, em qual?

Compartilhe:   

 Se você já solucionou estas duas questões e está realmente disposto a encarar o desafio, ótimo! Para animá-lo ainda mais, de acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o faturamento do setor passou dos R$ 38,8 bilhões no terceiro trimestre de 2016 para E$ 41,8 bilhões no mesmo período em 2017, um crescimento de 7,8%. Para este ano, a ABF estima que a receita do segmento cresça entre 8% e 10% em relação ao ano passado, com incremento de 5% a 6% no número de unidades abertas no País. 

Além deste cenário animador existem outras vantagens em se optar por uma franquia; entre elas, poder contar com a força de um nome ou marca já conhecidos. 

No entanto, alguns cuidados são fundamentais, principalmente para saber se a que você pretende comprar é realmente segura. O primeiro passo é saber se houve um piloto, de pelo menos um ano, antes de a franquia ser lançada. Isso é importante para que sejam identificados os problemas e encontrar as devidas soluções. Tudo para que os processos / procedimentos estejam afinados e sejam de fácil entendimento ao franqueado.

Outro ponto de extrema importância é saber quem são as pessoas que estão por trás da franquia. Fazer um levantamento do histórico profissional, analisando a experiência delas no ramo do franchising é vital. 

Verifique também o investimento em mídia que é feito. Estar em evidência é o primeiro passo para ser lembrado pelas pessoas e, consequentemente, tornar-se referência. Em tempos de crise, muitas empresas, por economia, já cortam a verba destinada a esta área, sendo que justamente deveria ser o contrário. E veja ainda como é o modelo de gestão, que deve ser compartilhada com o franqueado. Boas vendas! 

David Pinto, Presidente do Grupo 10x, David Pinto é um dos fundadores de marcas de sucesso como o Doutor Resolve, Dona Resolve e o Instituto da Construção. Sendo case no mercado, obtiveram a incrível marca de 394 franquias vendidas em um ano, expansão para quatro países com a Dr. Resolve e 30 mil alunos formados pelo Instituto da Construção. Além disso, David Pinto foi eleito pelo Grupo Lide por dois anos consecutivos como Jovem Empreendedor do Ano e pela Revista Forbes como um dos 30 jovens mais inspiradores do Brasil. Em 2016 vendeu essas marcas para 2 grupos empresariais e fundou o Grupo 10x, holding que investe em negócios com forte potencial de crescimento pelo sistema de franquias, atualmente o Grupo 10x possui 4 marcas, sendo elas Medic Mais, EmagreSee, Armazem Fit Store e Frangolito, totalizando mais de 180 franqueados e 2 mil colaboradores diretos em suas unidades. 

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?