Notícias / Gurus / Quais as principais diferenças entre empreender em franquias no Brasil e no exterior?

Quais as principais diferenças entre empreender em franquias no Brasil e no exterior?

Confira as divergências de empreender junto ao Franchising no Brasil e no mundo

Compartilhe:   

Há dois anos atrás eu fui surpreendido por um assalto e fiquei muito assustado. Este evento foi aquela gota d'água para que eu encarasse, com um maior interesse, a ideia de fazer algo fora do Brasil, e eventualmente até me mudasse daqui. Com isso, iniciei o processo de internacionalização da Nutty Bavarian, mas para deixar mais claro o que estamos fazendo, preciso contar um pouco mais sobre a nossa história. Vamos lá…

Em 1997 a Nutty Bavarian chegou aqui no Brasil, fruto de uma experiência pessoal com o produto nos Estados Unidos, num intervalo de um jogo da NBA. Ao experimentar o produto ali, minha esposa (na época minha namorada) adorou o sabor, mas também se interessou pelo negócio em si. Ela estava terminando sua universidade, e fruto da educação empreendedora vinda de dentro da família, procurava alguma coisa interessante para desenvolver no Brasil. Sua tia, já mais envolvida no mundo dos negócios, acabou fazendo contato com dono da marca ali, e pra encurtar a história, trouxe a marca para o Brasil, mas por causa de compromissos familiares, ela se percebeu sem o tempo necessário para desenvolver o negócio, e o ofereceu para a Adriana (minha esposa) ainda no seu início, com apenas um ponto de vendas. A minha esposa topou o desafio, e eu comecei a acompanhar aquela aventura um pouco mais de perto.

Logo em seguida, o meu interesse em empreender ali junto dela aumentou, eu entrei na empresa, e juntos, desenvolvemos a marca e o produto no Brasil. E em pouco tempo, acabamos desenvolvendo um conceito diferente do que se vê nos USA. Encurtando de novo a história, por causa do susto que eu tomei aqui naquele assalto (início deste texto), fui pra lá falar com meu amigo norte americano, para lhe perguntar sobre outros lugares no mundo onde poderíamos explorar nosso negócio, pois nós víamos muitas possibilidades para ele, e por outro lado, não percebemos maior crescimento pelo mundo como o que fizemos no Brasil. Ele prontamente nos desafiou para uma coisa totalmente inesperada… Nos convidou para levarmos o conceito que desenvolvemos aqui de volta para os Estados Unidos, e ali trabalharmos juntos (ele como fornecedor) no crescimento do número de pontos de venda. Lá a Nutty Bavarian (dele) vende produto e licencia a marca. Diferente do que nós fazemos no Brasil, onde investimos na marca e no conceito do ponto de venda através de uma rede de franquias, que procura ter uma atividade absolutamente padronizada para que, em todo lugar que se veja um ponto da empresa, o cliente consumidor tenha a mesma (boa) experiência com o atendimento e o produto que irá comprar. E para isso utilizamos o Franchising.

Nossa experiência nos Estados Unidos se iniciou na Florida e pudemos perceber a grande facilidade e o empurrão que o ambiente de negócios naquele país dá a qualquer pessoa que queira efetivamente empreender em algo. A ideia de se conseguir abrir uma empresa em questão de minutos chega até a causar espanto! E o que falar então de se ter regras claras para o seu funcionamento, principalmente quanto a obrigações legais, fiscalizações etc? Isso realmente nos choca. A praticidade, clareza e honestidade como o governo age frente aos negócios, em especial aos pequenos negócios explica e muito por que ali está o chamado “mundo desenvolvido”... Mas isso, de forma interessante, provoca um desafio talvez inusitado para os mais desavisados.

Esta facilidade de se empreender, aliada a uma política econômica voltada ao giro da economia, provoca uma competição incrivelmente maior no mercado. A “briga” pelo bom funcionário é outro assunto super relevante, trazendo um desafio enorme para quem quer tocar um pequeno negócio. A compra de insumos tem itens de praticidade absurdamente melhorados em relação ao que ainda vivemos aqui, dado o desenvolvimento do chamado e-commerce, assim como a logística, que é descomplicada e super ágil. E com isso tudo acontecendo, se você não tiver de fato algo muito interessante a oferecer, seja no seu produto ou no seu serviço, o próprio mercado te derrubará rapidamente!

O nosso desafio não para por aí… Tenho muito mais histórias a contar sobre nossa aventura empreendendo junto ao Franchising no Brasil, e agora, no mundo. Mês que vem a gente se encontra de novo!

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?