Notícias / Franchising no Mundo / Plano de marketing para franquias: entenda agora como ele funciona 

Plano de marketing para franquias: entenda agora como ele funciona 

Quer entender como funciona um plano de marketing para franquias? Reunimos várias informações importantes sobre o tema, confira!

Compartilhe:   

Você sabia que o plano de marketing para franquias é algo muito importante? Assim como outros tipos de negócios, as redes de franquias também precisam de uma boa divulgação para alcançarem os objetivos desejados. 

 

Dessa forma, contar com um planejamento de marketing digital é um passo necessário para as empresas que querem ampliar ainda mais seu alcance. E claro, essa é uma forma eficaz de apresentar para o público certo os serviços e produtos disponíveis.

 

Por isso, ao longo do conteúdo, você pode entender mais sobre o plano de marketing, o que é preciso para elaborar um e como ele funciona para uma franquia. Confira conosco!

O que é um plano de marketing para franquias? 

 

Construir um plano de marketing para franquias é algo essencial para o crescimento do negócio. Isso porque, esse documento reúne toda a estratégia de marketing que será responsável por divulgar os produtos e serviços durante um período de tempo. 

 

Sendo assim, é possível fazer um plano de marketing pensando nas atividades de um mês, semestre ou mesmo um ano. Tudo irá depender da demanda de cada marca e como ela precisa se posicionar no mercado. 

 

Mas claro, neste plano estarão presentes as estratégias responsáveis por conduzir as ações de marketing digital dessa franquia. Por isso, é preciso que haja toda uma pesquisa e planejamento por trás de cada passo. 

 

Além disso, no caso de franquia, temos outro detalhe muito importante. Um plano de marketing é necessário para a marca como um todo, e também para as suas unidades franqueadas. 

 

Logo, podem haver diferenças de estratégias, de acordo com a finalidade de cada planejamento. Seja no fortalecimento da marca ou na divulgação de uma unidade, cada ação precisa ser bem planejada.  

O que é preciso para elaborar um plano de marketing para franquias? 

Na hora de criar um plano de marketing para franquias, é fundamental tomar cuidado com certos detalhes que são indispensáveis em um negócio.  Por isso, para chegar em bom resultado, é preciso haver várias análises cuidadosas. 

 

Antes de tudo, você precisa entender mais sobre a empresa e o cenário no qual ela se encontra no mercado. Nesse momento, precisamos conhecer fatores internos e externos que podem influenciar o negócio de forma positiva e negativa. 

 

Com isso, fica ainda mais fácil construir um plano adequado, sabendo de todas as forças e fraquezas do negócio. Logo em seguida, é hora de entender mais sobre os clientes que deseja alcançar. 

 

Afinal, para que qualquer estratégia de marketing funcione, ela precisa estar alinhada com o público-alvo. Por isso, temos esse momento próprio para você entender como poderá chegar até as pessoas certas. 

 

Além disso, não podemos esquecer a análise dos concorrentes, já que saber como eles estão se posicionando pode ajudar você a traçar um plano de marketing ainda mais completo. 

 

Por fim, é hora de decidir também quais são as medidas que serão colocadas em prática e que vão definir as atividades de marketing da marca. Com isso, um cronograma com prazos é outro detalhe indispensável. 

Entenda o que não pode faltar em plano de marketing

 

Depois de entender o que é preciso para criar um plano de marketing para franquias, chegou a hora de você conhecer pontos que também não podem faltar nesse planejamento. Com isso, é possível criar uma estratégia de marketing ainda mais completa. 

 

O primeiro passo, portanto, é definir quais os objetivos a serem alcançados por meio de todas as atividades propostas. Logo, a empresa deve decidir quais são as metas desejadas e as métricas que fazem parte desse processo. 

 

Lembra como dissemos que conhecer seu público-alvo é importante para desenvolver o marketing da sua empresa? Pois é, nesse sentido, criar as personas é um fator que contribui para criar campanhas e ações ainda mais eficazes. 

 

Com isso, é possível montar a estratégia a ser adotada com ainda mais detalhes. E claro, isso também vale para o cronograma que precisa conter prazos de acordo com as estratégias e possibilidade de atuação da equipe responsável. 

 

Do mesmo modo, para construir um bom plano de marketing, a equipe deve definir quais serão os canais mais utilizados. Por isso, eles precisam se encaixar com as estratégias propostas. 

 

Inclusive, se o site precisa passar por mudanças, principalmente, para conseguir conectar determinadas ferramentas, essa é uma boa hora para entender o que precisa ser feito e fazer as alterações necessárias. 

 

E claro, nesse planejamento também não pode faltar toda a parte de organização financeira para administrar o orçamento disponível de impulsionamento as estratégias. Assim como a definição para coleta e análise dos dados importantes de cada campanha. 

Como funciona o marketing de uma franquia para franqueador e franqueado? 

Quando falamos em plano de marketing para franquias, não podemos esquecer que há dois caminhos a serem seguidos, o do franqueador e do franqueado. Ou seja, da própria marca que busca mais investidores, e suas unidades que procuram mais clientes. 

 

Sendo assim, no caso de um plano de marketing focado na rede de franquias, as estratégias podem ter como intuito reforçar ainda mais a imagem da marca no mercado. Por isso, é interessante apostar no branding e na relevância da marca em seu segmento. 

 

Ao mesmo tempo, as ações podem ser focadas no lançamento de novos serviços e produtos que vão chegar em todas as unidades. Logo, também é interessante criar ações pontuais que são positivas para toda a rede. 

 

Por outro lado, no plano de marketing para cada unidade, a equipe responsável deve pensar em ações mais locais, focadas na região de atuação. Assim, é comum que você encontre atividades que sejam ainda mais efetivas, pois são específicas para cada cenário.

 

Portanto, como o objetivo é alcançar o público que pode ser atendido pela unidade, os anúncios e ações em mídias sociais são mais segmentados. Esse é um fator que facilita a criar uma conexão maior com as pessoas do local.  

Conclusão

 

Ao longo do texto, você pôde entender que o plano de marketing para franquias é um documento que irá nortear todas as estratégias de divulgação do negócio. Por isso, é preciso que haja muito planejamento e análises para criar algo eficaz. 

 

Mas claro, no caso das franquias podem haver diferenças nas estratégias voltadas para a rede e naquelas que são focadas em cada unidade. 

 

 

 

CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ

  

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?