Notícias / Especial / Projeto Pescar abre primeira unidade franqueada no estado do Amazonas

Projeto Pescar abre primeira unidade franqueada no estado do Amazonas

O Amazonas é o primeiro estado da região Norte a inaugurar uma unidade franqueada

Compartilhe:   

O Projeto Pescar tem suas origens no Rio Grande do Sul, mas está cada vez mais desbravando fronteiras no País. O Amazonas é o primeiro estado da região Norte a inaugurar uma unidade franqueada. Quem abriu as portas foi a Climazon Indústria, pertence ao grupo empresarial Springer Carrier, localizada na cidade de Manaus. Serão disponibilizadas vagas na empresa para que jovens em situação de risco social possam participar de um curso anual gratuito. A primeira turma inicia as aulas no dia 2 de março. Além de ensinar um ofício para o primeiro emprego, a iniciativa agrega valores de cidadania. Ao todo, o Projeto Pescar está presente em dez estados brasileiros, além do Distrito Federal. Na América do Sul, possui unidades na Argentina e Paraguai.

A Fundação funciona como uma Franquia Social, ou seja, grandes empresas participam, como é o caso da Gerdau, Mundial, Grupo Fischer, Linck S/A, Areva e das Lojas Renner. As empresas oferecem cursos gratuitos aos jovens e depois os encaminham para o mercado de trabalho.

A Fundação Projeto Pescar é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, mantida por empresas e apoiada por instituições privadas e públicas, nacionais e internacionais. O Projeto Pescar, que deu origem à Fundação, foi idealizado em 1976 pelo empresário gaúcho Geraldo Tollens Linck, fundador e então presidente da Linck SA, revenda de máquinas e equipamentos rodoviários. Na época, a Linck montou uma unidade com 15 jovens nas dependências da própria empresa. Com o surgimento da Fundação, instituída em 1995, um dos focos da entidade foi sensibilizar e envolver organizações empresariais no resgate de adolescentes em risco social e na preparação para a cidadania, por meio do exercício de uma profissão, para assim, promover inclusão social deste público e inseri-los no mercado de trabalho formal.

A experiência do Projeto Pescar é compartilhada com empresas franqueadas que mantêm suas próprias unidades e encaminham os jovens capacitados ao mercado de trabalho. Além de promover a aprendizagem básica para o exercício de uma profissão nas mais diversas áreas da indústria, do comércio e da prestação de serviços, os jovens são estimulados a adotar novos hábitos e atitudes de convivência e cidadania. A filosofia da Fundação é simples e explica exatamente o significado do nome dado ao Projeto: “não dar o peixe, mas sim ensinar a pescar”.

Ao total, mais de 13,7 mil jovens já passaram pelas 111 franquias distribuídas pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Pernambuco, Bahia, Amazonas e Brasília (DF). Há também oito unidades na Argentina e uma no Paraguai, nas quais cada um dos países criou uma estrutura que é gerida e financiada pela própria empresa para desenvolver a Tecnologia Pescar. No Brasil, cerca de 70% dos jovens (entre meninos e meninas) preparados pelas unidades do Projeto Pescar encontram uma colocação no mercado de trabalho logo após a formatura.

Durante os 32 anos dedicados à educação para a cidadania, o Projeto já recebeu diversas premiações, entre elas destacam-se o Prêmio Responsabilidade Social 2006, concedido pela Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, o Prêmio Direitos Humanos no Rio Grande do Sul, realizado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e o Prêmio Líderes & Vencedores 2007, da Federasul.

Programa Jovem Aprendiz Pescar - O Projeto Pescar foi reconhecido como Programa de Aprendizagem pelo Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente e pelo Ministério do Trabalho, a partir da Delegacia Regional do Rio Grande do Sul. Com isso, ao participarem do Programa Jovem Aprendiz Pescar, as organizações franqueadas que mantêm unidades, além de desenvolverem um Projeto de responsabilidade social, podem também preencher suas cotas de aprendizagem (conforme a Lei n° 5598/2005).

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?