Notícias / Eventos / Tecnologia: uma aliada das franquias na retomada da economia

Tecnologia: uma aliada das franquias na retomada da economia

No pós-Covid, soluções tecnológicas que tragam mais eficiência e produtividade para as franquias se tornam ainda mais importantes. Saiba o que não pode faltar na sua loja!

Compartilhe:   

 

No pós-Covid, soluções tecnológicas que tragam mais eficiência e produtividade para as franquias se tornam ainda mais importantes. Saiba o que não pode faltar na sua loja!

 

Os últimos meses viram uma grande aceleração da digitalização do varejo. Nas franquias, o fechamento das lojas físicas criou a difícil situação de continuar vendendo sem poder atender presencialmente os clientes. Com muita criatividade e soluções como links de pagamento e relacionamento pelas redes sociais, as empresas conseguiram manter os negócios em operação.

 

Quem ainda não estava online criou seu ecommerce ou passou a atuar em algum dos grandes marketplaces do mercado. As vendas online e a integração omnichannel fazem com que a loja física tenha que se adaptar a um novo cenário. Aquela loja passiva, que esperava o consumidor chegar para então iniciar um relacionamento, não tem mais futuro. É preciso buscar o cliente fora da loja.

 

 LINX

As franquias levam grande vantagem em um varejo omnichannel. Com marcas fortes e grande presença física, as redes podem transformar a loja em mini hubs de distribuição, girar mais rápido os estoques e diminuir o prazo de entrega online. Também podem receber clientes que vêm retirar as compras e, assim, aproveitar para aprofundar o relacionamento e gerar vendas adicionais.

 

Para atuar com eficiência e controle no varejo omnichannel, porém, as franquias precisam ter uma base tecnológica sólida. Soluções de ponta, desenvolvidas por empresas que compreendem a realidade do setor, geram um grande impacto positivo sobre as vendas e a satisfação dos clientes.

 

Em sua operação de franchising, esteja atento às seguintes tecnologias para seu negócio funcionar com eficiência:

 

  • Soluções PDV: são os sistemas que controlam tudo o que acontece na loja física. Realizam a gestão dos estoques, a integração com as plataformas financeiras e com o ERP da empresa.
  • Meios de pagamento digitais: transações financeiras realizadas pela internet, transferência bancária, crédito ou débito continuam crescendo forte e oferecem mais segurança e praticidade. A digitalização dos meios de pagamento melhora os controles do negócio e facilita a gestão.
  • Soluções para PIX: a chegada do PIX, o sistema de pagamentos instantâneos, pode ser uma grande oportunidade de gerar mais negócios. O sistema permite pagar por meio de um único QR Code, seja qual for a carteira digital usada, e melhora a gestão financeira do negócio. Boas soluções de pagamento já incorporam o PIX e simplificam a adoção do sistema.
  • Soluções de mobilidade: o uso de um PDV móvel na loja elimina um passo sempre incômodo na experiência de compra, já que o cliente não precisa mais enfrentar uma fila para pagar. O pagamento pode ser feito com o celular do cliente ou em um terminal móvel. O próprio vendedor fecha a transação e gera uma melhor experiência para o consumidor.
  • Inteligência promocional: saber que produto oferecer para cada cliente, a que preço, é fundamental para melhorar os resultados. Ferramentas que permitem identificar e fidelizar consumidores, alavancando as vendas a partir de campanhas personalizadas, impulsionam os lucros da sua loja.

 

A franquia do varejo pós-Covid conhece o cliente, sabe como atendê-lo, que produto oferecer e como estimular uma nova compra. Somente com o uso de tecnologia é possível fazer isso acontecer.

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?