Notícias / Eventos / Primeira corrida de rua do franchising pretende unir marcas do setor

Primeira corrida de rua do franchising pretende unir marcas do setor

A F. Run deve reunir mais de três mil corredores e tem parte do lucro revertido para causas sociais ligadas ao esporte

Compartilhe:   

A primeira corrida de rua do franchising brasileiro já tem data e lugar para acontecer. Será no dia 30 de junho, em São Paulo, encerrando a semana do franchising na capital paulista, que recebe anualmente uma das maiores feiras de franquias do mundo, a ABF Franchising Expo.

Idealizada por Denis Santini, CEO do grupo MD | Make a Difference, agência de comunicação especializada em franquias e redes, a F.Run deve reunir mais de 3 mil corredores. A proposta é inédita e vai além de uma corrida corporativa tradicional. “A ideia é reunir diversas empresas em uma só corrida”, explica Santini. “Assim como para o setor de franquias funcionar bem é preciso uma parceria afinada entre os quatro agentes – franqueadores, franqueados, fornecedores e clientes -, na F.Run é a mesma coisa. Ela só dá certo porque todo o setor se envolve em uma saudável competição.”

Cada rede de franquia participará com, no mínimo, 200 kits de atletas – que serão personalizados para cada marca. Em um evento inovador, a proposta é que as franqueadoras ofereçam esses kits para seus franqueados, funcionários, parceiros e clientes, e assim, separados por marca franqueadora, os atletas vão largar em blocos com a camiseta personalizada para a sua rede. “É uma forma de incentivar um hábito saudável e ainda ativar a marca junto ao público consumidor”, diz Santini.

Entre as marcas já confirmadas na F.Run estão AlphaGraphics, Boali, CNA, DepylAction, Espaçolaser, Onodera, Nutty Bavarian, Petland, Rei do Mate e SmartFit.

A venda dos kits - ao valor de R$ 139 - também estará aberta ao público geral no site www.frun.com.br. Quem quiser correr a F.Run poderá escolher o time, ou melhor, o kit com a camiseta exclusiva de uma das marcas participantes ou vestir a camiseta da própria F.Run. Além de camiseta e sacola, os kits poderão ter brindes das empresas patrocinadoras.

Ativação das marcas acontece na véspera da corrida

No dia anterior à corrida, 29 de junho, acontece o grande diferencial do evento, a retirada dos kits em uma grande atividade de ativação de marcas, jamais vista no mercado, no Campo de Marte, na zona norte da capital paulista. Ali os franqueadores vão montar estandes/ativação para interagir com todo o público da corrida. “Atletas da SmartFit também serão impactados por ações da Petland, Espaçolaser e todas as marcas participantes”, exemplifica Santini. “E assim, em um só evento, as marcas terão a oportunidade de alcançar clientes, funcionários e fãs de outras empresas.”

A Onodera, por exemplo, vai disponibilizar 15 massagistas, que atenderão o público da corrida gratuitamente, e a SmartFit terá caminhão/truck com aulas para todos os interessados, food trucks e muito mais.

Pódio para todas as marcas

Mais um diferencial da corrida é a inteligência de performance, que cria competição sadia entre franqueadores e profissionais do mercado, indo além do ranqueamento padrão das corridas de rua. Haverá o tradicional ranking de corredores por colocação geral e também o ranking interno de cada marca - e assim haverá uma classificação de cada empresa participante.

Dessa forma, subirão ao pódio os três primeiros colocados - homens e mulheres - na classificação geral de acordo com o tempo líquido feito na prova nas modalidades 4K e 8K, e também o primeiro mais rápido - homem e mulher - de cada marca.

Além de um grande evento corporativo, que incentiva a prática de atividade física entre os colaboradores e parceiros do setor de franquias, a F.Run também tem um objetivo social. Cinco ONGs receberão 5% do valor líquido de venda dos kits, além de terem seus projetos divulgados entre os participantes do evento. São elas: Vida Corrida, Mosqueteiros, Pernas de Aluguel, Anjos do Esporte e Cidadãos do Futebol.

Evento conta com apoio da ABF

A F.Run é um evento que tem o apoio oficial da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Com apoio da instituição, a corrida vai encerrar a Semana do Franchising, que movimenta a capital paulista em função da maior feira do setor no Brasil, a ABF Franchising Expo, que acontece anualmente em São Paulo.

Também fazem parte da organização da F.Run a Run & Fun, maior assessoria esportiva do país, e a HT Sports Marketing, especialista em eventos esportivos. A corrida tem o apoio do AV Franquia iniciativa dos varejistas franqueadores de todo o país.

A história por trás da F. Run

Maratonista, Denis Santini ama correr e gosta de contagiar as pessoas a terem um estilo de vida saudável. Foi assim que ele criou o MOVE Franchising.

O MOVE, que já teve oito edições, começou com um grupo de corrida e foi crescendo. Hoje inclui outros esportes além da corrida e tem de 3 a 4 edições por ano. A última etapa foi a Desafio de Verão – sua que seca, que aconteceu em novembro passado. A próxima será lançada dia 19 de março no Jockey Club de São Paulo com o nome Guerra dos Sexos 2 - A Missão.

Trabalhar no setor de franquias é condição para fazer parte do grupo. Por meio de um sorteio os grupos se formam e as regras são definidas. Cada grupo tem um líder que incentiva, organiza e gerencia a tabela de pontos via WhatsApp, onde os participantes comprovam a prática de atividade física com fotos e aplicativos esportivos. Ao final, o grupo que somar mais pontos é o campeão, e seus integrantes levam para casa um troféu. “Mas todos saem ganhando, porque ampliam a rede de relacionamento e melhoram a condição física”, afirma Alexandre Sita, CEO da Proselling e que participa do MOVE desde o início.

Entre os participantes, histórias de superação. É o caso de João Baptista, do Rei do Mate, que já perdeu mais de 12 kg desde que começou a treinar por conta do MOVE, e agora se prepara para sua primeira meia maratona. “O grupo nos motiva naqueles dias que você nem pensa em treinar, mas como tem compromisso com o grupo, a gente vai lá e sua”, comenta.

A cada etapa, uma instituição social diferente fica com o dinheiro arrecadado com a vendas dos kits, compostos por camiseta, boné, sacola e brindes dos patrocinadores.

Serviço:
F.RUN - Franchising Run
Distâncias: 4K e 8K
Data: 30 de junho (retirada dos kits será no dia 29/6)
Horário: 6h abertura dos portões no dia 30/6
Retirada de kit: a partir das 10h no dia 29/6
Local: Campo de Marte (Av. Santos Dumont, 1979 - Santana / SP)
Valor do kit: R$ 139,00
Mais informações: www.frun.com.br

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?