Notícias / Especial / ABF define diretoria para 2019 e 2020

ABF define diretoria para 2019 e 2020

Assembleia foi conduzida pelo atual presidente, Altino Cristofoletti Junior e pelo diretor jurídico Fernando Tardioli

Compartilhe:   

A Associação Brasileira de Franchising realizou no final de 2018 as eleições para escolher a nova diretoria do órgão durante uma Assembleia Geral Ordinária. André Friedheim, máster-franqueado da rede Café do Ponto e responsável pela vice-presidência na gestão de Altino Cristofoletti Junior, foi escolhido como o novo presidente e Antonio Pereira Leite, sócio-fundador e CEO da Spoleto, como vice. “É uma honra, um prazer enorme dirigir esta associação”, declarou Friedheim segundo o site oficial da ABF.

Conforme o Estatuto, o Conselho Diretor tem a missão de implementar ações que visam promover o desenvolvimento do franchising brasileiro dentro e fora do país, além do fortalecimento institucional da entidade.

Segundo o presidente eleito, “a nova gestão tem como principais propostas tornar a ABF mais ágil, mais moderna e mais digital”, além da nova diretoria se empenhar ainda mais em evidenciar a atuação da ABF no setor atuante, valorizando as empresas associadas e as industrias envolvidas.

Em ato simbólico, Cristofoletti passou uma batuta ao presidente eleito. Dirigente da associação por dois anos, ele ressaltou durante a eleição como a ABF é uma entidade diferenciada. “O fato de estarmos aqui reunidos hoje e mostrar esse ambiente saudável, colaborativo, acho que isso faz a ABF ser diferente. (…) A ABF é diferente porque as pessoas estão engajadas, comprometidas com a causa”.

Os membros associados também aprovaram alterações no Estatuto Social da entidade de forma democrática. Uma das modificações mais relevantes diz respeito à classificação de Franqueador Pleno, suprimindo a alínea B, que segundo o diretor jurídico Fernando Tardioli será “para facilitar o enquadramento dos franqueados na respectiva categoria”.

Para Franqueados Máster a mesma alteração foi proposta. Outra mudança foi no quesito “Admissão de Associados”, que a partir deste ano contará com um comitê próprio, atualmente a cargo do Comitê de Ética, que passará a se dedicar exclusivamente à conduta ética das empresas associadas.

O mandato do Conselho de Associados da ABF também passa de dois para três anos.

Confira abaixo a tabela dos membros eleitos para a gestão de 2019 e 2020:

 

CARGO

NOME

MARCA

MINI CV

Diretor Presidente

André Friedheim

Café do Ponto

Graduado em Administração de Empresas pela Escola de Administração de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EASP-FGV), pós-graduado em Marketing e Finanças pela mesma instituição. Foi Diretor Internacional da ABF de 2013 a 2017. Antes, entre 2000 e 2008, foi Diretor de Marketing. O executivo é máster franqueado das redes Café do Ponto e Casa Pilão e é sócio-diretor da consultoria FRANCAP.

Diretor Vice-Presidente

Antonio Bento Moreira Leite

Spoleto

Formado em Economia e com MBA em Marketing pela PUC Rio, possui também especialização na IE Business School.

Diretora Administrativa-Financeira

Bruna Brunet Saraiva Nasser

Habib’s

Graduada em Administração pelo Insper, atua desde 2011 no Grupo Habib’s com trajetória nas áreas de Gestão de Projetos, Inteligência Corporativa e Planejamento Estratégico. Atualmente, é Diretora Executiva da empresa franqueadora do Grupo e responsável pela diretoria de Estratégia das redes Habib’s e Ragazzo.

Diretor Jurídico

Fernando Tardioli Lúcio de Lima

Tardioli Lima Advogados

Formado em Direito e especializado em Direito Processual Civil e em Direito Empresarial pela FGV-SP, foi Diretor Institucional e Diretor Jurídico da ABF nas duas últimas gestões. Anteriormente, já atuou como membro da Comissão de Ética e da Comissão Jurídica da ABF. Tardioli é também Secretário Jurídico da Federação Ibero-Americana de Franquias (FIAF) e do World Franchise Council (WFC).

Diretor Internacional

Fabio Khouri de Oliveira

Flytour

Graduado em Propaganda e Marketing pela Universidade de Miami, possui especialização em Publicidade pela Miami Ad School. Ingressou no Grupo Flytour em 1991, passando por diversas áreas, como Diretor de Operações, Diretor de Marketing e hoje é Diretor Flytour Franchising.

Diretora de Capacitação

Fabiana Estrela

Caverna do Dino

Formada em Fonoaudiologia, possui mestrado em neurociências e MBA em gestão de empresas. É Diretora da Estrela Franquias e foi Diretora Regional Sul da ABF de 2015 a 2017.

Diretor de Marketing e Comunicação

Alessandro Gonçalves Pereira

Mania de Churrasco!

Sócio-fundador do Mania de Churrasco!, rede de restaurantes especializada em levar cortes de carnes nobres às praças de alimentação de shopping centers, que conta, atualmente, com mais de 60 unidades em operação. Formado em Administração de Empresas pela FAAP (1998) e com MBA Executivo em Marketing pela ESPM (2002), Pereira atuou como sócio-administrador franqueado em 5 operações Habib’s e Ragazzo, entre 1998 e 2010. Participou, também, do Grupo Dirigido Avançado (GDAP) em Psicodinâmica Aplicada a Negócios pela Cogni-MGR (2010-2017). Junto da rede Mania de Churrasco!, participa de trabalhos voluntários pelo Projeto Abraço, desde 2008, e com a ONG Amigos do Bem, parceira da ABF, desde 2016.

Diretor Institucional

Sidnei Amendoeira Junior

MMA Advogados

Mestre e Doutor em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Advogado em São Paulo. Professor de Direito Processual Civil dos cursos de graduação da Direito GV e de pós-graduação em Direito do Processo Civil do GVLAW. Associado ao IBDP – Instituto Brasileiro de Direito Processual e membro da Comissão de Franchising da OAB/SP. Árbitro cadastrado pelo CAESP – Conselho Arbitral do Estado de São Paulo. Autor de diversos artigos e das obras: Poderes do Juiz, Fungibilidade de Meios e Tutela Jurisdicional e Direito Processual Civil: Teoria Geral do Processo e Processo de Conhecimento (procedimento em primeiro grau de jurisdição), todos pela Editora Atlas e Manual de Direito Processual Civil, vols. 1 e 2, pela Editora Saraiva.

Diretor de Franqueados

Alberto Tadassi Oyama

L’Occitane au Brésil

O empresário atua na área de franquias e varejo há mais de 14 anos e é multifranqueado ou franqueado multiunidades. Foi membro da Comissão de Ética da ABF e membro do Comitê de Franqueados da entidade.

Diretora de Relacionamento, Microfranquias e Novos Formatos

Adriana Auriemo Miglorancia

Nutty Bavarian

Sócia-diretora da Nutty Bavarian do Brasil. Formada em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, é também membro do Comitê de Microfranquias e da Comissão de Ética da ABF e Mentora Endeavor.

Confira algumas oportunidades: Franquias por Segmentos e Ramos

Saiba mais: Como abrir uma franquia 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?