Confira redes de franquias que cresceram mais que média ABF no 3º Trimestre - Notícias - Portal Sua Franquia - O Portal dos Bons Negócios

Confira redes de franquias que cresceram mais que média ABF no 3º Trimestre

Enviado em 02/11/2017 às 10:00:00

Confira redes de franquias que cresceram mais que média ABF no 3º Trimestre: Segundo a pesquisa ABF – Associação Brasileira de Franchising, recém-divulgada, o segmento de franquias no Brasil apresentou um crescimento de 7,8% em sua receita no 3º trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2016. Já na comparação entre o 3º e o 2º trimestre deste ano, o avanço do setor foi ainda maior, de 11,4%. Porém, algumas redes de franquias cresceram acima da média apontada pela associação


“O franchising brasileiro comprova sua maturidade e capacidade de reação em meio às turbulências vividas pelo País ao vermos os dados positivos registrados também neste 3º trimestre. O setor por um lado se beneficia da melhora do cenário macroeconômico e de suas características essenciais, como trabalho em rede, modelos testados e padrões pré-definidos, controle de gestão e marcas consolidadas, e, por outro, busca inovar cada vez mais, é dinâmico, e está atento aos movimentos do mercado. Sendo mantidos os bons fundamentos da economia e avançando as reformas das quais o país necessita, a tendência é que o setor de franquias cresça ainda mais”, indica Altino Cristofoletti Junior, presidente da ABF.

 

Algumas franquias com crescimento acima da média

Entre as redes de franquias que crescem acima da média está a Orthodontic, que registrou crescimento de 22% no 3º trimestre, em relação ao mesmo período no ano de 2016. Segundo a marca, as operações permanecem ascendendo mesmo com mercado em recessão e esta solidez faz com que seus franqueados confiem no negócio, invistam e colaborem com sua a disseminação. Possivelmente seja por isso que cerca de 50% das unidades inauguradas pela OrthoDontic nos últimos dois anos foram comercializadas através de indicação ou adquiridas por membros já inseridos na rede.

Já a Oca de Savóia, rede de pizzas em fatias do Rio Grande do Sul, cresceu 21% no período, em relação ao mesmo período do ano passado. Fábio Xavier, CEO da empresa, explica alguns motivos que resultaram neste avanço: “O crescimento da Oca de Savóia neste último trimestre é resultado do nosso planejamento. Como nós temos a produção dos principais insumos, conseguimos franquear as lojas com um número mínimo de funcionários, já que muitos produtos já chegam prontos. Em período de crise financeira, isso faz muita diferença. Além disso, a integração de todos os canais de venda possíveis facilita o acesso ao nosso produto”. A marca conta, atualmente, com 36 unidades no Rio Grande do Sul. Dessas, 24 são operações dentro dos estádios dos clubes Grêmio e Internacional.

Outra rede que cresceu acima da média é a Now Nutrição Esportiva, que apresentou crescimento de 20% no período, no comparativo com ano anterior. E com a abertura de sua 14ª unidade no Shopping Center Norte, a rede espera aumentar mais 5% do faturamento até o final do ano. “O segmento de suplementação alimentar tem um potencial enorme. Só atingimos, atualmente, 5% do que o mercado nacional pode oferecer. Também continuamos com o plano agressivo de expansão 2018, pois nossa meta é chegar a 100 unidades em operação até 2020”, pontua o sócio-fundador da marca Diego Diniz.

Já a rede de franquias Lojas Viggo, marca de calçados e acessórios masculinos, cresceu 15%. “O 3º trimestre é um período excelente para a marca, pois temos o aniversário da Viggo em julho, no qual ocorrem muitas promoções na loja, o que atrai mais consumidores, em agosto também cresce as vendas devido ao Dia dos Pais, e setembro também há promoções de final de estação aqui nas cidades do Nordeste. Com isso, pudemos retomar o faturamento, aumentando significativamente em 15%”, pontua diretor de marketing e expansão da rede, Diogo Oliveira 

A rede Ahoba Viagens também registrou um crescimento maior, cerca de 20% neste mesmo período, em virtude de ter passado de 150 para 190 franqueados. “A crise econômica obrigou muitas pessoas a buscarem por novas maneiras de manterem a renda, e empreender tem sido a opção de quatro em cada dez brasileiros. A Ahoba Viagens é bastante solicitada devido ao baixo valor de investimento (apenas R$ 3.950) e por operar 100% online” comenta Claudia Del Valle, diretora executiva da empresa.

Marta Rocha, presidente da rede EFAC, especializada na área de educação no segmento de beleza, que teve um crescimento de 19,25% no comparativo com 2016 também acredita que o momento de crise tem favorecido o setor de franquias. "A instabilidade econômica e a falta de oportunidade no setor privado têm levado as pessoas a serem empreendedoras, buscando conhecimento para abrir o seu próprio negócio", diz. Desde sua criação, em 2004, a EFAC já formou mais de 20 mil profissionais.

A franqueadora Tributarie, prestando serviços nas áreas tributária, financeira e de gestão fiscal, vem crescendo cerca de 20% ao mês em 2017. “Diante deste cenário de endividamento, pouco crédito e saída lenta da crise, franquias que ajudam a recuperar empresas têm se destacado e ganhado força no mercado de franchising. Além disso, atribuo o sucesso da rede aos diferenciais: a possibilidade de trabalhar em casa e de conciliar duas atividades; o baixo investimento inicial e o seu parcelamento; e os esforços voltados para a área comercial, afinal, não é necessário ter profundo conhecimento da área tributária e nem ser advogado para ter uma unidade”, aponta Wander Brugnara, CEO do Grupo Brugnara, grupo do qual a Tributarie faz parte e idealizador do modelo de franquia. O plano é atingir o número de 150 unidades vendidas até final de 2018.

Por fim, o Clube de Permuta, que é uma plataforma de relacionamento empresarial de compra e venda de produtos e serviços por permuta multilateral, aponta um crescimento bem acima da maioria das marcas. Paulo Cesar Alkimim de Oliveira, sócio da empresa, explica o crescimento da rede: “Crescimento em volume de negócios no 3º trimestre de 2017 em relação ao mesmo período de 2016 foi de 53%. Além da solidificação de algumas franquias, o lançamento de novas praças foi muito importante neste avanço em volume de negócios. Passamos de quatro para seis unidades em operação no período. As quatro unidades que já existiam em 2016 registraram crescimento. Montes Claros, por exemplo, praticamente dobrou o volume de negócio no período”. Com oito unidades em operação, a rede busca franqueados que tenham relacionamento empresarial sólido em suas cidades. O foco da expansão, no momento, é a cidade de Salvador, capital da Bahia, e até o final de 2018, o negócio deve chegar a 15 unidades.


Curta o Sua Franquia no Sua Franquia no Facebook e siga-nos no Sua Franquia no Twitter

Leia mais sobre Especial

16/11/2017 | 13:00:00
5 franquias que esperam “bombar” no final do ano: Redes de segmentos como vinhos, alimenta&cc...
16/11/2017 | 09:00:00
Sebrae reconhece exemplos do empreendedorismo feminino no país: Prêmio Sebrae Mulher de Neg&...
15/11/2017 | 10:00:00
Conheça 13 microfranquias para abrir em casa, inclusive na garagem: Redes de franquias de ramos co...
14/11/2017 | 11:00:00
Grupo Bittencourt analisa crescimento trimestral do Franchising no Brasil: ABF divulga índice de 7...
14/11/2017 | 10:00:00
Fique de olho: Semana Global de Empreendedorismo traz eventos nacionais e regionais do Sebrae.  A SG...
Drogabel

As + lidas em Notícias

24 horas 7 dias 30 dias
Petland
Copyright © 2016 SuaFranquia. Todos os direitos reservados.