Gestão de Pessoas: oferecer benefícios pode diminuir turn over de funcionários - Notícias - Portal Sua Franquia - O Portal dos Bons Negócios

Gestão de Pessoas: oferecer benefícios pode diminuir turn over de funcionários

Enviado em 12/08/2017 às 10:00:00

Gestão de Pessoas: oferecer benefícios pode diminuir turn over de funcionários. Estudo revela que 90% dos trabalhadores acreditam que benefícios, além do salário, representam estabilidade profissional. No franchising, negociações com empresas de benefícios tendem a ser realizadas pelas franqueadoras.


Funcionário feliz é sinônimo de funcionário produtivo. Empresas que apostam na utilização de benefícios como diferencial para a retenção de seus os colaboradores e a contratação de novos conseguem criar um ambiente melhor e com mais resultados. Com isso, estima-se que 95 mil empresas oferecem benefícios aos seus colaboradores no Brasil, segundo a ValeCard, que oferece soluções completas e integradas para Gestão de Frotas, Benefícios e Financeira.

Já segundo pesquisa realizada para consultoria Hays, líder em recrutamento, em parceria com a RH Plus, mostra que 86% das empresas entrevistadas renegociaram os valores de benefícios em 2016 ou pretendem fazer novos ajustes neste ano, considerando essencial no recrutamento e na retenção de talentos.

O estudo revela que os empregadores consideram os benefícios tão importantes quanto o salário. 96% das empresas entrevistadas afirmam que há benefícios em suas empresas variando de acordo com o cargo e 98% consideram que está é uma ferramenta importante para o recrutamento e retenção de profissionais.

Essa percepção de importância também é sentida pelo outro lado da moeda. Segundo a pesquisa, 90% dos trabalhadores, acreditam que os benefícios, além do salário, ajudam na estabilidade do profissional dentro da empresa que atuação. Quando recebem propostas de trabalho, 98% das pessoas afirmaram que consideram importantes os benefícios oferecidos.

Entre os colaboradores, os principais benefícios oferecidos pelas empresas são seguro saúde (74%), notebook (59%) e vale alimentação (57%). Já entre as opções menos populares estão a cesta básica (13%) e o ônibus fretado (10%). Assim, de acordo com o estudo, o equilíbrio entre benefícios e salários é essencial na retenção e prospecção de colaboradores.

Em redes de franquias, os modelos de negócios geralmente já incluem manuais para a gestão de pessoas, os quais costumam apresentar estudo de cargos e salários para conduzir a operação das unidades, bem como o pacote de benefícios oferecidos às equipes. Entre as vantagens do assunto em redes de franquias, é que as negociações com as empresas fornecedoras de benefícios como vale alimentação e seguro de saúde tendem a ser realizadas pela franqueadora.

 

5 motivos para oferecer benefícios

Para Diego Battistella, Gerente de Produto Benefício da ValeCard, existem formas para identificar os benefícios mais desejados pelos colaboradores. O especialista destaca 5 motivos que comprovam que os benefícios fazem realmente a diferença dentro de uma empresa. Confira:

1. Aumento da renda real e menor peso no orçamento familiar - Quando o colaborador sente a diferença no seu bolso, ele passa a valorizar ainda mais seu trabalho. Quem não quer ter um vale-alimentação para gastar no supermercado e fazer as compras do mês e ainda economizar uma boa grana?

2. Evita perdas no processo produtivo – Quando o funcionário está focado e comprometido, tende a evitar desperdícios de tempo e encontrará formas de otimizar seu trabalho, o que pode gerar mais economia para ele e para a empresa.

3. Atrai novos e bons funcionários e diminui a rotatividade (turn over) - Quem não quer trabalhar em uma empresa com muitos benefícios? Empresas já entenderam que isso pode se tornar um verdadeiro imã para a atração de talentos e serve como diferencial caso o profissional receba propostas de mais de uma companhia. Além disso, benefícios ajudam a reter colaboradores, diminuindo a rotatividade e os custos com novos processos seletivos.

4. Engajamento é a chave para o sucesso de uma organização -  Estudo produzido pela Aon, empresa líder mundial em consultoria de benefícios, mostra que 70% dos líderes entendem que o engajamento dos colaboradores é essencial para o sucesso da organização. 

5. Faça uma pesquisa entre os colaboradores - A pesquisa entre os funcionários sempre é muito bem-vinda, pois consegue avaliar o nível de satisfação com o serviço prestado pela fornecedora e até mesmo identificar se o benefício está adequado as necessidades. De nada adianta ofertar benefícios compatíveis com o perfil dos colaboradores.


Curta o Sua Franquia no Sua Franquia no Facebook e siga-nos no Sua Franquia no Twitter

Leia mais sobre Especial

18/08/2017 | 13:00:00
Nova diretoria da ABF Rio toma posse: Eliane Bernardino foi eleita para comandar a entidade nos pró...
18/08/2017 | 12:00:00
Inovação nas redes de franquias: Tema será abordado no 8º Fórum Internac...
18/08/2017 | 09:00:00
Procuram-se: novos franqueados nos Estados Unidos. Conheça redes de franquias brasileiras como a R...
16/08/2017 | 10:00:00
Confira 5 franquias de operação simples com investimento máximo de R$89 mil: Empreen...
15/08/2017 | 10:00:00
Tudo o que você precisa saber antes de adquirir uma microfranquia: Sebrae dá dicas para empr...

As + lidas em Notícias

24 horas 7 dias 30 dias
Petland
Copyright © 2016 SuaFranquia. Todos os direitos reservados.