Notícias / Comunicação e Marketing / Franquias de comunicação, informática e eletrônicos cresceram 20% em 2014

Franquias de comunicação, informática e eletrônicos cresceram 20% em 2014

Compartilhe:   

A crescente busca por ações diferenciadas no mundo dos negócios com o uso de smartphones, computadores e dispositivos móveis e a procura por alternativas de marketing não convencionais continuam impactando diretamente o setor de franquias do país. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as marcas que trabalham com comercialização de produtos ou prestação de serviços ligados a Comunicação, Informática e Eletrônicos foram as que mais cresceram em 2014. 

O levantamento da entidade mostra um faturamento de R$ 2,3 bilhões durante os 12 meses do ano passado, o que representa um volume 27% maior do que em 2013. 

Quando comparado ao crescimento de todo o segmento de franchising do país, as empresas deste nicho ficaram 20 pontos percentuais acima da média, já que a ABF informa que o mercado chegou ao final de dezembro com R$ 127,3 bilhões, resultado 7% superior a 2013.

O crescimento do número de redes ligadas a este nicho também foi maior do que a média. O estudo mostra que houve um acréscimo de 8,8% no número de novas marcas de franquias no geral, enquanto que o setor específico de Comunicação/Informática/Eletrônicos recebeu 20,3% a mais de novos entrantes. Entre eles se destacam agências digitais e serviços de marketing alternativos como:

Elefante Verde

O Elefante Verde, empresa que desenvolve ações de marketing digital para PMEs. O foco é o pequeno empresário que não têm tempo, expertise ou equipe de profissionais para lidar com os canais de web. O Elefante Verde oferece pacote completo que inclui página na internet e e-mail customizado, disparo de e-mails marketing para mailing selecionado, downloads gratuitos de cupons que oferecem descontos em parceiros-clientes, além de maior visibilidade em sites de busca como o Google. Diferente de uma agência de web, o Elefante Verde oferece todos esses serviços em um único produto. Dessa maneira o franqueado não precisa ter conhecimentos em internet e marketing digital. O Elefante Verde chegou ao final de 2014 com 50 unidades, um crescimento de aproximadamente 40% em relação a 2013.

“O meio eletrônico é o caminho reconhecidamente mais rápido, de menor custo e de maior alcance para ações de marketing. Cada vez mais empreendedores chegam a esta conclusão e essa é a principal razão para serviços como os que oferecemos terem crescido tanto e apresentarem uma forte tendência de continuar crescimento. Oferecemos a solução completa para o empresário focar sua atenção e energia no desenvolvimento do seu próprio negócio”, afirma o empresário Caio Sigaki, criador do Elefante Verde.

Mídia Pane

A Mídia Pane é uma franquia de publicidade em sacos de pão. A empresa imprime anúncios em sacos de pão e os distribui gratuitamente às padarias. O espaço, antes inexplorado, torna-se uma ponte estratégica entre marcas e consumidores, que têm contato com as propagandas em um momento agradável, garantindo quase que 100% de visualização. A Mídia Pane chegou ao final de 2014 acumulando 165 unidades pelo país, 100% a mais que em 2013, ano em que a rede contava com pouco mais de 70 franquias.

“Cada vez mais as empresas buscam formas criativas e inteligentes de chegar ao seu público consumidor. Nós oferecemos esses diferenciais com dados precisos, por exemplo, sobre o perfil do frequentador de cada uma das padarias. Foram itens relevantes para o sucesso das campanhas publicitárias que realizamos. Eles garantiram nosso crescimento em 2014 e permitem acreditar numa expansão maior ainda em 2015,” afirma a jornalista Vanessa Oliveira, criadora do Mídia Pane.

Outras oportunidades: FRANQUIAS DE COMUNICAÇÃO

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?