Notícias / Comunicação e Marketing / Guia-se Negócios pela Internet descobre no franchising um nicho próspero

Guia-se Negócios pela Internet descobre no franchising um nicho próspero

Compartilhe:   

Encontrar o verdadeiro mote de um negócio nem sempre é fácil. Por isso, muitos empresários acabam desistindo no meio da trajetória. Mas aqueles que persistem têm chances de encontrar o caminho certo e obter lucro. Foi o que aconteceu com a Guia-se Negócios pela Internet, empresa indaiatubana que descobriu na comercialização de franquias um nicho de mercado próspero.
 
Fundada em Indaiatuba em 1997, a Guia-se começou com a criação de sites, lojas virtuais, sistemas online, hospedagem, marketing digital e anúncios. Em 2010 a empresa ingressou no segmento de franquias e, atualmente, já possui 105 unidades franqueadas comercializadas em 17 estados. A meta agora é fechar o ano com 150 unidades distribuídas por todos os estados brasileiros.
 
A trajetória da empresa não foi nada fácil. O diretor presidente, José Rubens Oliva Rodrigues, lembra que montou a empresa em 1997, com mais dois sócios. Dois anos depois, ele estava sozinho na empreitada.
 
Apesar do tempo relativamente longo que a empresa levou para “explodir”, Rodrigues diz que sempre acreditou no que fazia. “Sentia que algo me prendia a esse negócio”, revela. “Via colegas se dando melhor que eu, às vezes desanimava, mas algo me segurava. Eu falava: ‘Eu ainda não achei o verdadeiro negócio’.”
 
A especialidade da Guia-se é fazer com que os sites de seus clientes ganhem relevância cada vez maior nas ferramentas de buscas, como o Google, trazendo os melhores resultados para as empresas.
 
O “clique” do empresário foi descobrir que precisava ensinar outras pessoas a fazerem o mesmo que ele fazia: negócios na Internet. A ideia de expandir o negócio surgiu em 2008, quando começou a se inteirar do sistema de franquias. Rodrigues juntou-se ao novo sócio, Leandro Pessini, especialista em projetos para web.
 
Por meio da franquia, a Guia-se mantém um contrato de fornecimentos de know-how com o franqueado, cujo encargo é vender os serviços e, dependendo da complexidade, a Guia-se desenvolve. Em alguns casos, o próprio dono da franquia realiza o serviço comercializado.
 
Os franqueados vendem sites, lojas virtuais, mas atualmente o carro-chefe é o trabalho de marketing digital, além da administração de redes sociais, como o Orkut, o Facebook e links patrocinados. Após vender uma unidade franqueada, a empresa oferece treinamentos para que o franqueado conheça melhor todas as áreas envolvidas no negócio, inclusive a comercial.
 
Internet
O foco atual da Franquia Guia-se é no marketing digital, oferecendo um modelo diferenciado aos franqueados, com serviços, produtos e suporte completos e totalmente direcionados ao sucesso dos clientes.
 
O boom na procura pelos serviços aconteceu após a aparição da empresa no programa Pequenas Empresas, Grandes Negócios, transmitido pela Rede Globo nas manhãs de domingo. “Em um mês apareceram 2.500 interessados”, revela Rodrigues.
 
O crescimento da empresa tem gerado empregos na cidade. No começo de 2009, eram 5 funcionários e, agora, já são 20, com outras vagas em aberto. A meta é que até o final deste ano a empresa tenha 25 a 30 colaboradores. E como sinal de que a Guia-se tende a continuar crescendo, agora desenvolveu um plano de carreira para os funcionários.
 
Rodrigues conta que o perfil do franqueado Guia-se é “eclético”, varia de 18 a 60 anos. As profissões também são as mais diversas: contador, advogado, arquiteto, etc. “No começo é possível manter duas ocupações”, diz.
 
Outra vantagem da franquia é que é possível trabalhar em casa. Para começar, é preciso ter um computador, uma impressora e um telefone celular. “Não é preciso ter estrutura de programador, porque a Guia-se oferece todo o serviço”, comenta. Outro ponto positivo é o preço, R$ 19.900,00, tornando uma das franquias mais baratas do mercado.
 
Retorno
O empresário Hélcio Teixeira Júnior abriu sua franquia da Guia-se há cerca de nove meses. Ele conta que descobriu o negócio pela amizade com os donos da empresa. “De imediato achei muito interessante”, revela. Teixeira diz que ainda não alcançou os resultados esperados, mas isso porque é “muito exigente”. “Mas minhas metas estão sendo atingidas dia-a-dia, e sei que em breve vou chegar onde pretendo”, prevê.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?