Notícias / Calçados e Acessórios / Quinta Valentina: franquia de venda direta de sapatos prevê abrir mais 90 unidades franqueadas ainda este ano

Quinta Valentina: franquia de venda direta de sapatos prevê abrir mais 90 unidades franqueadas ainda este ano

Franqueada de Natal/RN passa por coaching, estuda mídias sociais, adesiva o carro e faz sucesso na região

Compartilhe:   

Quinta Valentina: franquia de venda direta de sapatos prevê abrir mais 90 unidades franqueadas ainda este ano. Franqueada de Natal/RN passa por coaching, estuda mídias sociais, adesiva o carro e faz sucesso na região


A marca Quinta Valentina nasceu em 2009 como uma loja luxuosa de sapatos no varejo tradicional em Goiânia/GO e, poderia ter sido apenas “mais uma loja de sapatos”, se não fosse uma gerente que resolveu implantar um novo canal de vendas, com base na observação do comportamento das clientes: vendas diretas por atendimento em domicílio.

O resultado dessa nova forma de conquistar clientes foi tão surpreendente que logo desenvolveu-se uma programação de visitas agendadas e bags especiais para transportes dos pares de sapatos. Com o tempo, a marca atingiu 30% do faturamento com vendas feitas fora da loja - sem custos de aluguel, luz, segurança, funcionários, entre outros.

Cinco anos depois, a loja física foi encerrada, dando espaço ao que hoje é a rede de franquias Quinta Valentina. “O interesse em expansão e a procura por algumas pessoas em levar para suas cidades uma franquia da loja Quinta Valentina, fez com que mudássemos radicalmente nossa estratégia”, conta Renato Kuyumijan, um dos sócios. A rede conta com hoje com 270 unidades de franquias espalhadas pelo Brasil - apenas uma própria, além de contar com uma franquia piloto em Orlando (FL), nos Estados Unidos.

Operando como rede de franquias home based, a marca criou um modelo único de venda de sapatos de marca própria, lucrativo, com baixo custo e pouco risco operacional ou financeiro. Com isso, os franqueados exploram o canal de venda direta e personalizada e possuem como grande diferencial o relacionamento com as clientes. “Além de todo conforto, praticidade e dinamismo que a experiência de compra Quinta Valentina traz por transformar a casa ou o trabalho da cliente em uma loja de sapatos exclusiva e pensada para ela, o franqueado (responsável pela venda) tem a oportunidade de construir um relacionamento único com o cliente, com intimismo e amizade”, relata o empresário.

Segundo ele, essa proximidade que se estabelece faz com que as clientes se tornem extremamente fiéis à franqueado que lhe atende e consequentemente a marca. Dessa forma, o franqueado sabe quais modelos cada cliente mais pode gostar, o número que ela calça, os hábitos que ela tem e os lugares que frequenta. “Por estar em casa, nossa cliente consegue estabelecer na compra uma experiência diferente do que tem em uma loja convencional, já imaginou receber em casa pares variados na sua numeração e poder  prová-los com peças do seu guarda-roupas?”, explica.

 

A operação na prática

A engenheira téxtil Fernanda Medeiros, de Natal/RN, abriu uma loja de moda em 2011 mas quase fechou as portas em dezembro de 2014, em razão da crise. Em busca de alternativas para prosperar, Fernanda procurou no Google “franquias de baixo investimento” e lá estava a Quinta Valentina. Ficou com receosa por um tempo já que se tratava de um modelo de negócios bem diferente, mas depois resolveu entrar em contato com a marca. “Entrei em contato em maio de 2015, tive retorno rápido e em junho os produtos e as bags chegaram”, conta Fernanda, bem animada.

Com a franquia “em mãos”, Fernanda transferiu o que ainda tinha da loja para um mezanino de um salão de beleza e passou a apresentar as novidades da Quinta Valentina às antigas clientes da loja, além do público do salão. “No começo, ia bem pouco às residências das clientes. Estourei mesmo meses depois, quando fiz coach e um curso em mídias sociais. Quando passei a fazer posts patrocinados, não parei mais. Hoje vou onde a cliente pedir: casa, escritório, salão”, conta satisfeita.

Hoje a franqueada participa de eventos, além de feiras de rua, e fez parceria com algumas lojas de moda. Em janeiro, por exemplo, ela teve uma loja temporária de veraneio em dupla com uma marca de bolsas. Com isso, o sucesso da unidade franqueada foi acontecendo gradualmente e hoje ela já planeja expandir para outras regiões de Natal/RN.

- Leia também: MULHER VENCE DEPRESSÃO AO INVESTIR EM FRANQUIA DE CALÇADOS FEMININOS

“Eu costumo dizer que não vendo sapatos e sim um serviço de consultoria de imagem, onde auxilio as clientes a saberem qual roupa combina com qual sapato. É importante saber abordar a cliente e ter conhecimento de moda e tendências para trabalhar bem a marca”, explica a franqueada, que optou inclusive por adesivar seu carro para fazer propaganda e fortalecer a marca na região.

O investimento inicial para se tornar franqueado é partir de R$20 mil, já englobando a taxa de franquia e o capital de giro. O prazo de retorno é de até 8 meses.  “Temos sim alguns franqueados que retornaram o capital em menos tempo. Como o valor de venda é superior ao valor do investimento inicial total na franquia, assim que o franqueado vende a totalidade do seu primeiro estoque, ele já tem o payback logo de imediato”, conclui Renato Kuyumijan.  A marca tem 12 inaugurações mensais previstas até o final do ano, o que representa cerca de 90 novas unidades ainda em 2017.

Clique aqui e saiba como ser um franqueado Quinta Valentina

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?